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29/01/2008 - 07:18

Nova solução da MasterCard ajuda empresas a gerenciar despesas com hotéis

Principal benefício do Corporate Travel Account Hotel é conciliar as informações de pagamento para que as empresas possam gerenciar os custos de maneira sistêmica.

São Paulo - As despesas com viagens corporativas no Brasil continuam crescendo. Nos últimos cinco anos a taxa de crescimento foi da ordem de 20%, e, em, 2007, mesmo com a crise aérea, foi registrado um aumento de cerca de 10%.

Atenta ao tamanho do mercado e da oportunidade – são cerca de R$ 10 bilhões de potencial - a MasterCard Worldwide está lançando no Brasil sua solução de conciliação de informações financeiras e gerenciais para hotéis, o Corporate Travel Account Hotel (CTAH), a mais recente novidade de seu pacote exclusivo para o mercado de viagens corporativas - a plataforma “MasterCard Business Travel Solution – MBTS”, que engloba também o Corporate Travel Account Airline (CTAA), lançado em junho do ano passado e o tradicional cartão corporativo.

“O novo CTAH é um produto inovador, que beneficia toda a cadeia de pagamentos de despesas com hotéis. Ele põe fim à cobrança manual feita pelas agências, realiza, eletronicamente, a conciliação das despesas financeiras e gerenciais, e, por fim, reduz os custos de todo o processo”, afirma Regina Rocha, vice-presidente de vendas de produtos comerciais da MasterCard Brasil.

“Tanto o CTAA quanto o CTAH foram desenvolvidos com o objetivo de auxiliar as empresas no gerenciamento de seus gastos com viagens – passagens aéreas e hotéis. O grande diferencial desses dois produtos é que, além de oferecer as tradicionais informações sobre os gastos dos usuários como número do cartão, valor da transação e data, ambos fornecem informações gerenciais, como, por exemplo, o centro de custo em que será alocada a despesa”, explica Regina.

Fim da cobrança manual - Atualmente, de acordo com a executiva, mais de 70% das despesas de hospedagens são faturadas pelas agências de viagens às empresas. Ou seja, as agências fazem as reservas nos hotéis para as empresas, e os funcionários se hospedam e “fecham a conta” no momento do check-out. As faturas são enviadas para as agências, que cobram seus clientes, no mínimo, três vezes ao mês e pagam os hotéis dentro dos prazos acordados. “Além do esforço que todo esse trabalho implica, as agências ainda são oneradas pelo descasamento do fluxo de caixa”, afirma Regina.

De acordo com Regina, tanto o CTAA como o CTAH têm soluções semelhantes, porém, para o CTAH, o nível de sofisticação é mais elevado. “Além do custo da diária, são disponibilizadas informações relativas aos demais custos da hospedagem, como frigobar, telefone, lavanderia e demais serviços. Essas informações podem ser fornecidas tanto pelo próprio hotel quanto por prestadores de serviços terceirizados.

O CTAH também adota o mesmo conceito “Plug and Play” do CTAA, ou seja, o banco consegue implantar a solução a curto prazo, o que permite que até mesmo os pequenos emissores a comercializem, já que dispensa investimentos, por exemplo, em desenvolvimento de sistemas.

Segundo Regina, os benefícios dessa nova solução se refletem em todas as pontas da cadeia: os bancos ampliam o relacionamento com seus clientes e podem aumentar rapidamente seu faturamento ao levar para o mundo do cartão de crédito o processo de cobrança de despesas com hotéis. As empresas automatizam a cobrança, passam a ter melhor controle dos seus custos de viagens, deixam de fazer os pagamentos em várias faturas ao mês, o que simplifica o processo, e ainda passam a obter informações detalhadas sobre as despesas com os hotéis. As agências de viagens também saem ganhando, pois o risco de crédito passa a ser dos bancos.

Como funciona - O CTAH funciona de forma semelhante ao do CTAA. A Redecard, adquirente da MasterCard, captura e processa as informações das transações efetuadas com os cartões da bandeira, como número do cartão, valor e estabelecimento e envia os dados diretamente para o sistema de processamento de conciliação da MasterCard. As agências enviam para a MasterCard as informações gerenciais, como centro custo, nome do hóspede, departamento etc, enquanto os hotéis e/ou prestadores de serviços de informações (redes homologadas*) enviam os dados relativos à estadia de forma detalhada. * habilitadas a enviar informações para o sistema de conciliação da MasterCard .

Perfil da MasterCard Worldwide - A MasterCard Worldwide avança no comércio global ao fornecer um vínculo econômico crítico entre instituições financeiras, negócios, possuidores de cartões e comerciantes em todo o mundo. Como franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processa mais de 16 bilhões de transações a cada ano, e fornece serviços de análise e consultoria líderes na indústria para clientes de instituições financeiras e comerciantes. Através de sua família de marcas, incluindo MasterCard®, Maestro® e Cirrus®, a MasterCard atende consumidores e negócios em mais de 210 países e territórios. | Site: www.mastercardworldwide.com

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