Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2015 - 09:30

Portobello atinge crescimento de 14% na receita líquida em 2014

Crescimento é significativo, já que o setor cresceu apenas 2,1%.

A Portobello S.A., maior empresa de revestimentos cerâmicos da América Latina, divulga seus resultados referentes exercício de 2014. Os principais indicadores desse período são: receita líquida de R$ 949 milhões, 14% superior exercício de 2013. Lucro bruto de R$ 357 milhões, 18% acima de 2013, com 38% de margem. Ebitda de R$ 176 milhões, 13% superior ano de 2013 e margem de 19%. Rede de franquia Portobello Shop atingiu 135 lojas. Fábrica do Nordeste tem início das operações previsto ainda para o primeiro semestre de 2015.

Um ano desafiador para a economia. Assim pode ser definido 2014, quando os consumidores contivessem os gastos e investimentos ligados à construção civil.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção(Abramat), que mede a performance das indústrias de materiais de construção, o setor apresentou retração em 2014, resultando em uma queda de 6,6% no mercado brasileiro em 2014, com relação a 2013.

Ainda segundo a Abramat, as previsões para 2015 não são muito animadoras: o crescimento deve ser 1% maior que em 2014. Contudo, nesse cenário, a Portobello consegue manter sua trajetória e apresenta crescimento de 14% no exercício de 2014.

Com um Ebitda de R$ 176 milhões e margem de 19%, esse resultado é fruto das estratégias adotadas nos últimos anos, bem como das ações tomadas pela administração da companhia tanto referentes a custos e despesas operacionais, como de análise criteriosa em seu plano de investimentos. Por isso, a empresa apresentou ganhos em volume de produção que chegam a 17,2%, originados de investimentos em 8,2% e ganhos de produtividade de 8,7%.

O endividamento líquido da empresa, na casa dos R$ 351 milhões (equivalentes a 1,99x o Ebitda do último ano e que teve o acréscimo de R$ 93 milhões se comparado a 2013), deve-se aos investimentos na fábrica do Nordeste, batizada de Pointer.

A receita líquida, na casa dos R$ 949 milhões, foi 14% superior ao ano de 2013. O mercado interno representa 89% do total, sendo 12% maior que no ano anterior, ganhou destaque no Canal Engenharia e na Portobello Shop. Já a participação no mercado externo, cresceu 34% com relação a 2013. Isso é reflexo do volume de vendas e fortalecimento do Dólar frente ao Real.

Ao longo de 2014, os investimentos em ativos fixos destinados a projetos de crescimento chegaram a R$ 176 milhões, especialmente devido ao programa de expansão, que inclui a construção da nova fábrica. Além disso, para suportar o projeto de crescimento, a Portobello aposta em um novo projeto logístico, que abrange a criação de centros de distribuição com localização estratégica. O resultado: um novo centro em Pernambuco e três em São Paulo (nas cidades de Rio Claro, Itapecerica e Jundiaí).

Para a Portobello, as perspectivas pra o ano de 2015 são: .Manter a implementação dos planos de contenção de despesas e otimização dos recursos, já que o cenário econômico de baixo crescimento ao longo do ano deve continuar;

. Devido ao aumento da taxa de câmbio e as elevadas taxas de inflação, haverá desafios na manutenção dos custos da empresa;

. O desaquecimento previsto no setor imobiliário provocará impacto na demanda do Canal Engenharia, fazendo com que a sejam implementadas novas políticas comerciais e gestão de mix de produtos;

. O plano de expansão da Portobello Shop será mantido, com a previsão de chegar a 150 lojas ao final de 2015;

.Início das operações da fábrica do Nordeste, com alta confiança no potencial dessa nova operação.

Nova fábrica - A nova fábrica, localizada em Alagoas, tem à disposição um milhão de m² de área para expansão e vai gerar 1000 empregos (diretos e indiretos). Com público e portfólio específicos, este empreendimento será o motor de uma nova marca, a Pointer, que foi apresentada na última Revestir e que entra em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano.

Perfil - A Portobello é hoje a maior empresa cerâmica da América Latina, com receita bruta superior a R$ 1 bilhão. Sua produção, próxima de 30 milhões de metros quadrados, atende países dos cinco continentes e também o mercado interno, por meio de revendas multimarcas, da Portobello Shop e do canal de vendas para a engenharia. Os mais de 2.600 funcionários são responsáveis pelo design e inovação de itens que lançam tendências na arquitetura e decoração no Brasil. Sediada em Tijucas, Santa Catarina, a empresa relata seus avanços em responsabilidade socioambiental desde 1997.

Perfil - A Portobello Shop conta hoje com mais de 130 lojas, entre franquias e próprias. Até o final do ano, a previsão é que esse número chegue a 150. As franquias estão instaladas em todas as regiões do Brasil, operadas por mais de 70 franqueados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira