Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2015 - 08:13

Edison Chouest amplia área no Porto do Açu


A Prumo divulgou no dia 31 de março (terça-feira), que a empresa americana Edison Chouest ampliou em 220 metros o cais de sua unidade no Porto do Açu, onde está instalando uma base de apoio logístico offshore e estaleiro de reparos navais para suas próprias embarcações.

Com a expansão, prevista no contrato assinado entre as empresas em abril de 2014, o cais da unidade, que contava com 490 metros, passa agora para 710 metros. A área total alugada no Porto do Açu passa a ser de 411,8 mil m².

“O início da operação do porto e a conclusão desta etapa de obra nos proporciona uma aceleração de todas as discussões que estavam em andamento. A ECO é a maior e mais admirada empresa de apoio offshore do mundo e a expansão de sua área reflete uma procura crescente das empresas de petróleo por soluções que aumentem a produtividade e reduzam seus custos de operação. O Porto do Açu é essa solução”, destaca Eduardo Parente, presidente da Prumo.

Esta é a segunda expansão de cais exercida pela Edison Chouest, que ainda possui duas opções que podem ser realizadas até outubro de 2015. Caso a empresa exerça todas as opções, seu cais poderá chegar a 990 metros.

“A expansão da base no Porto do Açu está em linha com o plano de expansão da Edison Chouest no Brasil, e nos prepara para atender as demandas dos atuais clientes e também do pré-sal. O petróleo está no fundo do mar e a sua retirada é fundamental para o desenvolvimento do nosso País”, disse Ricardo Chagas, diretor da Edison Chouest.

Com a expansão, a base no Porto do Açu, que poderá receber até 14 embarcações, atenderá aos atuais clientes da Edison Chouest. A previsão é que sejam investidos R$ 950 milhões no desenvolvimento da unidade, que deve começar a operar no segundo semestre deste ano. No total, serão gerados 900 empregos na base.

Edison Chouest — Fundada como Edison Chouest Boat Rental em Galliano, Louisiana, em 1960, a empresa Edison Chouest Offshore (ECO) meuip é reconhecida hoje como o mais diverso e dinâmico fornecedor de soluções de transporte marítimo offshore do mundo. ECO opera uma frota crescente de mais de 230 navios, que vão de 87 a mais de 360 metros de comprimento, servindo uma base global de clientes em expansão.

Permanecer na vanguarda de novas tecnologias é uma parte integrante do plano de negócios da ECO, como evidenciado pelos recentes avanços nas áreas de apoio offshore, robótica e construção submarina, sistemas integrados de porto e logística, e comunicações globais.

A capacidade de projetar, construir e operar as suas próprias embarcações, de alta capacidade tecnologicamente superiores, fez da ECO um líder incomparável na indústria marítima.

No Brasil a Edison Chouest possui 70 embarcações de apoio marítimo offshore operando para Petrobras, Shell, Total, Repsol e Chevron, dez ROVs (Veiculo de Operação Remota) e um estaleiro em Navegantes (SC), onde constrói seis embarcações por ano.

Porto do Açu— Com 17 km de píeres, o Porto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 – onshore).

O T1 é dedicado a movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, o T1 já recebeu 13 navios. O terminal pode receber navios do tipo Panamax e Capesize, e está se preparando para receber navios maiores do tipo Very Large Crude Carrier – VLCC.

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com seis e meio quilômetros de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, dez metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. O T2 irá movimentar carga de projetos, contêineres, rochas, bauxita, grãos agrícolas, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo. O terminal também abriga uma área dedicada à indústria de suporte às operações de E&P de óleo e gás.

A primeira operação comercial no canal do T2 aconteceu em novembro de 2014. Desde então, o Terminal já recebeu cinco embarcações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira