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17/03/2015 - 08:18

ONG Terrazul lança campanha “Quase um Dodô”

Iniciativa alerta para preservar espécies em extinção com vídeos que tiveram milhares de acessos nas redes sociais; ação foi produzida pela agência NBS.

Para chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade as espécies de animais em perigo de extinção, a ONG Alternativa Terrazul lança a campanha “Quase um Dodô”. A iniciativa consiste em alertar a população para esse grande risco, por meio de uma ação digital divulgada via internet, através das redes sociais e um site que aborda o problema.

Apesar de ser um assunto totalmente sério e alarmante, a campanha adota uma linha mais irreverente e cheia de mistérios. Produzida pela agência de publicidade NBS, essa ação criou no Facebook um perfil “fake” de Leticia Blause, uma jovem carioca de 28 anos que teria capturado imagens de um Dodô, um pássaro originário das Ilhas Maurício e considerado extinto desde o século XVII.

Ainda dentro da campanha, as imagens foram feitas pela jovem com sua trail câmera durante uma viagem à Costa Rica. Ao conferi-las durante a noite em um parque nacional local, ela percebeu a presença de um Dodô. Com os colegas, divulgou o vídeo em sua página na rede social.

Em poucos dias, o filme foi compartilhado por milhares de pessoas, inclusive estudiosos no assunto. Com isso, o vídeo teve milhões de acessos. Por esse motivo, gerou-se uma grande discussão em torno do tema: as imagens seriam reais ou uma mera montagem?

A revelação da verdade acontecerá hoje, dia 9 de março, e faz parte da segunda etapa dessa campanha. O novo vídeo confirma o óbvio, mas que gerou dúvidas na cabeça das pessoas. A ideia é justamente mostrar que seria impossível o Dodô ser real, pois sua extinção significa o fim definitivo da espécie. Além disso, a ação pede para todos os interessados se mobilizarem em favor das espécies que ainda têm salvação, mas sofrem essa ameaça.

Nessa lista, aparecem a onça-pintada, o mico-leão-dourado, o boto-cor-de-rosa, o urso-panda e a baleia-azul. Ainda nesse vídeo, o Dodô virtual mostra uma placa com os dizeres “bem que eu queria ser de verdade. Salve quem ainda é”.

Luta contra a extinção - Na avaliação do coordenador da ONG Alternativa Terrazul, Carlos Painel, a campanha foi desenvolvida como uma maneira de ajudar nessa luta contra a extinção que é para sempre. “A cada ano aumenta o número de espécies ameaçadas. E atuação do homem, seja na caça, ou alterando sensivelmente o clima do planeta, é o principal motivo para essa lista só continue a crescer. A Alternativa Terrazul, acompanha o trabalho das pessoas e organizações que lutam pelos diretos dos animais.“

A campanha também disponibiliza o sitewww.quaseumdodo.com.br, que tem objetivo alertar a população para a preservação de espécies em risco de extinção. Os interessados no assunto podem acessar e saber mais detalhes sobre o projeto e como fazer para ajudar esses animais.

Nesse endereço eletrônico, as pessoas conseguem ainda conferir o “risco-dodô”, um índice baseado em parâmetros reconhecidos internacionalmente que ajuda o usuário a entender as chances que algumas espécies em perigo têm de virar um Dodô, ou seja, desaparecer completamente do planeta. Lá, o internauta tem acesso a informações sobre diferentes espécies brasileiras e internacionais, suas características.

A pessoa também é direcionada para entidades que cuidam da preservação de cada uma delas. A direção de criação da campanha produzida pela NBS fica por conta de André Lima, Carlos André Eyer e Eduardo Almeida. Também compõem essa equipe Milena Zindeluk, Bernardo Cople, Dennis Sieber, Vinícius Theodoro e Hagall Muniz.

A ONG Alternativa Terrazul foi fundada em 1999. Está sediada em Fortaleza e desenvolve ações socioambientais no âmbito local, nacional e internacional através de parcerias e participação em redes internacionais. Sua missão é contribuir para a construção de uma consciência crítica e ambiental na sociedade, através da educação popular, por meio de programas, projetos, ações e intervenções nas políticas públicas.

Perfil da NBS - Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília e 315 funcionários, a NBS ocupa, hoje, a sétima posição no ranking das agências (Meio & Mensagem/Maio 2014). Criada em 2002, desde abril de 2014, é associada à multinacional inglesa Dentsu Aegis Network, que adquiriu o controle acionário da NBS e divide a sociedade com os executivos – Dudu Godoy, André Lima, Antonino Brandão, Cyd Alvarez – que se mantêm à frente da gestão da agência. Atende a clientes como Oi, O Boticário, Bob’s, Iguatemi Empresa de Shopping Center, iFood, CCAA, entre outras.

A NBS possui, ainda, um escritório próprio no morro carioca Santa Marta, em Botafogo, onde funciona, desde 2010, o Rio+Rio. O projeto, que foi criado com o objetivo de desenvolver oportunidades de negócios para as marcas nas comunidades dentro da proposta do “ganha-ganha”, na qual ambas as partes são beneficiadas já atendeu diversas empresas como O Boticário e GlooB.

Título: Quase um Dodô | Anunciante: ONG Alternativa Terrazul | Agência: NBS | VP de Criação e Planejamento: André Lima | Diretor Nacional de Criação: Carlos André Eyer | Diretor de Criação: Eduardo Almeida, Carlos André Eyer, André Lima Criação: Eduardo Almeida, Carlos André Eyer, Milena Zindeluk, Bernardo Cople, Dennis Sieber, Vinícius Theodoro, Hagall Muniz | RTVC: Andrea Metzker, Luiza Magessi | Atendimento: Tatiana Soter, Cláudia Horta, Danielle Portela, Marina Gouvêa, Larissa Ximenes | Planejamento: Paula Lagrotta, Mariana Fleury, Beatriz Moraes, Filipe Bonfim, Lucas Camacho, Gabrielle Ferreira, Joelma Valverde | Mídia: Fátima Rendeiro, Leonardo Carrilho, Felipe Figueiredo | Projetos: Teca Vilaça, Giovani Cordioli, Natália Albuquerque | Produção gráfica: João Eudes | Art Buyer: Andrea Headler | Produtora digital/web: Santa Transmedia | Produtora filme: Vetor Zero | Diretor do filme: Nando Cohen | Diretor de fotografia: Alexandre Elaiuy | Diretor de CG: Fabio Shigemura | Animação: Helio Tak | Montagem: Poliana Martins, Nando Cohen | Atendimento da produtora: Márcia Guimarães | Produtora de som: Equipe Vetor Zero | Pós-Produção: Equipe Vetor Zero | Aprovação do cliente: Carlos Henrique Painel.

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