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27/03/2015 - 07:56

Vendas nos shoppings da Aliansce cresceram 18,5% em 2014

Rio de Janeiro - A Aliansce Shopping Centers, companhia com o maior número de shoppings desenvolvidos no Brasil nos últimos anos, anuncia hoje o resultado do quarto trimestre e do ano de 2014.

O portfólio da Aliansce teve aumento de 18,5% de vendas no ano. Em 2014 e no 4T14, as vendas mesmas lojas aumentaram 7,2% e 7,4%, respectivamente. As vendas mesmas áreas (SAS) cresceram 8,2% no 4T14. As vendas mesmos shoppings por m² cresceram 8,2% no 4T14 e 8,4% em 2014.

Nos últimos 18 trimestres, as vendas mesmas áreas cresceram acima da variação de SSS, demonstrando o acerto na escolha de novos lojistas para a qualificação contínua do mix.

“O crescimento orgânico foi a principal razão para o forte desempenho de vendas. No 4T14, 14 dos 19 shoppings da Companhia apresentaram crescimento de dois dígitos em relação ao mesmo período do ano anterior”, afirma Henrique Cordeiro Guerra, diretor -executivo da Aliansce.

A taxa de ocupação atingiu 97,5% no quarto trimestre do ano, 0,3 p.p. superior ao apresentado no 3T14. Para os ativos com mais de cinco anos de histórico operacional, a taxa de ocupação registrou incremento de 98,2% no 3T14 para 98,7% no 4T14.

Até o final de 2017, de acordo com o cronograma atual de expansões, a Companhia atingirá 475,0 mil m² de ABL própria. Nos próximos 12 meses, cinco expansões acrescentarão 22,5 mil m² à ABL própria da Aliansce.

Receita Bruta - A receita bruta apresentou um crescimento de 10,2% no 4T14 e 12,8% em 2014, alcançando R$157,7 milhões e R$553,3 milhões, respectivamente. Os cinco shoppings inaugurados nos últimos três anos apresentaram crescimento de receita de 39,3% no 4T14. A redução na receita do Shopping da Bahia e do Santana Parque Shopping no 4T14 é reflexo da diminuição de participação da Companhia nestes ativos. O sucesso na estratégia de assumir a comercialização de quiosques e merchandising contribuiu para o aumento da receita desta linha em 19,5% no trimestre e 27,5% no ano.

Receita de Locação - O crescimento de 8,6% na receita de locação no 4T14 reflete o processo de maturação do portfólio e o sucesso na renovatória dos aluguéis, ainda mais considerando as vendas de participações no período. Destaque para o crescimento da receita de aluguel dos ativos em fase de maturação que possuem menos de cinco anos de histórico operacional, ou que recentemente passaram por uma revitalização de 21,9% no 4T14.

Nos próximos anos, o crescimento da receita de locação continuará sendo positivamente impactado pelo aniversário de cinco anos de alguns shoppings, quando ocorre a 1ª renovatória dos contratos de aluguel das lojas satélite e uma marcação à mercado mais significativa.

Custo de Aluguéis e Serviços - O custo de aluguéis e serviços foi 16,6% menor no 4T14 em relação ao 4T13, impactado principalmente pela ausência de gastos pré-operacionais, redução dos custos operacionais e de depreciação e amortização.

A inexistência de um shopping em desenvolvimento no pipeline explica a ausência de gastos pré-operacionais no trimestre. Os custos de comercialização e planejamento continuaram em queda pelo mesmo motivo e pelo menor impacto das expansões em andamento.

Lucro Bruto - O lucro bruto alcançou R$105,1 milhões no 4T14 e R$359,5 milhões em 2014, um aumento de 24,5% e 16,5%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2013.

A redução de custos somada ao crescimento da receita resultou em um aumento da margem bruta de 8,5 p.p. no 4T14.

NOI - No 4T14, o NOI atingiu R$128,4 milhões, aumento de 14,0% em relação ao 4T13. A margem NOI foi de 91,2% no 4T14, um crescimento de 2,6 p.p. frente ao 4T13.

A margem NOI dos ativos com menos de cinco anos de operação apresentou um crescimento de 5,2 p.p. no 4T14. Destaque para o Parque Shopping Maceió e Shopping Parangaba, que completaram o primeiro ano de operação em 2014 e apresentaram crescimento de 15,9 p.p. de margem NOI no 4T14.

Em 2014, o NOI foi de R$443,2 milhões, 13,9% acima de 2013, alcançando uma margem de 90,4%.

(Despesas)/Receitas Operacionais - Nos últimos cinco anos, a Companhia registrou uma queda de 3,6 p.p. das despesas administrativas e gerais como percentual da receita líquida.

No 4T14, a linha de outras (despesas) / receitas operacionais inclui um ganho de R$17,9 milhões com a venda de participação no Shopping da Bahia.

Ebitda e Ebitda ajustado - O Ebitda ajustado foi de R$107,7 milhões no 4T14, um crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. No 4T14, a margem Ebitda ajustado foi 75,1%, a maior da história da Companhia e 1,8 p.p. superior ao registrado no 4T13. No ano, o Ebitda ajustado aumentou 14,0% e atingiu R$370,5 milhões. A margem Ebitda em 2014 foi 73,0%, 0,9 p.p. acima do observado em 2013.

Lucro líquido e lucro líquido ajustado - O lucro líquido da Aliansce no 4T14 foi impactado pelo ganho na venda de participação do Shopping da Bahia. Excluindo os efeitos não recorrentes e não caixa, o lucro líquido foi R$46,6 milhões no 4T14 e R$117,6 milhões em 2014.

FFO e FFO Ajustado (AFFO) - O FFO ajustado (AFFO) alcançou R$66,7 milhões no 4T14, crescimento de 20,7% em relação ao 4T13. A margem apresentou incremento de 4,1 p.p. no trimestre. Em 2014, o FFO ajustado foi de R$194,6 milhões. A margem FFO ajustado foi 35,2% no ano.

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