Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2008 - 07:29

World Economic forum lança iniciativa para melhorar o uso de recursos nas cidades

Davos, Suíça - Prefeitos, governadores regionais e o setor privado se reuniram em Davos para lançar a Iniciativa Slimcity do World Economic Forum. Slimcity é uma troca entre as cidades e o setor privado para apoiar ações de uso eficiente de recursos em metrópoles – as iniciativas incluem energia, água, lixo, mobilidade, planejamento, saúde e mudanças climáticas.

Slimcity oferece um ambiente sem riscos e dinâmico por meio do qual as cidades e o setor privado podem explorar soluções práticas, trocar conhecimentos e mostrar as melhores práticas. Existem inúmeras organizações de prefeitos no mundo; entretanto, a Iniciativa Slimcity do World Economic Forum é a primeira a reunir os líderes de cidades em um diálogo com os principais empresários.

Representando os governadores regionais e prefeitos presentes em Davos, o prefeito de Londres, Ken Livingstone, afirma: “Acredito que, como líderes de metrópoles, a nossa participação no World Economic Forum pode ajudar a criar a agenda global em favor das cidades, para implementar ações decisivas em assuntos como mudanças climáticas e outros temas importantes. Por meio da Iniciativa Slimcity, eu e outros prefeitos poderemos informar os líderes empresariais como eles podem ajudar estas cidades a realizarem todo seu potencial.”

O Slimcity é uma parceira entre o World Economic Forum, o Banco Mundial, a Agência Internacional de Energia e a ICLEI, a rede global de cidades.

Membros do Conselho Diretor de Slimcity e Conselheiros da Iniciativa Slimcity: Fatih Birol, economista chefe e chefe da Divisão de Análise Econômica, Agência Internacional de Energia, Paris. Alan L. Boeckmann, Presidente e CEO, Fluor Corporation, EUA | Mark P. Frissora, presidente e CEO, Hertz Global Holding, EUA | Shintaro Ishihara, governador de Tóquio, Japão | Ken Livingstone, prefeito de Londres, Reino Unido | Peter Löscher, presidente e CEO, Siemens, Alemanha | Gerard Mestrallet, presidente executivo, presidente e CEO, Suez, França | Letizia Moratti, prefeita de Milão, Itália | André Navarri, presidente, Bombardier Transportation, e vice-presidente executivo, Bombardier, Canada | Gavin Newsom, prefeito de São Francisco, EUA | Konrad Otto-Zimmermann, secretário Ggral, ICLEI - Governos Locais para Sustentabilidade, Canadá | Enrico Peña Nieto, governador do Estado do México, México | Ralph Peterson, presidente e CEO, CH2M HILL Companies, EUA | James Rogers, presidente e CEO, Duke Energy Corporation, EUA.

Este ano, o World Economic Forum focou a sua atenção nas cidades, reconhecendo seu papel fundamental para enfrentar os desafios do mundo, e também admitindo as oportunidades que apresentam. É estimado, pela primeira vez na história, que mais da metade da população global – cerca de 3,3 bilhões de pessoas – vivem hoje em áreas urbanas. Até 2030, este número deve aumentar para quase 5 bilhões, e até 2050, estima-se que 80% da população mundial viverá em cidades.

Com o progresso da urbanização, as cidades se tornaram centros de interação social, consumo e emissões de gases. Esta concentração de atividades, combinada com o aumento da liderança de prefeitos e governadores, apresenta uma oportunidade para as cidades se tornarem uma força poderosa para mudança global, especialmente em áreas importantes de eficiência energética e mudança climática. No entanto, mais urbanização também intensifica os desafios dos líderes dessas cidades, e das empresas que trabalham por e dentro delas.

Os líderes de cidades e empresas reconhecem a sua responsabilidade conjunta em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e avançar seu impacto no mundo. Assim, estamos testemunhando uma mudança na equação do poder, com as cidades de todo o mundo surgindo como líderes para, freqüentemente, demonstrarem que políticas localizadas e independentes podem ser muito mais eficientes do que iniciativas nacionais.

Perfil - O World Economic Forum é uma organização internacional independente compromissada em melhorar as condições do mundo, envolvendo lideranças para estruturar agendas locais, regionais e globais.

Incorporada como uma fundação em 1971, e sediada em Genebra na Suíça, o World Economic Forum é imparcial, não tem fins lucrativos e não está ligado a interesses políticos, partidários ou nacionais. | www.weforum.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira