Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2015 - 05:54

Siemens quebra recorde mundial com novo motor elétrico para aeronaves


Siemens desenvolve um novo tipo de motor elétrico especialmente projetado para uso em aeronaves com relação recorde de potência-peso. O motor de 260 KW de potência e 50 kg será capaz de fornecer uma saída contínua cinco vezes mais potente do que os sistemas de acionamento semelhantes, o que permitirá às aeronaves de maior porte com até duas toneladas de peso de decolagem utilizar motores elétricos pela primeira vez. Os primeiros voos de teste com o motor terão início até o final de 2015.

Para desenvolver o motor que bateu o recorde mundial, os especialistas da Siemens examinaram todos os componentes de modelos anteriores e os aperfeiçoaram até seus limites técnicos. Novas e sofisticadas práticas de simulação e construção leve permitiram que o sistema de acionamento alcançasse uma performance exclusiva de peso-desempenho de cinco quilowatts (kW) por quilograma (kg).

Os motores elétricos de resistência comparáveis ??que são usados ??em aplicações industriais oferecem menos de um kW por kg. O desempenho dos sistemas de acionamento utilizados em veículos elétricos é de cerca de dois kW por kg. Uma vez que o novo motor fornece seu desempenho recorde em velocidades de rotação de apenas 2.500 rotações por minuto, ele pode acionar hélices diretamente, sem o uso de uma transmissão. "Esta inovação permitirá construir aviões híbridos elétricos de série com quatro ou mais assentos", disse Frank Anton, Chefe da eAircraft na Siemens Corporate Technology, unidade central de pesquisa da empresa.

Na próxima etapa, os pesquisadores da Siemens deverão aumentar a produção ainda mais. "Estamos convencidos de que o uso de propulsores híbridos elétricos em aviões regionais com 50 a 100 passageiros será uma possibilidade real no médio prazo", disse Anton.

Grupo Siemens no Brasil -—A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas pelas divisões: Power and Gas; Wind Power and Renewables; Power Generation Services; Energy Management; Digital Factory; Mobility; Building Technologies; Healthcare; Process Industrial and Drives. A empresa é lider no fornecimento de equipamentos médicos para diagnóstico por imagem, como tomógrafos computadorizados e ressonância magnética, bem como diagnóstico laboratorial. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos oito anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 12 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira