Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/01/2008 - 09:38

Ecomuseu comemora a marca de um milhão de visitantes

O Ecomuseu de Itaipu registrou no dia 23 de janeiro, a marca de um milhão de visitantes, desde que o espaço foi aberto ao público em 1987. O agricultor Cezar Maccari, de Vera Cruz do Oeste (PR), foi o milionésimo turista recebido pela unidade. Antigo morador da região, Cezar já havia visitado o local três vezes, só que desta vez foi como “guia turístico”. Ele levou nove pessoas da família - todas de Criciúma (SC) – que estão passando as férias na região, para conhecer o espaço. Para o ilustre visitante foi uma surpresa muito especial.

O milionésimo visitante foi recepcionado com muita festa. Os anfitriões dessa comemoração foram os personagens “Barrageiro e Itaipu – a Pedra que Canta”. Numa encenação teatral, eles interpretaram a história de milhares de operários que chegaram à região para trabalhar na construção da maior usina hidrelétrica do mundo. O agricultor, que tem uma relação muito próxima de Itaipu, ficou emocionado. “É um grande orgulho fazer parte dessa festa”, disse.

A comemoração incluiu ainda um coquetel de boas-vindas, a entrega de um kit com produtos promocionais de Itaipu e visita a todo o circuito do Complexo Turístico Itaipu. No período da tarde, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, entregou ao agricultor um certificado alusivo à data. “Não poderia ser uma coincidência mais gratificante o visitante de número um milhão ser da região”, disse o diretor-geral. Mesma opinião compartilhada pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich.

Para Cezar, ser o milionésimo visitante é uma emoção que ele não vai esquecer jamais. “É uma grande responsabilidade”, brincou.

Natural de Urussanga (SC), o agricultor morou dez anos em Alvorada do Iguaçu. O distrito pertencia a Santa Terezinha de Itaipu e foi submerso durante a formação do Lago de Itaipu. Cezar foi indenizado pela usina. Desde 1979 mora com a família em Vera Cruz do Oeste, onde tem uma propriedade de 25 alqueires.

Morador da microbacia do Rio das Águas, de São Pedro, na região de Vera Cruz do Oeste, é participante ativo de todas as atividades de educação ambiental e gestão por bacia hidrográfica em sua comunidade. Cezar acredita que só com o esforço de todos o planeta vai melhorar. É preciso que cada um dê a sua contribuição”, alerta.

Para a gerente da Divisão de Educação Ambiental do Ecomuseu, Silvana Vitorassi, atingir a marca de um milhão de pessoas com um visitante da região é uma grande satisfação já que o Ecomuseu está integrado à comunidade.

Atividades no Ecomuseu - O Ecomuseu conta a história da usina e da região em que foi construída e desenvolve atividades inovadoras de educação ambiental. No Espaço Educativo, a comunidade e os visitantes participam de ações que promovem uma consciência ecológica.

O projeto Eureka, voltado para alunos do ensino fundamental, estimula o resgate e a preservação da memória socioambiental, por meio da exploração do circuito museográfico.

As atividades ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, em período integral. Dirigido para famílias que vivem no entorno do Ecomuseu, o projeto Varanda desenvolve atividades nos finais de semana, com a finalidade de promover a integração regional e fortalecer a imagem institucional, por meio da valorização da memória e da educação ambiental.

O Grupo Comunidade Crescer atende, às sextas-feiras, crianças residentes em vilas do entorno do Ecomuseu. Esta atividade tem como objetivo colaborar para o desenvolvimento psicológico e intelectual dos visitantes, sensibilizando-os para as questões ambientais e contribuindo na formação de futuros multiplicadores de ações educativas.

Já a Ação Cidadã promove atividades lúdicas com crianças matriculadas em creches. O trabalho ressalta aspectos relevantes para o desenvolvimento da criança, como a importância da amizade e do afeto nas relações interpessoais. A unidade também faz atendimento aos portadores de necessidades especiais. Dentro de uma programação específica, estes visitantes conhecem o Ecomuseu e participam de atividades lúdicas que procuram explorar suas possibilidades.

Funcionamento - O Ecomuseu abre de terça-feira a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30, e aos domingos das 14h às 17h30. Às segundas, o Ecomuseu fecha para manutenção. A entrada das visitas institucionais é gratuita. O agendamento de visitas deve ser feito pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone (45) 3520-5816.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira