Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2015 - 07:47

Extintores de incêndio automotivo devem seguir as normas da ABNT

Motoristas devem estar atentos aos itens de segurança na hora da compra do novo modelo

Por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir do dia 1º de abril todos os motoristas deverão fazer a troca de seus extintores de incêndio automotivos para os modelos com cargas de pó ABC. A medida é válida em todo o país e prevê multa para os que não realizarem a troca do modelo. A mudança visa garantir maior eficiência no combate ao incêndio, uma vez que os equipamentos com pó ABC são mais eficientes em todas as classes A (aparas de madeira), B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos elétricos) do que os utilizados atualmente voltados para as classes B e C somente.

Itens obrigatórios e de extrema importância, os extintores devem ser fabricados de acordo com as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma ABNT NBR 15808 - Extintores de incêndio portáteis - estabelece padrões de segurança que garantem a qualidade e melhor eficiência do produto para consumidor.

A ABNT lista algumas orientações da norma e que devem ser observadas pelos motoristas na hora da compra do material:

. Todos os extintores devem ser providos de meios que impeçam seu acionamento acidental (trava de segurança);

. Toda trava deve possuir um sistema de lacre que evidencie sua utilização;

. O recipiente para o agente extintor deve ser na cor vermelha;

. No quadro de instruções, devem constar bem legíveis e de maneira indelével, entre outras informações: classes de fogo representadas por um conjunto de símbolos gráficos, razão social do fabricante, faixa de temperatura de operação (Ex: ⁰ Celsius), grau de capacidade extintora e instruções de operações;

. O manual do usuário deve ser fornecido com cada extintor. Esse manual deve conter as instruções necessárias, advertências e cuidados para o transporte, instalação pretendida, uso e inspeção do extintor. [www.abnt.org.br/catalogo].

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira