Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2015 - 07:47

Projeto prepara empresas para o comércio exterior gratuitamente


(esq./dir.) Técnico Extensionista do PEIEX, Higor Cunha; o Diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio e Coordenador do núcleo do PEIEX no Rio de Janeiro, Prof. José Alberto Aranha; o Vice-Reitor para Assuntos Administrativos da PUC-Rio, Prof. Luiz Carlos Scavarda do Carmo; o Subsecretário de Relações Internacionais do Estado, Pedro Spadale; a Gerente Executiva de Competitividade e Inovação da Apex-Brasil, Márcia Nejaim Galvão de Almeida; e a Presidente da AJORio, Carla Pinheiro

Núcleo do PEIEX no RJ está com inscrições abertas e pretende atender cerca de 140 empresas.

O núcleo operacional do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) no Rio de Janeiro, lançado no dia 11 de março(quarta-feira), em cerimônia no Palácio Guanabara. Parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) com o Instituto Gênesis da PUC-Rio, o núcleo irá atender a 140 empresas do estado em um ano. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A cerimônia contou com a participação do Subsecretário de relações internacionais do Estado, Pedro Spadale; a gerente executiva de Competitividade e Inovação da Apex-Brasil, Márcia Nejaim Galvão de Almeida; o vice-reitor para Assuntos Administrativos da PUC-Rio, Prof. Luiz Carlos Scavarda do Carmo; o diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio e Coordenador do núcleo do PEIEX no Rio de Janeiro, Prof. José Alberto Aranha; e a presidente da AjoRio, Carla Pinheiro.

O programa oferece às empresas participantes, de forma gratuita, a consultoria de técnicos extensionistas que fazem um diagnóstico da capacidade de exportação de cada companhia e apontam soluções para problemas técnicos-gerenciais. O objetivo é promover a cultura exportadora e incrementar a competitividade internacional das empresas brasileiras, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. Este é o 38º núcleo do PEIEX que, agora, passa a atuar em 14 estados brasileiros. No ano passado, um total de 3,4 mil empresas foram atendidas pelo programa.

No Rio de Janeiro, o programa funcionará sob a coordenação de José Aranha, Diretor do Instituto Gênesis, e de Priscila O'Reilly Castro, Gerente Executiva do Instituto. A equipe do projeto é formada por técnicos extensionistas, que fazem parte do MBA, mestrado ou doutorado da PUC-Rio. A contratação dos técnicos exige qualificação e experiência no mercado. Os técnicos estão aptos a oferecer apoio nas áreas de Administração Estratégica, Capital Humano, Finanças e Custos, Vendas e Marketing, Produto, Manufatura e Comércio Exterior.

“É um projeto muito importante para a economia do Rio de Janeiro. Queremos apoiar principalmente as micro e pequenas empresas em setores diversificados, em especial no interior do estado, que planejam se internacionalizar. Isso vai gerar desenvolvimento econômico, emprego e renda para os trabalhadores e as empresas ficarão ainda mais competitivas para atuarem no mercado nacional”, afirmou o Subsecretário de Relações Internacionais, Pedro Spadale.

Durante a apresentação do PEIEX, o Diretor do Instituto José Aranha destacou a importância do programa para o mercado brasileiro: “Vamos preparar as empresas para serem mais inovadoras e terem melhores condições para exportar. O primeiro passo é se firmar no mercado nacional para conseguir competir com as empresas que ingressam no Brasil e depois se preparar para sair do país”, explica.

“O PEIEX tem dado excelentes resultados para as empresas brasileiras, que ganham um preparo bem maior para o concorrido mercado internacional. Temos certeza de que há uma gama de empresas fluminenses com bom potencial para exportação e que serão beneficiadas com esta iniciativa, contribuindo com o desenvolvimento econômico do estado”, afirma Márcia Nejaim, gerente executiva de Competitividade e Inovação da Apex-Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira