Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/01/2008 - 10:27

Líderes de empresas globais chamam seus pares para participarem de parcerias e melhorarem a governança pública

Nova iniciativa é criada com a participação de CEOs de 14 corporações de diferentes nações.

Davos, Suíça - Um grupo de líderes empresariais fez um apelo aos seus pares para juntarem esforços no sentido de fortalecer a governança pública e instituições públicas como aspecto fundamental da cidadania corporativa. Quatorze CEOs e presidentes globais de empresas de diversos segmentos e regiões, assinaram uma declaração pedindo maior compromisso de empresas com parcerias público-privadas para fortalecerem as políticas e as instituições públicas. O projeto faz parte da Iniciativa de Cidadania Corporativa Global do Forum e é realizado em parceria com o Business for Social Responsibility (BSR), além do AccountAbility, da Corporate Social Responsibility Initiative da Universidade de Harvard e do International Business Leaders Forum.

Entre os signatários, estão os Presidentes/CEOs de empresas oriundas de locais como EUA, Alemanha, Índia, Oriente Médio, Paquistão, etc.

Como resultado desse projeto (chamado Parceria para Fortalecer a Governança Pública – O Desafio de Liderança para CEOs e Conselhos de Administração) será a criado um documento que oferecerá um guia para líderes empresariais que desejam trabalhar com governos e outras partes interessadas para aprimorar o ambiente para crescimento e desenvolvimento sustentável. Ao lançar essa declaração, os signatários sinalizam com uma nova fronteira de cidadania corporativa global e uma nova era de parcerias público-privadas, reconhecendo a crescente convergência das agendas dos setores públicos e privados.

“O fortalecimento da governança pública é um desafio cotidiano para todos. A criação e manutenção da vontade de implementar reformas é um ingrediente crítico em reformas públicas bem sucedidas", comentou Angel Gurria, Secretário Geral da Organization for Economic Co-operation and Development (OECD).

O World Economic Forum, os signatários e as Empresas Parceiras do World Economic Forum trabalharão para avançar esta agenda, compartilhando lições e buscando oportunidades de traduzir a declaração de liderança em ações.

Os signatários são: Kishor A. Chaukar, Diretor Geral, Tata Industries, Tata Enterprises | Richard T. Clark, Presidente e CEO, Merck & Co. | John P. Connolly, Presidente do Conselho Global, Deloitte | Samuel A. DiPiazza Jr, CEO Global, PricewaterhouseCoopers | William H. Gates III, Presidente, Microsoft Corporation | E. Neville Isdell, Presidente e CEO, The Coca-Cola Company, EUA | Alexander V. Izosimov, CEO, VimpelCom | Lubna S. Olayan, CEO, Olayan Financing Company | Mark G. Parker, Presidente e CEO, Nike | Jalees Ahmed Siddiqi, Diretor Geral e CEO, Pakistan State Oil Company (PSO) | James S. Turley, Presidente e CEO, Ernst & Young | Paul S. Walsh, Executivo Chefe do Grupo, Diageo | Michael Wareing, CEO Internacional, KPMG | Jaime Augusto Zobel de Ayala II, Presidente e Chief Executive Officer, Ayala Corporation.

“Nos últimos 18 meses, esse projeto tentou otimizar a compreensão do case de negócios para melhorar a governança pública e oferecer orientações concretas para parcerias público-privadas, a fim de fortalecer a efetividade dessas estruturas e instituições”, disse Richard Samans, Diretor Geral do World Economic Forum.

“A governança pública é um assunto global. Os governos, as empresas e as ONGs não podem trabalhar de maneira separada – tem muito em jogo”, disse John Connolly, presidente do Conselho Global da Deloitte. “Apenas um esforço em conjunto poderá gerar crescimento econômico, sustentabilidade e oportunidades de uma vida melhor para todos".

“Esperamos que ao declarar tão claramente que os negócios têm um papel na parceria para promover a governança pública eficiente, esses líderes abrirão novos canais para parcerias em áreas importantes como a social, econômica e ambiental”, disse Aron Cramer, presidente e CEO do Business for Social Responsibility (BSR), EUA.

“A fraqueza na governança pública prejudica as pessoas e o ambiente de um país”, disse E. Neville Isdell, presidente e CEO da Coca-Cola Company, e presidente de International Business Leaders Forum. “O relatório mostra que as empresas estão diante de uma oportunidade de contribuir para melhorar sistemas de governança e instituições públicas... que são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico sustentável e, conseqüentemente, comunidades sustentáveis e sucesso empresarial.”

“A nossa experiência mostra que onde existe vontade de trabalhar em conjunto dos setores público e privado, há geração de resultados positivos”, disse Jaime Augusto Zobel de Ayala, Presidente e Chief Executive Officer da Ayala Corporation

Os membros do Conselho Consultivo incluem: Ayala Corporation, Deloitte, Deutsche Bank, Diageo, Ernst & Young, KPMG, Merck & Co., Microsoft Corporation, Pakistan State Oil Company (PSO), PricewaterhouseCoopers, Tata Enterprises e The Coca-Cola Company.

Outras empresas apoiando a declaração incluem: The Olayan Group, Nike e VimpelCom.

Perfil da BSR - Business for Social Responsibility (BSR) é uma entidade sem fins lucrativos que ajuda seus 250 membros a integrar assuntos sociais e ambientais em suas estratégias e operações. A BSR oferece a seus membros consultoria, pesquisa, reuniões e ações colaborativas. Sediada em São Francisco e com escritórios em Paris, Beijing, Guangzhou, Hong Kong e Nova York, a BSR trabalha com empresas e outras partes interessadas para criar uma economia mais justa e sustentável. | Site: www.bsr.org

Perfil da AccountAbility - AccountAbility é uma organização internacional sem fins lucrativos fundada em 1995 para promover inovações de responsabilidade para avançar práticas responsáveis em empresas, governos, na sociedade e outras instituições. Seus 200 membros incluem empresas, provedores de serviços, ONGs e entidades de pesquisa, que elegem o conselho internacional com representantes nos cinco continentes. AccountAbility desenvolveu os Padrões AA1000 Sustainability Assurance and Stakeholder Engagement,além de pesquisas sobre governança e a responsabilidade em parcerias, além de ligações entre práticas responsáveis e a competitividade das nações. AccountAbility trabalha com seus membros para criar um alinhamento entre a responsabilidade corporativa e as estratégias empresariais, apoiando a aprendizagem em conjunto e desenvolvendo as ferramentas analíticas. | www.accountability21.net

Perfil do International Business Leaders Forum - O International Business Leaders Forum trabalha com governos, empresas e a sociedade civil para aumentar a contribuição das empresas para o desenvolvimento sustentável. Fundada pelo Príncipe de Gales, é uma organização independente e sem fins lucrativos com o apoio de 100 das maiores empresas do mundo. | www.iblf.org

Sobre a Iniciativa de Responsabilidade Social Corporativa da John F. Kennedy School of Government, Harvard University - A Iniciativa de Responsabilidade Social Corporativa de John F. Kennedy School of Government, Harvard University, é um programa que procura estudar e melhorar as contribuições públicas e entidades privadas. A iniciativa explora a interação de responsabilidade corporativa e políticas públicas, focando no papel das empresas e novos tipos de parcerias entre empresas, governos e a sociedade civil na hora de enfrentar desafios globais de desenvolvimento. Fundada em 2004, a iniciativa desenvolve pesquisas, oferecendo educação e atividades que procuram ligar a teoria com a prática, construindo habilidades de liderança e apoiando diálogo e colaboração entre setores diferentes. | www.ksg.harvard.edu/m-rcbg/CSRI

[Informações completas da Reunião Anual 2008 no site: http://www.weforum.org/annualmeeting]

O World Economic Forum é uma organização internacional independente compromissada em melhorar as condições do mundo, envolvendo lideranças para estruturar agendas locais, regionais e globais.

Incorporada como uma fundação em 1971, e sediada em Genebra na Suíça, o World Economic Forum é imparcial, não tem fins lucrativos e não está ligado a interesses políticos, partidários ou nacionais. | Site: www.weforum.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira