Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/01/2008 - 10:37

Igreja do Outeiro da Glória é restaurada com patrocínio da Petrobras


A Petrobras inaugurou no dia 24 de janeiro, o restauro da igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro, viabilizado com patrocínio da empresa. A construção, que data de 1739, é um dos maiores patrimônios da arquitetura colonial religiosa brasileira. Durante o evento houve a apresentação da Orquestra de Violinos Cartola Petrobras e Missa Solene.

O trabalho de restauro, realizado durante os anos de 2006 e 2007, combateu graves problemas que ameaçavam a solidez da construção da igreja. Além das obras emergenciais, foram restaurados elementos em talha de madeira dos altares laterais e do coro do altar. Os três altares também passaram por processo de conservação. O projeto inclui uma publicação com registro de todo o processo de restauro, além da produção de um vídeo documentário de 15 minutos sobre a recuperação.

Precursora da arquitetura barroca, a Igreja da Glória foi construída na primeira metade do século XVIII, no Rio de Janeiro, em um dos locais mais importantes na historiografia carioca, por ter sido solo de batalhas, das quais saiu ferido mortalmente o fundador da cidade, Estácio de Sá. Quando a família real desembarcou no Rio de Janeiro, em 1808, a igreja se converteu em templo da nobreza. O batismo de D. Maria da Glória (filha de D. Pedro I) foi realizado ali em 1819. A partir de então, todos os membros da família Bragança, nascidos no Brasil, foram consagrados no templo, inclusive o imperador D. Pedro II (1825). Em 1938, a construção foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sua localização faz da igreja um ponto turístico que propicia uma das mais belas vistas da cidade, de onde pode ser observada a baía de Guanabara, o Aterro do Flamengo, com o Museu de Arte Moderna, o Pão de Açúcar, o perfil de Niterói e grande parte do centro comercial do Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira