Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2015 - 07:38

Instituto Noos inicia inscrições para o grupo de apoio a homens envolvidos com violência doméstica

O Instituto Noos, ONG que há mais de 20 anos promove a dissolução pacífica de conflitos familiares e comunitários, acaba de abrir as inscrições para o grupo reflexivo de homens que ocorrerá em abril. O objetivo desse projeto, chamado +Pai, é interromper o ciclo de violência doméstica e promover uma cultura de paz.

O assunto discutido é a identidade masculina. Os facilitadores, que são especialistas que promovem esse diálogo, estimulam os participantes a pensarem no que é ser homem hoje e, por meio dessa discussão, chegam ao tema da violência doméstica. A violência doméstica é responsável por grande parte dos homicídios femininos. De acordo com levantamento da Secretaria de Transparência DataSenado, o Brasil ocupa a sétima colocação entre os países onde mais se matam mulheres.

O quarto grupo do projeto +Pai terá 13 encontros semanais, sempre às sextas-feiras, das 17h às 19h30. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de março e podem participar homens encaminhados pela Justiça, que estejam em uma situação de violência ou qualquer homem que deseje frequentar o grupo.

Desde a sua criação, já foram atendidas mais de 300 pessoas. Em uma pesquisa recente do Instituto Noos com 75 participantes, os resultados foram bastante expressivos:

. 59% avaliam que sentiram o aumento do autocontrole ao participar do programa;

. 80% avaliam que a maior habilidade de lidar com conflitos melhorou sua relação com a família;

. 59% deles não fizeram uso da violência após o grupo.

O mesmo levantamento mostra que depois do projeto os homens passam a assumir a responsabilidade pelos atos cometidos e interrompem as diferentes formas de violência, o que faz com que haja baixa reincidência. Boa parte deles percebe que há uma ligação entre a violência sofrida quando criança e os atos que cometeram. E o pior: alguns observam a reprodução desse comportamento em seus próprios filhos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira