Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2015 - 07:27

Homenagem ao Brasil no Salão do Livro de Paris de 2015

Reforça a importância do país como exportador cultural. Participação do Brasil nos principais eventos literários do mundo visa ampliar a presença da nossa literatura no exterior, fomentando a internacionalização do mercado editorial nacional.

São Paulo – A 35ª edição do Salão do Livro de Paris, que começa nesta sexta-feira, 20, e termina na segunda, 23, presta uma homenagem ao Brasil. O país é, pela segunda vez, o convidado de honra do evento, o que garante espaço privilegiado para a divulgação da riqueza e da diversidade de sua produção intelectual no exterior.

“Essa é uma oportunidade que valorizamos muito, uma vez que contribuímos fortemente para o fomento e a difusão da literatura brasileira no exterior, além de possibilitar um aumento nas vendas de títulos e direitos autorais na França, aquecendo o mercado editorial nacional”, afirma Karine Pansa, diretora da Câmara Brasileira do Livro e membro do comitê responsável pela participação do país no salão parisiense.

O mercado editorial francês- A França é um grande consumidor de livros, em especial de títulos literários, infanto-juvenis, didáticos, de ciências humanas e sociais, quadrinhos, e outros gêneros. Em 2013, o volume de negócios no país foi de € 2.687 milhões, somando vendas de livros (91,3%), direitos autorais (4,7%) e digitais (4%), este último com um crescimento de 28,8% se comparado a 2012, acompanhando uma tendência global. O período apresentou um aumento de 10,6% no número de títulos, totalizando mais de 95 mil novos livros e reimpressões.

De acordo com dados do Syndicat National de L’Edition (SNE), entidade que representa as editoras francesas, em 2013, 12 títulos foram traduzidos do português, entre ensaios, literatura e literatura infanto-juvenil. “A participação de livros brasileiros na França ainda é tímida, mas vem crescendo ano a ano. Identificamos no Salão um potencial muito grande de impulsionar a presença dos títulos nacionais no país”, comenta Karine.

Autores brasileiros no Salão do Livro de Paris - O Brasil contará com uma comitiva de 43 autores, todos com livros traduzidos na França ou em negociações para isso. A escolha do grupo que representará o país no evento levou em consideração a abrangência de títulos literários, o equilíbrio entre autores novos e consagrados, a presença de diversas regiões brasileiras e a proporção entre homens e mulheres.

A lista traz nomes como Paulo Coelho, Fernanda Torres, Edney Silvestre, Nélida Piñon, Ana Maria Machado, Ana Miranda, Angela Lago, Marina Colasanti, Daniel Munduruku, João Anzanello Carrascoza, Antônio Torres, Fábio Moon, Sérgio Lobo, Marcello Quintanilla, entre muitos outros.

Programação - O Salão do Livro de Paris será palco de encontros literários entre escritores consagrados no cenário nacional e mundial. Com curadoria de Guiomar de Grammont, a programação brasileira trará reflexões entre os autores sobre temas como “A literatura como projeto de vida”, “Alteridade e diálogo intertemporal”, “Emergências poéticas da voz e do corpo”, “Tessituras em família”, “Gol de letra: futebol e literatura”.

“O autor é o melhor divulgador do seu trabalho. Muitas vezes, ao conhecer um escritor e ter a oportunidade de conversar com ele, as pessoas adquirem seus livros e começam a lê-los. O contrário também pode acontecer: um livro que alcança o privilégio de se tornar conhecido no exterior provoca imediatamente a curiosidade sobre seu autor. A participação dos autores brasileiros em eventos no exterior, como o Salão do Livro de Paris, implica, sem dúvida, em um aumento do interesse pelas obras brasileiras em outros países”, explicar Guiomar.

Outro destaque na programação é o Cozinhando com Palavras, painel que reúne gastronomia, literatura e música. Ao longo dos quatro dias de feira, um grupo de chefs mineiros participará do espaço. Sob a curadoria do chef André Boccato, a programação reúne nomes como Elzinha Nunes, Rodrigo Ferraz, Leonardo Paixão, Ivo Faria, Morena Leite e Ary Kespers, que, além de discutirem sobre a culinária brasileira de Minas Gerais, farão uma aula coletiva sobre a gastronomia mineira.

Stand Du Brésil -Presentation1Como país homenageado, o Brasil terá um espaço de 500m2 no Salão do Livro de Paris, que se destacará entre os demais por sua cobertura, feita de papel, remetendo a um livro cujas páginas em branco serão iluminadas com diferentes cores, uma referência à diversidade do Brasil, o país de muitas vozes. O espaço contemplará uma área de negócios para os editores, um auditório para 60 pessoas, uma livraria de 200m2 com livros dos autores brasileiros e uma praça para eventos com até 20 pessoas.

Coordenado pelo Ministério da Cultura, o Comitê Organizador do Salão do Livro de Paris 2015 é constituído por membros dos seguintes órgãos e entidades: Ministério da Cultura (MinC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Conselho Diretivo do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Academia Brasileira de Letras (ABL), União Brasileira de Escritores (UBE), Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

.[35ª Salão do Livro de Paris, de 20 a 23 de março de 2015, no Paris XV - Porte de Versailles, Pavillon 1 Boulevard Victor.[www.salondulivreparis.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira