Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2015 - 08:29

A importância do relacionamento interpessoal

Uma das mais poderosas ferramentas para alcançar a satisfação na vida profissional é o bom relacionamento. Vou mais além, relacionar-se bem com as pessoas é uma forma de garantir satisfação em todos os setores da vida, principalmente, em cada um daqueles intentos benéficos a que nos propomos. Dizer ‘sim’, ‘não’, ‘talvez’, ‘depende’, aceitar ou recusar, e até demonstrar sentimentos e opiniões em níveis profundos, tudo depende de ‘como fazer’.

O tom da voz, a expressão no olhar, a pausa na fala, o ‘saber falar’ em conjunto com o ‘saber calar’, a arte de saber ouvir o outro, a expressão facial, as reações. Cada um dos pequenos detalhes que a maioria dos profissionais deixa passar despercebidos são merecedores de cuidados especiais, de modo que não se crie reações aquém ou além das desejadas.

Mas quem poderá prever a reação do outro? De que modo é possível prever, controlar ou direcionar as coisas, se uma variável tão importante (o modo do outro) está no caminho? Adaptando-nos. A capacidade de adaptação ao outro é uma ferramenta fundamental para se garantir um bom relacionamento. Não que devemos aceitar ou concordar com as imposições alheias sem critérios, mas, a idéia é compensar as deficiências do outro de forma coerente e consistente. Como fazer isso? Se colocando no lugar do outro, não apenas como expectador superficial de sua vivência, mas, como se de hoje em diante tivesse que assumir a postura do outro verdadeiramente. Conseguimos assim penetrar no universo íntimo do outro e zelar pelo bom relacionamento. Isso é sensibilidade!

Mas, sensibilidade proveitosa não é aquela que destitui um profissional da garra e da coragem para enfrentar os desafios, ou que o faz sentar e lamentar-se pelos insucessos. Sensibilidade proveitosa é aquela que lhe faz fluir mais livremente e com maior velocidade em meio à densidade dos problemas do dia a dia, e de modo mais arrojado, seguindo o fluxo e destacando-se frente aos que vivem se chocando inutilmente contra o outro.

Não veja o outro como seu rival, ou como um obstáculo no seu caminho, mas, sim, como um canal de acesso entre o que você é hoje, e o que vai se tornar amanhã. E se os problemas de relacionamento são a maior causa de prejuízos em uma carreira, administrar relacionamentos com sabedoria e bom senso é uma forte alavanca rumo ao sucesso!

. Por: Anderson Coutinho, Consultor de planejamento estratégico da CH&TCR.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira