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31/03/2015 - 08:52

Profarma: Divisão Varejo e Distribuição Farma se destacam em 2014

No varejo, o crescimento de vendas de 15,6 % na Drogasmil/Farmalife e de 12,5% na Tamoio, melhora de R$ 35,2 milhões no Ebitda da divisão. Distribuição Farma: Crescimento de 3,6% nas vendas e redução das despesas operacionais.

A Profarma divulgou no dia 30 de março(segunda-feira), os resultados referentes ao quarto trimestre e ano de 2014. A receita bruta consolidada alcançou R$ 4,0 bilhões em 2014, praticamente em linha com o registrado em 2013, considerando os eventos societários no período que incluíram e excluíram consolidações de empresas. O Ebitda consolidado somou R$ 65,6 milhões com margem de 1,9%.

O ano de 2014 foi muito importante na história da Companhia. Em meados de junho, a Profarma finalizou o processo de aumento de capital e a associação estratégica com a AmerisourceBergen, formando a Joint Venture Profarma Specialty. Também foi um período de integração, focado em ajustes, no qual se trabalhou na reestruturação das adquiridas, nas áreas administrativas e operacionais dessas empresas e na adequação de seus sistemas. Com isso, a Profarma implantou com sucesso na plataforma Drogasmil / Farmalife o sistema SAP e o novo sistema de gestão de lojas, em fevereiro de 2014.

Na Divisão Varejo, em 2014, a rede Drogasmil/Farmalife apresentou crescimentos de 15,6% nas vendas, de 26,2% considerando o conceito vendas mesmas lojas (SSS) e de 23,0% na venda média loja/mês. No mesmo período de comparação, na rede Tamoio houve evolução de 12,5% nas vendas, além de crescimento na venda média loja/mês de 11,1%, alcançando R$ 558,7 mil, 9,9% maior que a média da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). Com isso, o Ebtida consolidado da Divisão atingiu R$ 18,0 milhões e margem de 2,7%, melhora de R$ 35,2 milhões frente ao resultado negativo de R$ 17,2 milhões registrados em 2013.

A Divisão Distribuição Farma, registrou incremento de 3,6% nas vendas com crescimento de 10,5% no segundo semestre de 2014, quando comparado com o ano de 2013. Ainda houve redução de 0.4 p.p. nas despesas operacionais, que atingiram 8,1% da receita líquida anual ante 8,5% em 2013.

Em 2014, a Divisão Especialidades registrou diminuição de 2,1% e somou receita bruta de R$ 608,8 milhões. O desempenho foi ocasionado pela redução das vendas no setor público e também no segmento de vacinas. Destaque para a categoria oncológicos, com avanço de 26,7% nas vendas levando-se em conta o mesmo período de comparação. Já as vendas do varejo de Especialidades, cresceram 18,0% ante o ano de 2013.

Para Max Fischer, CFO e Diretor de RI, a Profarma atingiu em 2014 um ponto de maturidade no processo de gestão e integração. “Cada iniciativa fez com que a Profarma encerrasse 2014 com um mix de negócios melhor e mais estruturado em termos de retorno dos investimentos do que o verificado há três anos atrás. Consolidamos o posicionamento da Profarma como uma plataforma integrada, verticalizada e com maiores oportunidades de crescimento e geração de valor para os acionistas”, afirma Max.

Comentário da administração sobre os resultados em comunicado: “Em 2014, o ambiente econômico mostrou-se bastante desafiador. O fraco desempenho da economia verificado, principalmente, na atividade industrial que recuou 3,2%, resultou em um PIB (Produto Interno Bruto) de 0,1%. A inflação medida pelo IPCA continuou em patamares elevados, fechando o ano em 6,4%, no limite do teto da meta do Banco Central. A pressão inflacionária levou a autoridade monetária a um ciclo de ajuste da taxa básica de juros que ao final de 2014 chegou a 11,7% a.a.

Na economia internacional, verificou-se uma recuperação mais rápida do que o previsto na economia americana, suscitando apostas quanto ao encerramento do programa de afrouxamento monetário. No entanto, na Europa, em especial os países da zona do euro, apesar da política de manutenção da menor taxa de juros da história com o propósito de estimular o consumo, não houve êxito na retomada da atividade econômica.

Para a Profarma, o ano de 2014 foi de enorme importância. Em meados de junho, finalizamos o processo de aumento de capital e a associação estratégica com a AmerisourceBergen, uma das maiores companhias fornecedoras de serviços e produtos farmacêuticos do mundo, formando aJoint Venture Profarma Specialty. As duas transações representaram aporte de R$ 248,0 milhões na Companhia.

As vendas consolidadas da Companhia atingiram R$ 4,0 bilhões em 2014, praticamente em linha com o ano anterior, porém 7,5% maior, excluindo-se o efeito da desconsolidação da Joint Venture, a partir de julho de 2014.

Da mesma forma, podemos destacar o desempenho positivo da divisão Distribuição Farma, que apresentou crescimento de 10,5% no segundo semestre de 2014 quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Mesmo em um ano no qual o aumento de preços foi de aproximadamente 3,5%, as margens operacionais se mantiveram dentro das expectativas da Companhia, com melhor eficiência operacional, traduzida em uma redução de 0.4 p.p. nas despesas operacionais totais da divisão.

Nos últimos três anos, optamos pela estratégia de diversificação de nossos negócios. Porém, o custo envolvido em um processo como esse não se restringe ao valor dispendido nas operações. Estende-se por um tempo maior e envolve também os recursos investidos na integração e melhorias das empresas adquiridas.

Mas isso, na Profarma, já está ficando para trás. Fizemos, em 2014, nosso dever de casa. Foi um período de integração, focado em ajustes, no qual trabalhamos na reestruturação das adquiridas, nas áreas administrativas e operacionais dessas empresas e na adequação de seus sistemas. Nesse sentido, implantamos com sucesso, na plataforma Drogasmil / Farmalife, o sistema SAP e o novo sistema de gestão de lojas, em fevereiro de 2014.

Neste ano, a divisão Varejo apresentou variação positiva de 13,7% na receita bruta, com destaque para a rede Drogasmil / Farmalife com crescimento de 15,6% no ano. Ainda mais importante foi a recuperação dos resultados operacionais nesta plataforma de R$ 24,6 milhões, ano contra ano, o que levou a Divisão Varejo (incluindo a rede Tamoio) a alcançar margem combinada de 2,7%, comparada a margem negativa de 2,9% no ano anterior.

Nossa confiança no modelo de gestão adotado e na equipe montada para esta divisão também pode ser traduzida pela abertura de 15 novas lojas no ano de 2014, cujos resultados iniciais tem se apresentado em linha com os planejados. As mudanças estruturais e os eventos operacionais e societários nas divisões de Especialidades e Varejo, acabaram prejudicando a base de comparação dos resultados do ano de 2014 com o ano anterior.

Neste sentido, destacam-se as três mudanças mais significativas: (i) a consolidação dos resultados da rede Drogasmil / Farmalife (em 2014, os quatro trimestres e em 2013, apenas um, o 4T13);

(ii) a desconsolidação da divisão de Especialidades, a partir do segundo semestre de 2014, dada a formação da Joint Venture com a AmerisourseBergen; e (iii) eventos não recorrentes nas três divisões.

Como resultado, na comparação do Ebitda consolidado que foi de R$ 65,6 milhões em 2014 ante R$ 95,8 milhões em 2013, observamos diminuição de R$ 30,2 milhões, principalmente em função de:

(i) mudança na consolidação da plataforma Drogasmil / Farmalife responsável pela redução de R$ 5,0 milhões;

(ii) na divisão Distribuição Farma observamos redução de R$ 18,7 milhões, principalmente relacionada ao impacto de aumento de preços menor em 2014;

(iii) redução no Ebitda da divisão especialidades em R$ 8,4 milhões.

Levando-se em consideração estas mudanças, na análise do lucro líquido consolidado, o ano de 2014 apresentou prejuízo líquido de R$ 52,1 milhões, variação de R$ 72,5 milhões com relação ao lucro líquido de R$ 20,4 milhões do ano de 2013. Excluindo-se os eventos não recorrentes (2014 – R$ 39,0 milhões versus 2013 – R$ 11,1 milhões) o ano de 2014 apresentaria um prejuízo líquido bem menor, R$ 13,1 milhões e o ano de 2013 um lucro líquido maior, R$ 31,5 milhões.

A redução do lucro líquido de 2013 para o resultado líquido negativo em 2014, nesta nova base foi devida, principalmente, a três fatores: (i) consolidação da rede Drogasmil / Farmalife em 2014 (os quatro trimestres) comparado com 2013 (apenas o 4T13), responsável por quase 50% desta redução (R$ 20 milhões);

(ii) diminuição no resultado da divisão Especialidades (R$ 9,3 milhões); e

(iii) menor resultado da divisão Distribuição Farma em R$ 18,6 milhões – 50% relacionado ao menor aumento de preços ocorrido em 2014 em relação a 2013.

Os reflexos das evoluções em cada uma das divisões ainda não aparecem integralmente nos resultados consolidados apresentados para o ano de 2014. Contudo, ao avaliarmos o lucro líquido consolidado no 4T14, excluídos os eventos não recorrentes dos dois períodos, é possível observar significativa evolução de R$ 4,4 milhões, atingindo praticamente lucro zero (R$ 0,1 milhão negativo).

Alcançamos, no final do ano, um ponto de maturidade no processo de gestão e integração, com as companhias cada vez mais afinadas em seus processos de gestão. Estamos muito confiantes de que, daqui em diante, iremos gerar valor para os acionistas com base nos benefícios gerados por este processo de diversificação.

Cada iniciativa fez com que a Profarma encerrasse 2014 com um mix de negócios melhor e mais estruturado em termos de retorno dos investimentos do que o verificado há três anos atrás. Consolidamos o posicionamento da Profarma como uma plataforma integrada, verticalizada e com maiores oportunidades de crescimento e geração de valor para os acionistas. Todos os resultados que alcançamos em 2014 – em relação a números e à reestruturação das nossas empresas – não seriam possíveis sem o apoio de nossos colaboradores. Por essa razão, registro aqui meus agradecimentos à confiança, dedicação e suporte que temos encontrados nos clientes, parceiros, acionistas, conselheiros, diretores e nosso time de colaboradores”, concluiu o comentário.

Perfil - A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A atua há 54 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Desde 2013, após a aquisição das redes de varejo Drogasmil / Farmalife e Tamoio, se tornou um dos maiores distribuidores mistos da América Latina e o maior do País. Com 12 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18 milhões de unidades por mês e atende a cerca de 33 mil pontos de venda. No varejo farmacêutico, se tornou a 10ª maior rede do Brasil com 123 lojas no Rio de Janeiro. Cobrindo uma área geográfica que representa aproximadamente 96% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor misto de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas. [www.profarma.com.br].

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