Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2015 - 07:45

Secretaria de Estado de Cultura lança livro sobre moda


Publicação é a versão em português do Vocabulary of Basic Terms for Cataloguing Costume do ICOM.

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a Superintendência de Museus e a Casa da Marquesa de Santos -Museu da Moda Brasileira, em parceria com o Costume Committee do International Council of Museums- ICOM, estão lançando Termos Básicos para Catalogação de Vestuário, a adaptação para o português de Vocabulary of Basic Terms for Cataloguing Costume, publicado pelo ICOM em 1982.

O lançamento oficial da versão impressa do livro acontecerá na Babilônia Feira Hype, no clube Monte Líbano, no dia 11 de abril de 2015(sábado), às 18 horas, após a realização de debate com a participação de Mariana Varzea, Superintendente de Museus da SEC; Michelle Kauffmann, organizadora da publicação; as jornalistas de moda Iesa Rodrigues e Marcia Disitzer; Paula Acioli, coordenadora do curso de Gestão de Negócios no Setor da Moda da FGV Rio; e Cecilia Castro, gestora de Acervo Digital e Figurino.

A edição virtual estará disponível para download, a partir de 13 de abril, no site da Superintendência de Museus: [http://www.museusdoestado.rj.gov.br].

Abrangendo vestuário feminino e masculino, o livro ajuda a entender a singularidade do universo da moda e dos costumes, sendo uma importante ferramenta não somente para museus, mas também para estilistas e demais interessados pelo assunto.

Criada sob a forma de um glossário, a publicação traz 103 verbetes ilustrados, 38 materiais e 64 técnicas, de forma a apresentar aos leitores os termos mais utilizados na catalogação de vestuário. Traz curiosidades, também, como 21 tipos de manga e 24 tipos de chapéu.

Eva Doris Rosental, secretária de Estado de Cultura, lembra que "a SEC é pioneira no reconhecimento da moda como parte de uma valiosa herança cultural. Apoiamos, desde 2009, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, projetos de criação nesta área. A Secretaria compreende a moda como um setor criativo potente e importante representação cultural do Rio de Janeiro e do Brasil, de ontem, hoje e amanhã”.

"Buscamos oferecer gratuitamente a publicação em formato impresso e digital, de forma a torná-la um instrumento accessível para a documentação museológica das coleções brasileiras", diz a Superintendente de Museus, Mariana Varzea.

“Essa publicação é fruto do trabalho das equipes da Casa da Marquesa de Santos e da Superintendência de Museus na criação e consolidação do Museu da Moda Brasileira, cujo objetivo principal é reconhecer a moda como bem cultural e elemento fundamental para a reflexão sobre nossa identidade e diversidade”, aponta a diretora da CMS, Marcia Bibiani.

"A parceria com o Costume Committee, o comitê internacional responsável pela pesquisa relativa à documentação e à preservação de objetos de vestuário, proporcionou a base conceitual desta publicação, que buscou não apenas ser uma referencia para o Brasil, mas também dialogar com os demais países de língua portuguesa que fazem parte da comunidade do ICOM", fala Michelle Kauffmann Benarush, organizadora do livro.

A adaptação reflete uma adequação às especificidades do português já na escolha pelo termo “vestuário” no título, que "abraça os conceitos da moda, da cultura, da estética e dos costumes", aponta Michelle.

Lançamento do livro Termos Básicos para Catalogação de Vestuário, dia 11 de abril(sábado), às 18 horas, na Babilônia Feira Hype – Clube Monte Líbano, Avenida Borges de Medeiros, 701 – Leblon.

"Hype Fashion Talk Show" – Moda e Museu com Iesa Rodrigues e Marcia Disitzer (Jornalista de moda)

Convidados: Mariana Varzea – Superintendente de Museus da SEC |Michelle Kauffmann – Coordenadora de Acervo Casa Marquesa de Santos-Museu da Moda Brasileira| Paula Acioli – Idealizadora e coordenadora do curso de Gestão de Negócios de Moda – FGV/RJ | Cecilia Castro – Gestora de Acervo Digital de Figurino | Robert Guimarães – Diretor da Babilônia Feira Hype e presidente do Inbracultmode.

“Termos Básicos para Catalogação do Vestuário”: uma adaptação do Vocabulary of Basic Terms for Cataloguing Costume | Secretaria de Estado de Cultura / Funarj / Superintendência de Museus-ICOM Internacional Committe for Museums and Collection of Costume | Editora: Nova Imprensa Oficial do estado do Rio de Janeiro | Organização e Adaptação do Original: Michelle Kauffmann Benarush | Revisão Técnica: Maria Cláudia Bonadio | Pesquisa e Colaboração: Márcia Bibiani, Daniela Ejzykowicz | Ilustração: Daniela Ejzykowicz | Agradecimentos: Claudia Porto, Cheyenne Pereira, Thiago Jatobá, Vivian da Mata Fava e equipe da Superintendência de Museus | Vestido Império: Acervo Casa da Marquesa de Santos | Foto: Caíque Bellato | 52 Páginas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira