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26/03/2015 - 07:53

Sulista implanta Centro de Controle Operacional


O segmento logístico está em constante atualização. Novas tecnologias, processos e ajustes para oferecer melhores atributos a preços cada dia mais competitivos desafiam as empresas a buscar soluções inovadoras que garantam a boa gestão com ganho de qualidade em todo o processo. Um desses projetos é o chamado Centro de Controle Operacional (CCO). Criado para ser um centro de planejamento, gestão e operação, o CCO tem como principal objetivo aumentar a eficiência logística. “Essa área realiza o monitoramento de todas as etapas do processo logístico com o acompanhamento da frota através de um sistema integrado/painel de controle que contem informações atualizadas de todas as operações em andamento. O fluxo de informações acontece em tempo real com maior confiabilidade e, consequentemente, um melhor nível de atendimento aos nossos clientes”, conta Ronaldo Lemes, gerente-geral de operações da Transportadora Sulista.

A Sulista possui um CCO desde outubro de 2014, que conta com um time de 14 pessoas, todos especialistas na área de transporte, com foco em operações Just in Time. A gestão é de planejamento e controle, com foco no fluxo de informações e alta performance dos ativos. Essa ação garantiu maior sinergia para a equipe, pois através da unificação das áreas operacionais o trabalho acontece de forma integrada e hoje a empresa oferece ainda mais agilidade na performance. “Operamos 24hrs por dia 365 dias por ano, com escala em três turnos. Dessa forma garantimos maior produtividade dos ativos nas operações de coleta/entrega e transferências, maior controle dos custos e maior rentabilidade nas operações”, completa Lemes.

Na prática o CCO opera com coordenações divididas em quatro sistemas: Agregados, Custos Estratégicos, Produção e Programação. Após este tempo de maturação, o Centro já oferece resultados positivos para a Sulista e para seus clientes. “Melhoramos o nível de atendimento, passamos a oferecer ainda mais qualidade nas informações e pontualidade nas entregas. Além disso, reduzimos deslocamentos vazios e, consequentemente os custos e estamos muito mais ágeis para tomar decisões e também no fluxo de informações”, comemora Lemes, que estima reduzir em 2% os custos dos serviços prestados até o final de 2015.

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