Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2015 - 09:14

Usina do Rio Grande do Sul amplia capacidade para 248,6 MW


Energia suficiente para atender 800 mil pessoas.

Com essa obra, Parque Termelétrico da Petrobras alcança potência instalada de 6.944 MW, energia gerada para o Sistema Interligado Nacional .

A Usina Termelétrica (UTE) Sepé Tiaraju, do Parque Termelétrico Petrobras, localizada no município de Canoas (RS), iniciou, este mês, operação comercial em ciclo combinado, disponibilizando 248,6 MW para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Esta energia é suficiente para atender uma população 800 mil habitantes, um acréscimo de 284 mil pessoas em relação à configuração anterior, quando operava em ciclo simples.

Essa usina, que é bicombustível, já operava em ciclo simples com potência instalada de 161 MW, gerando energia a partir de gás natural ou de óleo diesel. Com o fechamento de ciclo (ciclo combinado), a usina passa a utilizar os gases de exaustão resultantes da geração a gás para produzir vapor, gerando energia elétrica também a partir desta fonte.

A UTE Sepé Tiaraju já vinha gerando energia elétrica para o SIN em ciclo combinado, em fase de testes, desde fevereiro deste ano. A partir deste mês, a usina foi autorizada, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a iniciar a operação comercial.

Com o início da geração em ciclo combinado nesta usina e, em janeiro deste ano, na UTE Baixada Fluminense (RJ), o Parque Termelétrico Petrobras alcança uma potência instalada de 6.944 MW, considerando a participação ponderada em usinas de terceiros.

Empreendimento teve 89,68% de mão de obra local— As obras para implantação do ciclo combinado da UTE Sepé Tiaraju geraram cinco mil postos de trabalho diretos e indiretos. No pico da obra, em 30 de abril de 2014, havia 1.257 trabalhadores mobilizados no empreendimento. O índice de mão de obra local atingiu 89,68% e o índice de conteúdo local chegou a 69%, sendo 32% na aquisição de bens e 99% na contratação de serviços.

Desafios superados—Um dos principais desafios desse empreendimento foi sua realização num ambiente com instalações já existentes, pois muitas atividades tinham interferência direta na unidade em operação, o que exigiu esforços de planejamento e logística a fim de assegurar o andamento da obra sem prejudicar o funcionamento da usina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira