Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2015 - 08:37

A ordem é ter pensamento positivo, afirmam lideranças governamentais e empresariais sobre a crise econômica

Para agentes públicos e empresários presentes na 21ª edição da Intermodal South America, que acontece em São Paulo,o período de recessão econômica será superado. “Se há um setor que pode responder a este momento difícil é o portuário”, destacou o ministro dos Portos, Edinho Araújo.

A turbulência na economia é momentânea e logo será superada pela ação do Governo Federal e pela proatividade das empresas. Está é a mensagem que marca este primeiro dia da 21ª edição da Intermodal South America, principal encontro do setor de logística, transporte de cargas e comércio exterior das Américas. O evento, que acontece no Transamerica Expo Center, em São Paulo, reúne até quinta-feira [9 de abril] mais de 680 marcas expositoras de 25 países, além de um público previsto de cerca de 49 mil visitantes.

“Nestes 21 anos a Intermodal testemunhou vários momentos de desenvolvimento e de crise e mantém intacta a sua confiança no mercado e nas decisões do governo. Mesmo passando por um período de recessão econômica, realizamos a maior edição de todos os tempos”, ressalta Joris Van Wijk, presidente da UBM Brazil, realizadora da feira. E completa: “Reunimos aqui todas as empresas que querem formalizar novos negócios e cooperar com o desenvolvimento do País. Esta Intermodal será lembrada como a edição da retomada do crescimento”.

O ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo, participou da cerimônia de abertura e destacou a importância da feira: “A Intermodal South America é uma referência para o País e para o mundo, uma vitrine do que temos de melhor. Eu sou um eterno otimista. Nos momentos mais difíceis é que temos a criatividade para superarmos os obstáculos. Se há um setor que pode responder a este momento difícil é o portuário, como podemos ver aqui”.

Referência O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mario Povia, também chamou a atenção para o papel da Intermodal no desenvolvimento do setor portuário: “A feira é uma referência internacional e nacional em infraestrutura e é um sucesso por reunir as principais lideranças governamentais e empresariais”.

Povia também falou sobre o cenário econômico do País. “Não vivemos uma catástrofe. Precisamos de paciência com os investimentos em infraestrutura, pois é um processo que precisa de maturação. O PAC 2 destinou R$ 43,8 milhões para 241 ações. O que temos que combater é a burocracia. Os meios não podem sobrepor os fins”.

Herbert Drummond, secretário de política nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, deixou uma mensagem de otimismo: “Temos a certeza que a atual fase é momentânea e não vai atrapalhar o andamento dos investimentos. Recebemos nas últimas duas semanas três visitas de grupos de investidores estrangeiros atrás de oportunidades. O ajuste fiscal será passageiro e trás oportunidades pelo esforço técnico e de busca de confiabilidade do governo brasileiro. Não vejo o porque desse sentimento de pânico”.

O superintendente executivo da Caixa Econômica Federal em São Paulo, Gustavo Portela, reafirmou o compromisso da instituição com o segmento portuário. “Para a Caixa é fundamental estar presente na Intermodal. Aqui nós fortalecemos a nossa missão. Só em 2014 investimos R$ 33 bilhões em infraestrutura de transportes e logística”, explicou.

Matheus Miller, secretário-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), também frisou a importância da feira: “É sempre importante para a ABTRA ser parceira da Intermodal, principalmente neste momento em que o País passa por um período complicado em sua economia e as empresas precisar unir os esforços para manter a competitividade”.

Secretário estadual destaca retomada de concessões ferroviárias—O secretário estadual de Logística e Transportes de São Paulo, Duarte Nogueira, ressaltou a orgulho do Estado receber a Intermodal South America. “A feira é um excelente ambiente de negócios em um momento que o Governo Federal sinaliza com a retomada das concessões ferroviárias no segundo semestre. Torço para que o mesmo ocorra com os aeroportos. Temos cinco em São Paulo aguardando o processo”, destacou.

Ele citou, também, as discussões entre o governador Geraldo Alckmin e a presidente Dilma Rousseff sobre investimentos para viabilizar o Ferroanel, obra essencial para escoar a carga entre o Interior e o Porto de Santos.

TCU pode liberar arrendamentos nos próximos dias, afirma ministro—O ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo, afirmou que espera para os próximos dias a liberação, por parte do TCU (Tribunal de Contas da União), das licitações das áreas do Bloco I do Programa de Arrendamentos Portuários. São 29 áreas no Porto de Santos e cinco portos do Pará, de um total de 150 áreas públicas a serem arrendadas pelo Governo Federal.

Presidente da Abnut quer posição do governo sobre concessões—Durante o Painel “Cenário, Investimentos e Infraestrutura” do Seminário Político Econômico, uma das conferências da Intermodal South America 2015, o presidente-executivo da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga (Abnut), Luiz Henrique Teixeira Baldez, defendeu uma definição, por parte do Governo Federal, sobre qual modelo de concessão ferroviária será implantado no País.

“Fizemos um estudo recentemente sobre o modelo pretendido pelo governo em que o setor privado implanta a via férrea e a Valec compra a capacidade e revende para operadores independentes. O resultado é que, com isso, o governo só vai recuperar 45% do investimento, ou seja, o modelo requer subsídio. O ministro da economia vai dizer que não tem dinheiro e diremos, então, que não haverá ferrovia”, explicou Baldez.

Além disso, ele pede celeridade no processo: “Se este modelo começar agora só teremos ferrovias em 2023. O nosso processo licitatório é muito complexo”.

Segundo Dia - A Intermodal South America, que segue com a sua programação até a próxima quinta-feira, terá entre seus destaques de amanhã a realização da Tank Storage com tema focado em segurança para armazenamento de líquido a granel no programa de conferências Intermodal e as palestras gratuitas do Solutions Forum.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira