Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2015 - 08:29

Banco do Brasil faz mudanças no conselho diretor

O Conselho de Administração do Banco do Brasil aprovou mudanças que vão gerar ganhos de eficiência operacional, mais sinergia entre áreas afins e complementaridade de serviços na estrutura de diretorias e vice-presidências.

Importante ressaltar que as adequações não implicam incremento de despesas, redução de quadros ou alterações nas metas de eficiência operacional previstas para o período 2015-2019. Há compensação entre estruturas geradas pela unificação de áreas convergentes, pela composição de sinergias entre setores que atuavam de forma paralela, pela racionalização de processos e pela absorção, por outras áreas do Conglomerado, de funções antes delegadas a diretorias. Tais esforços, dentre outros, visam aprimorar a governança corporativa, fortalecer a atuação em áreas estratégicas - infraestrutura, arena digital, meios de pagamento, seguridade, marca, inclusão financeira – bem como otimizar atividades, com revisão de redundâncias.

Principais medidas—Uma das medidas aprovadas é unificação da vice-presidência de Varejo, Distribuição e Operações - a qual supervisionava milhares de funcionários, sobretudo os que atuam nas agências - com a vice-presidência de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável. A vice-presidência que resulta desse processo é a vice-presidência de Distribuição de Varejo e Gestão de Pessoas.

A racionalização gerada pela unificação dessas duas vice-presidências permite que o Banco passe a dedicar uma vice-presidência específica para coordenar os negócios estratégicos relacionados aos grandes projetos de infraestrutura que surgem com o êxito dos modelos de concessão. A vice-presidência de Serviços e Infraestrutura vai também zelar pelas áreas de suprimentos, de gestão de serviços compartilhados e outros serviços de infraestrutura, como os relativos à modernização de aeroportos regionais.

As complementaridades existentes entre a Diretoria de Marketing e Comunicação e a Diretoria Estratégia e Organização serão unificadas na Diretoria de Estratégia da Marca. Assim, com a otimização de estruturas geradas por esse processo, o BB vai poder investir na sinergia de estratégias da arena digital, com a Diretoria de Negócios Digitais.

As funções da Diretoria Seguros, Previdência Aberta e Capitalização serão absorvidas pela BB Seguridade. Desse modo, pela maior racionalidade de estruturas, cria-se a possibilidade de se transformar a Unidade de Contadoria em diretoria, fato que, ao agregar responsabilidade estatutária ao Contador Geral, aprimora sobremaneira o processo de Governança Corporativa.

A vice-presidência de Agronegócios e MPE passa a supervisionar a Unidade de Negócios Sociais (UNS), que resulta da reestruturação da UDS - Unidade de Desenvolvimento Sustentável. A UNS vai centralizar a a gestão dos produtos do BB voltados à inclusão financeira: MPO, FIES e Crédito Acessibilidade, por exemplo.

Perfis—Em paralelo a essa maior racionalização de estruturas, buscou-se a identificação dos perfis mais adequados para estar à frente dos novos modelos de atuação do Conselho Diretor. A Vice-presidência de Serviços e Infraestrutura será ocupada pelo ex-ministro dos Transportes César Borges, que volta ao BB após ter exercido as funções de vice-presidente de Governo no período de 16/05/2012 a 02/04/2013. A vice-presidência de Distribuição de Varejo e Gestão de Pessoas estará sob responsabilidade de Paulo Ricci, até então vice-presidente de Varejo, Distribuição e Operações. O diretor de Controladoria, Marco Mastroeni, passa a responder pela Diretoria de Negócios Digitais. Em seu lugar, para a diretoria de Controladoria, foi eleito pelo CA o nome de Gustavo de Faria Barros. Eduardo César Pasa deixa de ser gerente-geral da Unidade Contadoria, para, como estatutário, se tornar Diretor de Contadoria. Luis Aniceto será o Diretor de Estratégia de Marca.

Por fim o Banco do Brasil homenageia especialmente o ex-vice-presidente Robson Rocha, que se aposentou após seis anos atuando como vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável, no Conselho Diretor do BB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira