Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2015 - 08:17

24 de Março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Saiba mais sobre a doença que ainda atinge mais de oito milhões de pessoas em todo o mundo.

Sinônimo de segregação no passado e doença pouco comentada nos dias de hoje, a tuberculose é o centro das atenções deste dia 24 de março, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença pelo médico Robert Koch.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium Tuberculosis, também chamado Bacilo de Koch. Ele é transmitido pelo ar, de uma pessoa contaminada à outra, por meio de gotículas da tosse. Mas não é preciso entrar em pânico: não é andando na rua que se pega tuberculose.

“Essa transmissão não é uma coisa fácil de acontecer. Ela vai depender de um contato prolongado entre uma pessoa contaminada e outras e da queda da imunidade de quem está em contato com o doente”, explica o médico Rogério Cotrim, pneumologista do Hospital Caxias D’Or.

Ainda segundo ele, essa transmissão acontece principalmente em ambientes de pouca salubridade e com grande concentração de pessoas, como presídios e comunidades carentes. “Presidiários, classes mais humildes que moram em locais aglomerados e profissionais da área de saúde estão mais suscetíveis devido ao contato”, explica. Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes também são mais propensos a contrair a tuberculose, devido a seu quadro de baixa imunidade.

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial sofre com tuberculose, sendo 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo, com cerca de 4,7 mil óbitos pela doença todos os anos.

Entre os sintomas da doença estão tosse por mais de duas semanas, febre, sudorese, dor no peito, emagrecimento e, em casos avançados, escarro com sangue. O pulmão é o órgão mais afetado, porém, intestino, rins e ossos, entre outros, também podem ser acometidos. Por apresentar sintomas muito parecidos aos de uma gripe, muitos pacientes só procuram o médico após meses doentes.

A tuberculose é curável, mas o tratamento dura seis meses e não deve ser interrompido, mediante risco de nova incidência da doença, muitas vezes ainda mais grave. “Muitos pacientes abandonam o tratamento no meio, seja pelos efeitos colaterais da medicação, seja pelo longo período do tratamento. O perigo é que a doença pode rescindir, gerando um bacilo mais resistente”, alerta Cotrim.

De forma geral, a prevenção ainda é o melhor tratamento. A vacina BCG imuniza as crianças contra as formas mais graves da doença. “Outras formas de prevenção é ter bons hábitos, se alimentar bem, evitar ambientes fechados, praticar exercícios, ou seja, cuidar bem do sistema imunológico para que ele esteja sempre fortificado”, ensina o pneumologista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira