Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2015 - 07:16

Nova vacina contra a gripe pode diminuir absenteísmo nas empresas

Vacina tetravalente conta com uma cepa de influenza B adicional. No ano de 2013 no Brasil, 90% das internações causadas por influenza B foram devidas a uma cepa B não contida na vacina aplicada.

A partir do início do outono, quando as temperaturas começam a cair, o período de gripe começa no Brasil. No entanto, as empresas devem se preparar para essa época com antecedência já que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), uma infecção típica por influenza sazonal pode afastar um indivíduo por até cinco dias da escola, ou do trabalho. O reflexo desse cenário pode impactar na saúde do funcionário, no desempenho do profissional e nos resultados de uma companhia. Por promover a qualidade de vida, a vacinação é percebida pelos colaboradores como um benefício ofertado pela empresa, além de ser uma das medidas mais efetivas na prevenção de doenças do ponto de vista coletivo. A vacinação diminui as chances do empregado transmitir a gripe aos seus colegas de trabalho e evita a perda de produtividade, além de prevenir que a gripe se espalhe entre os seus familiares. Crianças, idosos, mulheres grávidas, pacientes com doenças crônicas e os profissionais de saúde compõem o chamado grupo de risco, suscetível às graves complicações, como pneumonia, hospitalização e morte.

Os quadros de tosse e fadiga contribuem para que o absenteísmo aumente para até duas semanas. Mesmo que o colaborador não falte ao trabalho, certamente seu rendimento cairá muito, devido ao mal estar causado pelos sintomas da gripe. Investir na prevenção é zelar pela manutenção do rendimento da empresa. As cepas de influenza que circulam variam de ano para ano. Mas com a evolução tecnológica, novas vacinas contra a gripe, com cada vez maior proteção, ficam disponíveis. O Brasil passa a ter no mercado privado, a partir deste ano, a primeira vacina tetravalente do país com quatro cepas do vírus influenza, dois do tipo A e dois do tipo B (linhagens Victoria e Yamagata). Conhecida internacionalmente como Fluarix® Tetra, da GSK, a nova vacina é indicada a partir dos três anos, sem limite de idade, e tem como diferencial a inclusão de mais uma cepa do vírus influenza B.

No ano de 2013, no Brasil, o vírus influenza B foi responsável por um em cada quatro casos de gripe e, 90% das internações causadas por influenza B, foram devidas a uma cepa B não contida na vacina aplicada.

Gripe no Brasil - Como meio de prevenção, atualmente, o Brasil oferece, tanto no mercado privado, quanto pelo Governo, a vacina trivalente, ou seja, proteção contra três cepas do vírus (dois do A e um do B). De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização atual pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 75% a mortalidade por complicações do vírus influenza, o que mostra o potencial de redução na incapacitação (ou absenteísmo).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2009, a pandemia de gripe, gerada pela cepa A H1N1, atingiu o Brasil com 5.747 casos confirmados e 645 mortes, registrando o maior número de mortes em todo o mundo. Ainda de acordo com a Organização, é possível que a gripe atinja de 5 a 10% dos adultos e de 10 a 20% das crianças.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira