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26/03/2015 - 08:02

PUMA apresenta revival do Suede


O modelo mais icônico celebra seus 47 anos de vida e continua se reinventando.

O modelo mais icônico da marca, o PUMA Suede, atravessou muito bem as últimas quatro décadas e manteve-se relevante entre jogadores de basquete, B-boys, skatistas, sneakerheads e adeptos da cultura de rua em geral. Agora chega a 2015, novamente repaginado, com materiais ultra resistentes e uma construção que privilegia a durabilidade. É a vez do Suede S - tênis voltado para a prática de skate - entrar em cena e ocupar seu espaço na família Suede.

O Suede S é uma atualização da silhueta clássica mantendo as características mais marcantes do modelo. Seu cabedal utiliza um novo processo de selagem translúcida, destacado por uma listra nas laterais em couro "sem costuras", além de uma língua acolchoada de náilon e uma palmilha moldada e removível, com um padrão de estampa que remete à palmilha de lona original.

O solado de borracha - também translúcido - proporciona mais proteção nas áreas mais vulneráveis a desgastes e rupturas trazendo o conforto, a segurança e a resistência ideais para mandar qualquer tipo de manobra. O Suede S vem em três cores diferentes: vermelho/preto, preto/branco, e azul/branco. Além disso, a coleção da família Suede conta com versões Mid e Low do Suede Classic, com variações de cores masculinas e femininas, além de duas mochilas em camurça.

Histórico do PUMA Suede - 1960: o Suede foi criado na pequena cidade de Herzogenaurach, Alemanha. Pensado inicialmente para o basquete, o tênis tinha uma fórmula simples, com o cabedal de camurça - suede, em inglês - sola de borracha e combinações de cores clássicas. Naquele mesmo ano, apareceu nas Olimpíadas do México nos pés dos corredores medalhistas Tommie Smith e John Carlos. Os dois subiram ao pódio descalços, deixando seus tênis nos degraus e, durante a execução do hino norte-americano, fizeram o gesto black power, mais tarde conhecido como "gesto silencioso", em protesto contra a segregação racial. Os dois perderam as medalhas de ouro e foram banidos dos jogos seguintes - e o PUMA Suede entrou para a História como um símbolo da liberdade de expressão.

1970: no início da década, o Suede ganhou as ruas e já era um item de estilo indispensável nas block parties - festas que serviram de berço para a música funk e, mais tarde, para o hip hop de Nova York. Saiu a camurça e entrou o couro liso no cabedal, e o Suede ganhou o apelido de Basket - invadindo quadras de basquete em todo o mundo e caindo nas graças do jogador da NBA, Walter "Clyde" Frazier. Em 1973 nasceu a primeira parceria entre a PUMA e um atleta, que assinou a primeira edição especial do modelo que levava seu nome. À época, o jogador solicitou à PUMA que o Suede Clyde fosse mais largo, acompanhando a forma de seus pés, e que tivesse uma boa opção de cores, para que ele pudesse usá-lo também fora das quadras - combinando com seu visual ousado, seus casacos de pele e ternos bem cortados.

1980: o Suede caiu nas graças dos B-boys, que se espalhavam pelas ruas das grandes cidades ao redor do mundo. O tênis era usado por grupos estilosíssimos, como o New York City Breakers e o Rock Steady Crew, que usavam cadarços mais largos e um pé de cada cor, oficializando o Suede como seu calçado oficial. O PUMA Suede aparece no filme Beat Street, o mais assistido entre os fãs de hip hop. O modelo também era um dos favoritos dos primeiros artistas de grafite e do grupo de hip hop Beastie Boys. Ainda nessa década foi lançado o First Round, a versão de cano alto do Basket, que se tornou o favorito de skatistas como Mike Carroll.

1990: profundamente ligado ao acid jazz, dub e britpop - estampando diversas capas de discos - o Suede triunfou além-mar e ganhou o mercado inglês, que o rebatizou como PUMA States. As ruas nunca mais foram as mesmas.

2000: na virada do século, as palavras de ordem eram reduzir, reciclar e reaproveitar. O Suede, que sempre soube seguir na crista da onda, foi retrabalhado para diminuir as marcas deixadas por sua passagem no meio ambiente. O Re-Suede manteve a estética do clássico inalterada, mas trocou as matérias-primas originais por versões menos poluentes, gerando uma economia de 15 toneladas na emissão de CO2 para cada lote de 10 mil pares de tênis produzidos. Esta década também ficou marcada pelas colaborações que fizeram do Suede um item desejado por sneakerheads de todo o mundo. Uma delas foi com o renomado designer Jeff Staple e seu famoso pombo. Seguindo os conselhos dos skatistas, em 2007 o Suede lançou um modelo mais grosso. Assim nasceu o PUMA Suede by Scott Bourne, feito para profissionais, com enchimento nos tornozelos, proteção extra no cabedal e língua mais grossa. O modelo ainda ganhou poemas e desenhos do próprio skatista que enfeitavam a parte interna do calçado.

2010: Os sneakerheads japoneses ganharam uma versão própria em 2012, o Made in Japan Suede Classic, feito com a milenar técnica de manufatura takumi, feita inteiramente no Japão. A ponta do calçado é mais fina e o cabedal é menor, para um look mais sofisticado. Neste mesmo ano, a PUMA fez uma parceria com o artista Ron English para uma versão especial do calçado. Em 2013 nasceu o Future Suede, o irmão mais novo do original de 68. As semelhanças com o irmão mais velho se restringem ao visual, já que o novo procurava contar sua própria história, juntando as linhas do passado com elementos do futuro - que incluíam um cabedal mais leve e respirável, construído em materiais sintéticos, painel plástico na área do calcanhar, formstripe brilhante e cadarços em estilo corda.

Em homenagem à Copa do Mundo no Brasil, a PUMA lançou em 2014 a coleção PUMA Suede Brasil 70, uma coleção de tênis com as cores da bandeira (verde/amarelo e preto/branco) para celebrar o momento histórico e também a seleção mais vitoriosa desse campeonato.

2015: PUMA Lança parceria com o rapper americano Meek Mill, lançando uma linha exclusiva de tênis exuberantes que inclui um Suede prateado. Relançamento do Suede S, com mais elementos de performance sem abrir mão no estilo. O raciocínio para sua criação foi imaginar o Suede sendo desenhado pela primeira vez em 2015, permanecendo próximo ao original, porém mais elegante do que nunca.

Perfil—A PUMA é uma das empresas líderes em marcas esportivas, que projeta, desenvolve, e comercializa calçados, vestuário e acessórios. Por mais de 65 anos, a PUMA construiu uma história de desenvolvimento de produtos para os atletas mais rápidos do planeta. Entre as suas categorias de Sport Performance e Lifestyle estão Futebol, Running, Training e Fitness, Golf e Automobilismo. A marca ainda apresenta colaborações com marcas de renome e designers como Alexander McQueen, Mihara Yasuhiro, BWGH (Brooklin We Go Hard), House of Hackney e Sophia Chang para trazer inovação e designs rápidos para o mundo esportivo. O Grupo PUMA possui as marcas PUMA, Cobra Golf, Treton, Dobotex e Brandon. A empresa distribui produtos para mais de 120 países, emprega mais de dez mil funcionários em todo mundo, e com sede em Herzogenaurach/Alemanha. [www.puma.com].

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