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20/03/2015 - 07:53

Eficiência logística do e-commerce: a revolução da última milha

No mercado que apresenta um crescimento expressivo a cada ano e já se consolidou em diversos países como um dos mais fortes da economia, pequenos, médios e mesmo gigantes do comércio eletrônico enfrentam o mesmo desafio: a eficiência do processo de entrega da mercadoria, principalmente o da última etapa da cadeia, conhecida como logística de última milha.

Crescendo muito acima da média dos demais segmentos de serviços, o e-commerce registrou em 2014 evolução de 24% no volume de faturamento em comparação ao ano anterior, acumulando R$ 35,8 bilhões, segundo dados da consultoria E-bit.

Mesmo crescendo ano após ano, o e-commerce enfrenta um problema grave de logística: o chamado problema da última milha – quando o produto entra na rota final de entrega, saindo do Centro de Distribuição para a residência do consumidor, por exemplo.

Com o custo de até 30% do valor logístico, a última perna da logística tem grande interferência na lucratividade e na eficiência das empresas, sobretudo aquelas que possuem ticket médio baixo.

Uma pesquisa realizada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostrou que 81% das empresas de comércio eletrônico ainda utilizam os Correios como forma de transporte - 15% utilizam empresas privadas de transporte e apenas 4% utilizam meios próprios de entrega da mercadoria.

Por mais que ainda seja um gargalo persistente, muito já está sendo traçado para diminuir o tempo de trajeto da mercadoria para o seu destino final. E nesse aspecto, a tecnologia não poderia ter outro papel senão o de contribuição.

A empresa multinacional de origem alemã DHL, uma das maiores do segmento de logística e entrega expressa do mundo, possui um programa altamente capacitado de Big Data com o foco na logística de última milha. Os veículos que transportam as cargas são munidos de informações como, por exemplo, condições de tráfego e de clima, que ajudam a definir em tempo real o melhor trajeto a ser percorrido. Esses dados são cruzados com informações adicionais como presença do receptor no local de entrega da encomenda - caso o receptor não esteja no local, a rota é recalculada para a próxima encomenda e assim por diante. O resultado disso é um ganho de eficiência com redução das milhas percorridas e do custo com combustível.

Essa solução não é tão acessível por ter um alto custo de implementação e a necessidade de infraestrutura para colher as informações e transformá-las em ações. Porém alternativas acessíveis já estão disponíveis.

A criação de aplicativos mobile ou plataformas web conectam empresas de e-commerce a colaboradores que realizam a entrega do produto no trecho de última milha. Esse serviço sob demanda é muito efetivo para a redução de tempo da entrega da mercadoria e do custo da logística. O controle desses colaboradores pelo uso da tecnologia – no caso o dispositivo móvel – é o que fará a diferença nos próximos anos.

O problema da logística de última milha persiste há tempos para as empresas que atuam diretamente com vendas e entrega de produtos. As soluções para apresentar eficiência nesse processo, porém, estão surgindo. Aqueles que conseguirem atender essa demanda do mercado de forma simples e eficiente abocanharão uma fatia carente e expressiva do setor, iniciando uma revolução na cadeia logística.

. Por: Jhonata Emerick, CEO e fundador da 99motos, empresa que oferece serviço online de contratação de motoboys para entrega expressa e pioneira do setor no Brasil em oferecer logística de última milha.| 99motos- Fundada em 2013, a 99motos é um serviço online de entrega expressa (entregas no mesmo dia) que conecta o cliente diretamente ao portador (motoboy/ciclista) mais próximo. Entre os diferenciais da empresa, a 99motos destaca-se por ser a primeira startup brasileira para solicitação de serviços de motoboy a oferecer logística de última milha, permitindo que as encomendas sejam entregues em ampla área geográfica, num curto prazo, com qualidade, flexibilidade e preço acessível, tanto para pessoas físicas como jurídicas.

Jhonata Emerick - Formado em engenharia aeronáutica pela Universidade de São Paulo (USP), Jhonata Emerick começou sua carreira como engenheiro projetista na Embraer. Saiu de lá para atuar no mercado financeiro, tendo passagens por Rio Bravo Investimentos, Ambipar e Itaú. Ingressou para o mundo das startups em 2013, quando fundou a 99motos, empresa de chamada online de motoboy para entregas expressas. Em 2014 lançou a Prediction, focada em analytics e big data para empresas, e atualmente atua como CEO da 99motos.

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