Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2015 - 08:05

Morre Shottle, o milionário touro da ABS


Um dos reprodutores mais famosos da pecuária leiteira mundial deixa um legado de mais de um milhão de doses vendidas.

A ABS Global, líder mundial em genética bovina, serviços de reprodução e tecnologias de inseminação artificial, anunciou a perda de um dos mais importantes reprodutores da história da pecuária leiteira. Mundialmente famoso, o touro 29HO12209 Picston Shottle morreu depois de uma carreira milionária de mais de 1,17 milhão de doses produzidas.

“A morte de Shottle significa que perdemos um dos mais influentes animais de nossa indústria. Ele teve um grande impacto nas fazendas de leite ao redor do mundo nos últimos 15 anos e foi um dos touros que mais conquistou a satisfação dos clientes em todos os tempos”, lamentou Saskia Korink, ABS Global COO (Chief Operating Office).

Filho da vaca Condon Aero Sharon EX-91 e do touro Carole Prelude Mtoto, Shottle nasceu na Spot Acre Grange, próxima de Stafford, Inglaterra, que é a casa das famílias Pickford e Picston Holstein.

Por sete sumários de touros consecutivos – Janeiro de 2008 a Janeiro de 2010 – Shottle se manteve na lista Top 100 TPI e permaneceu entre os 15 touros Top nos cinco sumários seguintes. Em dezembro de 2011, Shottle se tornou o 11º touro da ABS a conquistar o status ‘milionário’, com um milhão de doses de sêmen vendidas. Quando fez 12 anos, ele continuava com a mesma performance de touros com metade da sua idade , permanecendo entre os Top 25 touros da lista Top 100 TPI. Mesmo aos 15 anos, ainda se mantinha como um tremendo melhorador para características de saúde e tinha mais de 1.20 para PTAT. Ele continua a impactar a lista americana Holstein TOP 100 TPI, com dois filhos e 28 netos maternos ranqueados.

Em dezembro do ano passado, Shottle se aposentou. Nos últimos meses, aproveitou a aposentadoria, recebendo tratamento de estrela, incluindo um piquete duas vezes maior do que os dos seus companheiros, onde ele se aquecia sob lâmpadas e fazia exercícios regulares acompanhado da dedicada equipe na central de Ruthin no Reino Unido.

No Brasil. Desde 2009, a genética de Shottle é comercializada no Brasil, já atingindo mais de 73 mil doses vendidas. O país é o único do mundo que ainda possui doses no estoque para serem vendidas. “Com toda certeza, Shottle mudou a raça para sempre.Hoje é impossível analisar o pedigree das grandes vacas e dos grandes touros e não encontrar a linhagem. Aqui no Brasil as filhas do Shottle começam a entrar em sua 4ª lactação e a satisfação dos clientes é tanta, que a genética continua sendo utilizada no rebanho”, comenta Marcello Mamedes, gerente de produto Leite Europeu da ABS Pecplan.

Ainda segundo o gerente, a consistência da genética favoreceu o sucesso do touro. “É incrível a capacidade de transmissão de todas as características fenotípicas e produtivas deste grande raçador. Vacas funcionais, extremo de fertilidade, para produção de leite, de saúde e de conformação”, avalia Mamedes. Hoje na bateria ABS Pecplan estão três filhos direto de Shottle: Aftershock, Trigger E Doberman, além de outros 36 com o pedigree.

Legado. Shottle deixa uma longa lista de herdeiros, incluindo mais de 100 mil filhas distribuídas em 20 mil rebanhos em 22 países. Estas 100.000 filhas de Shottle já produziram mais de dois bilhões de litros de leite para ajudar a nutrir o mundo.

A ABS continua sendo principal fonte de genética influenciada pelo Shottle, comercializando sêmen convencional e sexado de sete filhos diretos e 27 netos maternos. Mesmo após sua morte, com 19 netos maternos aguardando informações de provas, Shottle continuará a influenciar a indústria pro muitos anos.

Shottle não só foi popular nas indústrias de leite e na de inseminação artificial. Ele também recebeu muita atenção da imprensa mundial no início de sua carreira. Além de conquistar publicações em veículos especializados voltados para o mercado leiteiro, as histórias sobre Shottle apareceram em diversos jornais e revistas, entre elas The Times, de Londres e Daily Mail. Talvez a mais curiosa tenha sido sua aparição na revista Playboy, uma façanha que nenhum outro touro da ABS conseguiu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira