Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2015 - 08:42

Associação Paulista de Críticos de Arte premia Mauricio de Sousa


A 58ª edição do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) acontecerá nesta terça-feira, 17 de março, a partir das 19h30, no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Na ocasião, a entidade concederá um Prêmio Especial ao desenhista Mauricio de Sousa, escolhido pelo júri como personalidade do ano, pela importância da sua obra.

Os críticos da APCA escolheram os melhores de 2014 nas seguintes categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.

Personalidades como Maria Fernanda Cândido, Ruy Ohtake, Laerte Coutinho, Sarah Oliveira, Barbara Paz, Paulo Miklos, Leona Cavalli, Dan Stulbach, Tulipa Ruiz, Deborah Secco, Oscar Filho, Luana Piovani, Luiz Thunderbird e Fabrício Carpinejar subirão ao palco para entregar os prêmios.

Cerimônia de entrega do Troféu APCA para os melhores de 2014, dia 17 de março (terça-feira), às19h30, no Teatro Paulo Autran, Sesc Pinheiros, Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros, São Paulo(SP). Direção geral: Ivam Cabral.

APCA - A atual Associação Paulista de Críticos de Artes tem suas origens na seção paulista da Associação Brasileira de Críticos Teatrais (ABCT). Em 1951, oito críticos de teatro, liderados por Nicanor Miranda, seu primeiro presidente, sedimentaram as bases de uma entidade, inicialmente preocupada com o teatro. A autonomia propiciou a oportunidade da transformação, em 1956, em APCT - Associação Paulista de Críticos Teatrais, com o interesse de veicular o teatro e suas preocupações pertinentes a São Paulo.

Em 1972, nova reestruturação. Agora como Associação Paulista de Críticos de Arte, que incorporava os setores de Artes Visuais, Cinema, Literatura, Música Popular e Televisão. No ano seguinte, são incorporados os setores de Dança e Música Erudita. Em 1979, incorpora-se o Teatro Infantil, e, em 1980 o setor de Rádio.

Perfil - Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira