Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2015 - 08:52

Ausência, leva prêmio de melhor filme no 27º Festival de Cinema Latino de Toulouse

O Segundo longa do diretor Chico Teixeira tem sua estreia nacional em agosto 2015. Em parceria, a produtora BossaNovaFilms e distribuidora Imovision.

Ausência, o segundo filme de ficção de Chico Teixeira, ganha p prêmio principal do 27º Festival de Cinema Latino de Toulouse. O filme competiu com mais 11 longa-metragens de sete países.

O filme narra a história de Serginho, um jovem em busca de afeto, que aos 15 anos, procura um lugar para si num mundo que lhe obrigou a crescer antes do tempo. As circunstâncias o tornaram o homem da casa, responsável pela mãe (Gilda Nomacce) e pelo irmão pequeno. Num momento de transição, ele sente falta de um amor de verdade, de perspectiva profissional, de carinho. Ele se desdobra para suprir tantas ausências e quase sempre consegue. Até chegar um momento em que tudo entorna, tudo transborda. Serginho quer mais dos seus amigos, pais, do chefe, do professor Ney (Irandhir Santos), e do seu futuro.

O longa-metragem é uma coprodução Brasil/Chile/França. Esta é a segunda parceria entre a BossaNovaFilms e a Chilena Wood Producciones. Anteriormente, produziram juntos “Violeta foi para o Céu”, melhor filme em Sundance 2012, estrelado por Francisca Gavilán, que em Ausência interpreta Ivone, a mulher do mágico.

No Festival do Rio 2014, o filme recebeu o Prêmio Especial do Júri e o Troféu Redentor de Melhor Ator (Matheus Fagundes). Foi a produção mais premiada no FestAruanda 2014, depois de passar pela 38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Em fevereiro, diretor e elenco acompanharam as exibições do filme na mostra Panorama da última Berlinale.

Prêmios> · Cine en Construcción no Art Cinema CICAE em Toulouse 2014 | · Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio 2014 | · Melhor Ator (Matheus Fagundes) no Festival do Rio 2014 | · Prêmio da Crítica (Abraccine) no FestAruanda 2014 | · Melhor Direção (Chico Teixeira) no FestAruanda 2014 | · Melhor Ator (Matheus Fagundes) no FestAruanda 2014 |· Melhor Roteiro (Chico Teixeira, Cesar Turim e Sabina Anzuategui) no FestAruanda 2014.

Perfil de Chico Teixeira — Com uma narrativa que se aproxima do documental, Chico Teixeira tem cada vez mais procurado em seus filmes histórias que retratam conflitos interiores e familiares. É na ansiedade de seus personagens e em seus desejos não realizados que o cineasta se concentra. Seu universo é um mundo verossímil e popular em que capta a intensidade das relações humanas em meio a uma vida simples, tornando-a singular.

O cineasta começou sua carreira dirigindo documentários, sempre com temas que tivessem uma estranheza. Possui em seu currículo os documentários “Criaturas que nasciam em segredo” (1995), “Carrego Comigo” (2000), selecionados e premiados em diversos festivais em todo o mundo. Sua primeira ficção, “A Casa de Alice” (2007), estreou na Berlinale, na Mostra Panorama de 2007, e o projetou internacionalmente, com participação em mais de 60 festivais internacionais, onde recebeu 33 prêmios. Agora, o diretor volta à Berlim com Ausência, seu segundo longa de ficção, premiado no Festival do Rio 2014 e no FestAruanda 2014.

BossaNovaFilmsFundada em 2005, em São Paulo, está entre as principais produtoras do Brasil.

Com expertise no desenvolvimento de conteúdos audiovisuais para todas as plataformas de mídia, tanto no mercado nacional quanto internacional. Possui um castingde diretores e produtores-executivos multidisciplinares que atuam em projetos de entretenimento - cinema e TV, publicidade e brandedcontent. Recentemente, lançou o documentário São Silvestre, de Lina Chamie. Produziu os longas-metragens Tropicália, de Marcelo Machado, exibido em mais de 40 festivais ao redor do mundo e O Samba que Mora em Mim, de Georgia Guerra-Peixe, primeiro longa-metragem da produtora, lançado em 2010. Coproduziu Violeta foi para o Céu, de Andrés Wood, grande vencedor do World Cinema DramaticCompetition, no Sundance Film Festival 2012.

Imovision Presente no Brasil há 25 anos, a distribuidora vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema, com o lançamento de mais de 300 filmes no Brasil.A Imovision tem em seu catálogo realizações de consagrados diretores internacionais e nacionais, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza, Toronto e Berlim. Com foco em títulos de qualidade, foi a responsável por introduzir no Brasil cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos, como o Movimento Dogma 95, o cinema iraniano e o cinema chinês.

Patrocínio—Ausência foi realizado pela BossaNovaFilms com o incentivo da Lei Estadual 12.268 – Programa de Ação Cultural – ProAC-ICMS através do patrocínio das empresas do grupo CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), com o incentivo do Edital 004/2010 de Copatrocínio da Prefeitura de São Paulo e do Programa de Fomento ao Cinema Paulista 2011 - patrocinado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) através da Lei Federal do Audiovisual. O filme ainda conta com o patrocínio da HBO LatinAmericaOriginals e da Logos Engenharia, também através da Lei Federal do Audiovisual, além da coprodução internacional com a Wood Producciones (Chile), através do Programa Ibermedia.

Brasil/Chile/França, 2014, 87 min, cor.: Direção: Chico Teixeira | Roteiro: Chico Teixeira, Cesar Turim, Sabina Anzuategui | Fotografia: Ivo Lopes de Araújo | Montagem: Vânia Debs, ABC | Música: Alexandre Kassin | Elenco: Matheus Fagundes, Irandhir Santos, Francisca Gavilán, Gilda Nomacce, Thiago de Matos | Produtor: Denise Gomes, Paula Cosenza, Lili Bandeira | Produção:BossaNovaFilms | Distribuição: Imovision.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira