Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2015 - 07:13

Fundação Volkswagen lança o projeto educativo inédito “Aprendendo com Arte” em Cariacica (ES)


O programa oferecerá formação a um total de 80 educadores em Cariacica, beneficiando 2.400 alunos. Desde 2013, a Fundação Volkswagen atua no Estado, por meio do projeto “Aceleração da Aprendizagem”, que já beneficiou 2.807 alunos e 501 educadores.

São Bernardo do Campo(SP -A Fundação Volkswagen, que é responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, acaba de lançar o projeto “Aprendendo com Arte”, que será oferecido na rede municipal de ensino de Cariacica, no Espírito Santo.

A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica foi realizada na manhã do dia 26 de março(quinta-feira), na Secretaria Municipal de Educação de Cariacica e contou com a presença do Prefeito da Cidade, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior; da secretária de Educação, Beatriz de Oliveira Andrade; do diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e superintendente da Fundação Volkswagen, Dr. Eduardo Barros; da diretora de Relações Institucionais da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; da coordenadora do Instituto Arte na Escola, Roseli Alves; e autoridades do município.

Com objetivos de promover o ensino da arte de forma aprofundada, didática e acessível a todos, como forma de inclusão cultural e social, o projeto “Aprendendo com a Arte” oferecerá formação a um total de 80 educadores do ensino fundamental, gestores de escola, professores de artes e/ou coordenadores pedagógicos em Cariacica. A previsão é que eles multipliquem os conhecimentos sobre artes para, pelo menos, 2.400 alunos de escolas públicas do município. Além de Cariacica, o projeto também será realizado em Aracaju (Sergipe).

A formação dos educadores terá duração de um ano, com encontros presenciais e a distância, que totalizam 85 horas de profundo conhecimento sobre artes visuais. Durante a formação, os educadores também mapeiam o patrimônio cultural local, inclusive com visitas guiadas em espaços como museus; participam de oficinas teóricas e práticas, debates, seminários e palestras. Ao final dos encontros de formação, os educadores promovem uma exposição em local público.

“O ‘Aprendendo com Arte’ oferece formação continuada a educadores das redes públicas de ensino que acreditam na educação como chave para transformar o mundo. A Fundação Volkswagen está sempre inovando e buscando novas formas de educar. Por isso, desde 1979, investe em projetos de educação e desenvolvimento social, promovendo e realizando ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública em nosso País e que fomentem o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.

O “Aprendendo com Arte” nasce com diversos objetivos: considera a arte e a cultura como importante recurso educativo, de desenvolvimento social e inclusão. O projeto forma educadores para disseminar conhecimentos sobre arte, de forma prática e interativa, inclusive trabalhando com novas tecnologias em sala de aula e promovendo visitas a espaços culturais, para despertar a consciência crítica e a cidadania.

Entre os materiais didáticos de apoio estão livros e itens multimídia. O kit inclui o “Caderno Arte + Educação”, produzido por especialistas em integrar arte e educação, que aborda temáticas a serem trabalhadas em sala de aula; o caderno também será disponibilizado para todas as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação do Brasil e está disponível gratuitamente para download na “Plataforma do Letramento”, que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen. Lnk: [www.plataformadoletramento.org.br/acervo-projeto-material.html].

Projeto inédito tem versão 100% a distância - Em março de 2015, o “Aprendendo com Arte” também ganhou uma versão totalmente a distância, oferecendo mais 200 vagas para professores de arte de todo o País. Essa versão 100% on-line está sendo oferecida por meio da “Plataforma do Letramento” [www.plataformadoletramento.org.br].

“Um dos objetivos da Fundação Volkswagen é levar educação e cultura ao maior número possível de pessoas, contribuindo com o desenvolvimento social e a qualidade de vida. A versão 100% on-line do ‘Aprendendo com Arte’ permite que a formação atravesse fronteiras, chegando a um número maior de educadores”, afirmou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

A versão 100% on-line do “Aprendendo com Arte” terá duração de 29 horas, com apoio de tutores que acompanham e auxiliam os participantes, em ambiente virtual. Os módulos do curso totalmente a distância incluem temas como metodologias contemporâneas no ensino de arte, narrativas da fantasia, contação de histórias, games na educação em artes visuais; arte e mídias, como cinema, vídeo, rádio, TV e propaganda; museus virtuais, entre outros.

O “Aprendendo com Arte” é um desdobramento de outro projeto da Fundação Volkswagen, o “Aprender na Pinacoteca”, que foi oferecido entre os anos de 2008 e 2013, tendo beneficiado um total de 6.147 alunos e 258 educadores das cidades paulistas de São Bernardo do Campo e Taubaté, onde a Volkswagen do Brasil tem fábricas, além de São Paulo. Leia mais sobre o “Aprender na Pinacoteca”, abaixo.

Parceiro técnico especializado em arte -Para oferecer o projeto “Aprendendo com Arte”, a Fundação Volkswagen conta com o Instituto Arte na Escola como parceiro técnico. Com sede em São Paulo, o instituto é uma associação civil sem fins lucrativos que desde 1989 qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte por meio da formação continuada de professores da Educação Básica.

Tem como premissa que a arte, enquanto objeto do saber, desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica. Nesse sentido, o instituto desenvolve e implementa materiais educativos e ações para a formação continuada dos professores por meio de Polos em Universidades que formam a Rede Arte na Escola, além de parcerias e projetos realizados com Secretarias de Educação.

“Aprender com a Pinacoteca” beneficiou 6.147 alunos e 258 educadores -O projeto “Aprender com a Pinacoteca”, que foi promovido pela Fundação Volkswagen de 2008 a 2013, ofereceu aulas presenciais em museus com a participação dos estudantes, para detalhar a história da arte, os estilos artísticos e elaborou projetos que foram desenvolvidos nas escolas. O projeto ofereceu formação a professores de arte da rede pública para trabalharem a educação e a inserção social por meio das artes, além de promover visitas aos espaços culturais. O “Aprender com a Pinacoteca” foi uma iniciativa da Fundação Volkswagen em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo. O projeto beneficiou 6.147 alunos e 258 educadores das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Paulo.

Atuação no Espírito Santo -Desde 2013, a Fundação Volkswagen atua no estado do Espírito Santo, por meio do projeto “Aceleração da Aprendizagem”, que já beneficiou 2.807 alunos e 501 educadores em sete cidades, entre as quais Cariacica, Serra, Vila Velha e Viana. O programa reduz a defasagem idade-série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados e para garantir o direito de aprendizagem, o projeto dá apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, corrigindo também problemas de alfabetização com aulas de reforço no contraturno escolar. Os estudantes são preparados durante dois anos, na sala de aceleração, para depois ingressarem na série adequada à sua idade.

Atualmente, o projeto é realizado nos municípios de Aracruz, Linhares e Ibiraçu, beneficiando aproximadamente 75 professores e 400 alunos.

Fundação Volkswagen -Ao longo dos seus 35 anos de existência, a Fundação Volkswagen é responsável por coordenar o investimento social da empresa no País, por meio de projetos com foco em educação e no desenvolvimento social. Tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas em comunidades de baixa renda e a melhoria da qualidade da educação pública. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

A Fundação Volkswagen, apenas por meio de seus projetos educacionais, já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira