Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2015 - 09:25

Vencedores da Prova Desafios 2014 ganham bolsa integral para estudar no CTC/PUC-Rio

Nove estudantes que se destacaram na competição optaram por estudar na PUC-Rio, mesmo passando em outros vestibulares.

Após meses de preparação para a prova Desafios 2014, exame paralelo ao Vestibular PUC-Rio e ao ENEM, nove jovens conquistaram o direito à bolsa integral para cursar os bacharelados de Matemática, Química e Física do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). A competição Desafios busca descobrir novos talentos nestas três áreas e oferecer aos medalhistas a oportunidade de estudar gratuitamente na universidade. Composta de três provas independentes para cada uma das disciplinas, os alunos podem optar por quais e quantas provas concorrer.

O professor Marcelo Maia Costa, coordenador da prova Desafios em Física, destaca o fato de que este ano as notas foram ainda maiores em relação à edição de 2013: “Tivemos um número maior de notas altas. E a competitividade é grande, já que, geralmente, os candidatos já são os melhores alunos de seus colégios”. Entre os vencedores, os estudantes Gabriel da Silva Carvalho, medalha de prata, Gabriel Picanço Costa, bronze, e Nícolas Batista da Silveira, menção honrosa, se matricularam no curso de graduação em Física do CTC/PUC-Rio.

Nícolas Batista, 19 anos, passou para a UFF e a UERJ, mas escolheu a PUC-Rio por ter considerado a infraestrutura da universidade o diferencial em relação às outras instituições de ensino. Segundo o estudante, a graduação em Física é justificada pelo amor e dedicação à ciência. “Quero de alguma forma contribuir com o avanço da ciência que temos hoje, quero deixar o meu nome na história, comprovando uma teoria, criando teorias novas. E pelo fato de amar Física, é claro”, diz ele.

Para o professor Nicolau Saldanha, coordenador da Prova Desafios em Matemática, ganhar uma medalha da Prova de 2014 estava mais difícil, pois o nível dos competidores subiu. Luize D’Urso, de 18 anos, conquistou medalha de ouro e não duvidou na hora de se matricular na PUC-Rio. A estudante já participou de Olimpíadas de Matemática desde os 14 anos, com mais de 15 medalhas conquistadas, tendo recebido bolsas de estudo e prêmios em cursos de Matemática avançada. A jovem campeã, que pretende seguir a carreira acadêmica, passou para outras três universidades: Uerj, UFRJ, UniRio, tendo como preferência a PUC-Rio. “Conheci um veterano estudante da PUC-Rio que participava destas competições de matemática, e cresci ouvindo do ensino de excelência que a instituição oferece. Por isso, desde pequena, eu tinha o objetivo de estudar na PUC-Rio”, ressalta Luize.

O bacharelado em Química conquistou cinco alunos via Prova Desafios: Yanne Szirovicza Chagas Lopes, Letícia Brumatti Pinho, Gabriela Azevedo Sansoni, Pedro Sousa Meireles e Ian Monteiro Werner, todos premiados com menção honrosa pelo ótimo desempenho na prova, já começaram o ano letivo.

Para Ian Werner, 18 anos, ex-aluno da escola Corcovado, as expectativas para os próximos semestres na PUC-Rio são as melhores possíveis. “Eu espero aprender bastante e ter contato com a vida acadêmica. Eu penso em trabalhar com pesquisa e ser professor universitário no futuro.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira