Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2015 - 06:54

Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro defende fim de vistos para americanos

Nilo Sérgio Felix apresenta plano de desenvolvimento turístico para comissão da Alerj.

As principais ações públicas para o desenvolvimento do turismo no estado do Rio foram apresentadas no dia 17 de março (terça-feira), pelo secretário Nilo Sergio Felix, na Assembleia do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O secretário listou as principais ações da pasta para os deputados da Comissão de Turismo, e ressaltou as metas do setor para os próximos anos.

O secretário abriu a reunião esclarecendo aos deputados que o Rio de Janeiro está preparado para acomodar a demanda gerada pelos Jogos Olímpicos de 2016, e que a capital contará com número de quartos de hotéis superior ao esperado. De acordo com Nilo Sérgio, o Rio está se especializando na recepção de grandes volumes de turistas, e que tal expertise está sendo levada ao interior do estado.

Foram detalhados os projetos e ações em desenvolvimento a partir de recursos gerados pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur, dentre os quais o Plano Diretor Estadual de Turismo; o sistema de sinalização turística em rodovias e vias de acesso aos pólos litorâneo e serrano; estudo para identificação de novas oportunidades de negócios turísticos; o desenvolvimento do modelo de rede de centros de atendimento ao turista; e incentivo à formalização das atividades turísticas.

Durante a apresentação, o secretário falou sobre as metas de destaque para potencializar o fluxo de visitantes no Rio de Janeiro e no Brasil. Um dos principais inibidores de visitantes, segundo o secretário, é a obrigatoriedade de visto de acesso para americanos no país. Nilo Sergio ressaltou a importância de se modernizar os sistemas de segurança e controle de entrada e saída de turistas em território brasileiro, mas que a burocracia e os custos gerados pela necessidade do visto impedem o aumento no volume de turistas. Outra meta será trazer para o Rio de Janeiro o Salão de Turismo, que reúne os principais agentes e indutores turísticos, ampliando a visibilidade e a oportunidade de se divulgar o estado para o mercado consumidor.

— O turismo é responsável por uma em cada onze vagas no mercado de trabalho no mundo todo. É um setor de enorme importância econômica, que ainda carece muito de investimentos, mas que já vive uma nova realidade em termos de profissionalismo e qualidade de serviços. Nossa meta é dar ao mercado internacional e nacional maior visibilidade para nosso estado, ampliando o número de visitantes no interior e também na capital. Temos enorme potencial e precisamos utilizar as ferramentas adequadas para difundir tal realidade — explicou o secretário Nilo Sergio Felix.

O secretário falou ainda sobre a série de seminários regionais de integração, cuja primeira edição acontece nesta quarta-feira, 18.03, em Mangaratiba. Os encontros vão reunir integrantes de diversos segmentos do setor privado e representantes do poder público estadual e de prefeituras locais. A proposta é estreitar o diálogo entre as instituições, a fim de ampliar o desenvolvimento e a qualidade de equipamentos e serviços turísticos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira