Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2015 - 07:45

Suzano Papel e Celulose pauta a gestão pelo diálogo com todos os públicos

Processo de transformação cultural exige respostas rápidas da Comunicação.

Há dois anos sob nova gestão, a Suzano Papel e Celulose iniciou um vigoroso processo de transformação cultural que tem como grande objetivo fazer com que a empresa seja melhor a cada dia. Essa busca, permeada por uma estratégia que tem como metas a competitividade estrutural, a redução da relação entre a dívida e a geração de caixa, a eficiência operacional e a responsabilidade socioambiental, só é possível tendo a comunicação corporativa como sua aliada.

Para isso, a Suzano elegeu o diálogo com a sociedade, os colaboradores, credores e acionistas como ferramenta-chave para a boa execução e implementação de seu plano estratégico e deu início a um intensivo e sistemático relacionamento com a equipe, que visa transmitir aos colaboradores o orgulho de pertencer à companhia, ousadia e meritocracia.

Entre as iniciativas de destaque da área de comunicação para esse engajamento dos colaboradores está o Programa Suzano e Você. Por ser uma empresa de capital aberto, com ações negociadas em bolsa de valores, a Suzano apresenta trimestralmente os resultados financeiros, as diretrizes para os próximos meses e o feedback de temas que permearam o período. Essa comunicação, que era feita anteriormente por e-mail, hoje é feita em vídeo e transmitida ao vivo, pela internet, para todas as fábricas, áreas florestais, escritórios administrativos e comerciais.

Atualmente a empresa tem escritórios comerciais e laboratórios na Argentina, China, Estados Unidos, Inglaterra, Israel e Suíça. Para atender os colaboradores destas sete localidades ao redor do mundo, o vídeo conta com serviço de tradução simultânea para o inglês e, em respeito aos diferentes fusos e até mesmo turnos nas fábricas do Brasil, o arquivo fica disponível na intranet para consultas posteriores.

Com o intuito de motivar a participação ativa dos colaboradores, a Suzano incentiva-os a enviar perguntas anônimas que são respondidas ao vivo pelo presidente. “Todas as perguntas são respondidas. Se não der tempo de fazer ao vivo ou não tivermos as informações na hora, as respostas são enviadas posteriormente aos colaboradores”, conta Cristiane Malfatti, gerente de Comunicação Corporativa da Suzano. Segundo ela, no início a participação era tímida e as primeiras conferências tinham cerca de 20 a 30 questionamentos. “Hoje são mais de 100”, comenta.

Outra ferramenta que ganhou força na estratégia de comunicação corporativa da empresa é o uso das mídias sociais. Há anos, o número de empresas que utiliza as redes para estabelecer contato ou gerar relacionamento com seus públicos de interesse vem crescendo. Segundo estudo realizado pela PwC, em 2013, cerca de 67% das empresas brasileiras investiram fortemente em mídias sociais, o que evidencia, cada vez mais, que essas plataformas são utilizadas também como ferramentas de gestão de pessoas.

Se considerarmos este atual cenário, as redes sociais tornam-se importantes na atração de novos talentos, pois configuram novidades nas relações entre a empresa e os seus públicos, além de apresentar formas inovadoras de seleção e contratação de pessoas. Ao longo dos últimos três anos, a Suzano tem investido e utilizado as mídias sociais como forma de contato direto com seus públicos interno e externo e, no ano passado, fez uso das plataformas para promover dois processos seletivos: Jovens Engenheiros e Programa de Estágio 2015.

Fundamentalmente, nos dois processos, foram utilizados o Suzano Blog, o Facebook e o LinkedIn, apresentando os posts tradicionais sobre início e término das inscrições, bem como informações sobre as etapas dos processos seletivos. Além disso, foram desenvolvidos vídeos que traziam depoimentos de gestores e colaboradores que, em muitos casos, ingressaram na empresa por meio dos mesmos processos, evidenciando as possibilidades de crescimento e desenvolvimento dos programas da Suzano.

No caso do Programa Jovens Engenheiros, específico para o desenvolvimento de engenheiros recém-formados, os posts do Facebook alcançaram, em média, 3.200 pessoas e no LinkedIn tiveram cerca de 25 mil impressões. Já os posts e vídeos específicos para o Programa de Estágio alcançaram 4.500 pessoas em média, no Facebook, e 23 mil impressões no LinkedIn.

“Estamos confiantes de que este diálogo com todos os nossos stakeholders é o caminho certo para fazer sempre mais, melhor e diferente”, conclui Cristiane Malfatti.

Perfil — A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há mais de 90 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui seis unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz, no Maranhão. Sua capacidade de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira