Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2015 - 09:10

ABC Paulista: um parque de oportunidades imobiliárias


Não é nenhuma novidade que São Paulo seja o principal mercado imobiliário do país. De carona com esse mercado estão as cidades satélites, as que ficam ao redor da capital paulista. Dentre ela está a área conhecida como Grande ABC, que inclui os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e outras quatro cidades. Os municípios que circulam a capital representam uma boa possibilidade de investimentos imobiliários para quem quer aproveitar o embalo e não ir muito longe de São Paulo.

Alguns motivos ajudam a explicar isso. O primeiro é o chamado movimento pendular, ou seja, pessoas que trabalham ou estudam na capital paulista e vivem no ABC. A região é conhecida como dormitório da capital. Dados do Núcleo de Estudos de População, da Unicamp, apontam para 1,1 milhão de pessoas nessa situação (sendo que o total é de 2,5 milhões de habitantes). Isso garante uma alta procura por imóveis nas cidades da região.

Outro fator importante, que reforça o interesse e o crescimento da localidade, é o parque industrial automobilístico, já que montadoras como Mercedes-Benz, Ford, Scania, Volkswagen (todas em São Bernardo) e General Motors (em São Caetano) se instalaram na região entre as década de 1950 e 1970. Mesmo com um 2014 difícil para a indústria de automóveis, as montadoras continuam sendo a base da economia local. Para se ter uma ideia, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), as indústrias locais empregam 30% de todos os trabalhadores do setor no país.

O alto fluxo de pessoas recebendo salários na capital paulista, vivendo nas cidades do ABC, estudando nas universidades locais e o forte setor industrial resultam em um mercado imobiliário aquecido. Basta observarmos os números dos dois últimos anos do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI/SP). Enquanto que, em dezembro de 2013, foram vendidas 413 unidades residenciais usadas e 1.381 imóveis foram alugados, no mesmo mês de 2014 foram comercializadas 412 unidades e alugadas outras 1.280. Já a cidade de São Paulo apresentou queda de 44% na locação e de 16% nas vendas de imóveis usados no mesmo período.

O futuro parece atender aos otimistas do mercado imobiliário. Com a construção da nova linha de Metrô que vai ligar as cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo e São Caetano, a Associação dos Construtores do Grande ABC prevê que a valorização dos imóveis chegue a 50% até a entrega da obra, prevista para 2018.

Essa projeção e outros fatores, como déficit habitacional atrativo e variáveis socioeconômicas e demográficas, colocam dois municípios da região, São Bernardo e Santo André, no topo da lista das cidades com maior potencial para se investir em imóveis no país, elaborada pela consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária. A avaliação foi feita a partir de cidades com menos de um milhão de habitantes.

Em um cenário como esse de índices positivos, colher bons frutos com o mercado imobiliário é uma aposta segura.

. Por: Germano Leardi Neto, diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi.[www.leardi.com.br], o Brasil é um dos países mais rentáveis do mundo em negócios imobiliários. Prova disso são os quase 100 anos de tradição da Paulo Roberto Leardi, que iniciou o sistema de franquia em 2012. A expectativa da empresa é atingir a marca de 500 unidades em cinco anos. O franqueado conta com todo o apoio de quem conhece o segmento há quase um século. A franquia custa em torno de R$ 110 mil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira