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24/01/2008 - 12:11

As mulheres conquistaram as empresas ou as empresas conquistaram as mulheres?

Hoje é razoável ponderar que se abriu um leque de oportunidades para as mulheres antes nunca visto.

Observando as empresas e seus posicionamentos diante do mercado e a sociedade, é fato dizer que a influência feminina esta presentes nas tomadas de decisão, não só em cargos de chefia como fazendo parte de equipes gerenciadas por homens.

Numa recente pesquisa realizada pelo INSADI - Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual (www.insadi.org.br) em diversas empresas de porte, constatou-se que para cada posto de trabalho oferecido na área de Gestão de Processos, entre cada 10 candidatos, 8 eram mulheres. E esta relação crescia proporcionalmente conforme as posições oferecidas que se aproximavam do mundo dos processos de negócios e se afastavam do mundo dos sistemas tecnológicos de apoio.

Foi também possível observar uma mudança no perfil e nos traços vocacionais requeridos dos candidatos. Formação multicultural e multidisciplinar, competências e habilidades para saber lidar e desenvolver pessoas, promover a integração, utilizar-se de uma liderança colaborativa, formar e liderar equipes, domínio das diversas disciplinas envolvidas em um processo de negócios e visão holística apareceram de forma bastante expressiva nas requisições.

Tomando como base esse ambiente como referência é razoável ponderar que se abriu um leque de oportunidades para as mulheres antes nunca visto. Hoje é percebido que elas fazem do poder de suas gestões uma forma de “poder para” e “poder com”, com uma liderança interativa, isto é, flexível, compartilhando informações, respeitando diferenças e transformadora.

Mas afinal, as mulheres estão tendo todo esse sucesso porque são mais competentes? A resposta é claramente não. O que hoje faz a grande diferença são as suas atitudes, suas motivações internas que estão mais alinhadas com as tarefas a serem executadas do que no caso dos seus pares masculinos. O cenário é bastante favorável a essas motivações. Elas têm pressa. Buscam o sucesso profissional, a independência financeira, o reconhecimento de suas competências, a realização pessoal. A combinação de saber trabalhar com o coração e a cabeça, conforme os cenários exigirem, ou seja, mais ciência (razão, raciocínio lógico, análise) ou arte (intuição, criatividade), tem contribuído de sobremaneira para as empresas alavancarem seus resultados suportados por um capital humano de excelência.

Se por um lado as competências se desenvolvem a partir do uso dos conhecimentos, por outro os nossos traços e motivações são inerentes a nossa personalidade. Assim, quando juntamos as competências com as nossas motivações intrínsecas, formamos assim o conceito de aptidão (aptidão = competência + motivação interna), podemos perceber que no cenário empresarial atual as mulheres tendem a estar mais aptas que os homens, e assim, mais próximas de alcançarem o sucesso profissional, provocando uma tendência de aproximação para aprendizado mútuo de habilidades e competências entre o mundo feminino e masculino.

A recente premiação de Viviane Salyna, gerente de processos corporativos e planejamento de TI da Ticket Serviços, com o Prêmio Profissional de Processos 2007 confirma isso.

. Por: Dieter Kelber é diretor-executivo, consultor e pesquisador do Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual e de sua Business Processes School | e-mail: [email protected] | .Elaine Mesquita Cordeiro Cataldi é diretora de marketing do Business Process Day e da DGroup Comunicação | e-mail: diretoria.mkt @businessprocessday.com.br

Perfil da INSADI – (www.insadi.org.br) Completando seis anos de fundação, o Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual (INSADI) é pioneiro e líder na divulgação e disseminação da Gestão de Processos no Brasil. Com escritórios em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), e representações em Pirassununga (SP) e Ourinhos (SP), a entidade realiza cursos, treinamentos, programas de desenvolvimento e consultorias através da sua unidade Business Processes School, coordena e promove as atividades do Fórum Brasileiro de Processos (FBP) e organiza o maior evento de processos anual do país, o “Business Process Day”. Já a sua unidade Human Excellence promove trabalhos na área comportamental, onde usando a metodologia TAR desenvolve o alinhamento entre as competências técnicas e as de atitude, alinhando assim processos e pessoas.

Para o diretor do INSADI, Dieter Kelber, o principal propósito do trabalho é mostrar que a gestão de processos não se restringe à tecnologia, como costuma ser vista por outras áreas. “Pelo contrário, como o seu próprio nome diz, ela envolve processos de negócios, o que abrange não só TI mas todas as áreas envolvidas com o atendimento às necessidades dos clientes: marketing, vendas, RH, logística, finanças etc. “E os profissionais de processos de negócios são os responsáveis por facilitar a integração dessas atividades”, considera.

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