Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2015 - 07:29

Peel Ports participa do Intermodal 2015 com palestra sobre sustentabilidade e eficiência em portos


Patrick Walters, diretor comercial do grupo britânico, defende reformulação do modelo de “mega portos” e apresenta projeto Liverpool2 por uma nova era logística no Reino Unido.

São Paulo – A Peel Ports, um dos maiores grupos de portos do Reino Unido, é palestrante e expositora da 21ª Intermodal South America, feira internacional de logística, transporte de carga e comércio exterior, que acontece de 7 a 9 de abril, no TransAmérica Expo Center, em São Paulo.

Em sua palestra, o diretor comercial do grupo, Patrick Walters, defenderá que a tendência de “mega portos” pode trazer diversas perdas à cadeia logística global, como congestionamentos, elevação de custos e impactos ambientais. Segundo Walters, é necessário reformular radicalmente esse modelo, integrando portos regionais de forma mais eficaz ao desenho da rede de abastecimento global.

“A seleção de portos precisa ser baseada em proximidade ao mercado. Carregar ou descarregar mercadoria em portos distantes à sua origem ou ao seu destino é custoso, ineficaz, arriscado e negativo ao meio ambiente”, afirmou Walters antes do evento. “O modelo de usar ‘mega portos’ como principal acesso ao interior dos países precisa ser questionado”.

A Peel Ports opera sete dos mais importantes portos da Irlanda e do Reino Unido: Belfast, Dublin, Glasgow, Heysham, Liverpool, Manchester e Sheerness.

“Utilizar portos regionais, perto dos centros de importação e exportação, com transbordo acontecendo em portos de transbordo, é uma solução concreta para combater o congestionamento e aumentar as oportunidades para um transporte de carga eficaz”, explicou o executivo. “Entregar carga marítima mais perto do destino final reduz o custo do transporte e elimina o atraso associado ao atual padrão de embarques remotos”.

Com o tema “Reduzindo custos da cadeia logística e emissões de carbono, estando próximo de seus mercados”, a palestra de Walters é parte da conferência “Meio Ambiente nos Portos” no Intermodal e acontece terça-feira, dia 7, às 16h.

Liverpool2 - Na ocasião, Patrick Walters também apresentará o investimento de £300 milhões da Peel Ports no porto de Liverpool, na Inglaterra, para criar um dos portos mais modernos e avançados tecnologicamente do norte da Europa. Ele falará sobre os planos da Peel Ports para o projeto, chamado “Liverpool2”, e contará como os aprimoramentos representam uma nova era para o setor de logística no Reino Unido e na Irlanda.

Localizado no centro do Reino Unido, com mais de 35 milhões de consumidores – ou 65% de sua população – a um raio de 250km de distância do porto, Liverpool2 será inaugurado em dezembro deste ano. Agora, o porto de Liverpool tem capacidade restrita a navios de contêineres de até 4 mil TEUs. O novo terminal de contêineres terá como alvo embarcações entre 10 mil e 13,5 mil TEUs e seu desenho permite receber navios de até 20 mil TEUs.

Com o Liverpool2, as proprietárias de carga poderão, pela primeira vez, requisitar às companhias marítimas que direcionem navios maiores ao coração do Reino Unido, região que concentra a indústria de carga e logística britânica1. Evitando as longas viagens por rodovia ou ferrovia, necessárias para desembarques em portos como Felixstowe, Southampton e London Gateway, Liverpool2 reduzirá custos de transporte, congestionamentos e a emissão de carbono para empresas importadoras e exportadoras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira