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09/04/2015 - 07:54

Pesquisa Game Brasil 2015 aponta que 92,7% dos brasileiros preferem jogar games do que praticar esportes

Pesquisa Game Brasil 2015 realizada pela Sioux, Blend New Research e a ESPM, é a nova leitura de campo que traça o perfil do gamer brasileiro. Rio de Janeiro, ocupa o segundo lugar do Ranking Nacional, dos mais aficcionados em games.

São Paulo—Com a Pesquisa Game Brasil 2015 realizada em 25 Estados e o Distrito Federal, contando com a participação de 909 respondentes mostra que 92,7% trocam o esporte pelos games.

Os games viraram os queridinhos do público brasileiro, e com certeza uma das primeiras escolhas dentre as opções de diversão.

Praticar esportes ainda não saiu da lista, mas fica em último lugar quando falamos de games, com 86,7%. Sair com os amigos, ainda é a primeira pedida do público com 96,3%,seguido de ir ao cinema com 93,4% e acessar redes sociais com 92,9%.

Pesquisa Game Brasil 2015—A Pesquisa Game Brasil 2015, realizada pela Sioux, referência nacional em games e gamificação, e pela Blend New Research, empresa de pesquisa especializada em consumo, é a nova leitura de campo que traça o perfil do gamer brasileiro. Em 2013 a primeira versão realizada em parceria com o núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM trouxe uma abordagem abrangente dos hábitos de consumo focado principalmente no segmento mobile.

Para a nova pesquisa houve uma ampliação nos segmentos, que agora abrange não apenas mobile (smartphones e tablets) como também consoles e computadores, além de novos temas como o comportamento de pais e filhos em relação ao uso de jogos nos momentos de lazer.

A base de pessoas e a metodologia foram as mesmas da pesquisa anterior, abrangendo 25 Estados e o Distrito Federal, com 909 entrevistas realizadas no mês de Janeiro. "Tivemos uma boa consistência dos dados e uma evolução gradual do mercado. Aproveitamos para incluir novos segmentos para ampliar a visão 360º do setor de games", afirma Lucas Pestalozzi, presidente da Blend Research International. "O mercado mobile se consolida como a maior plataforma de jogos, porém a barreira da compra continua sendo o maior desafio para quem desenvolve, uma vez que 75% das pessoas só fazem downloads gratuitos" - afirma Guilherme Camargo, CEO da Sioux.

Fatos Interessantes: o gamer brasileiro continua com um perfil multiplataforma — 78,6% joga em mais de um dispositivo. O mais popular é o smartphone, com 82,8% da amostra, ultrapassando o computador/notebook, que em 2013 estava na liderança, com 71,3% e os consoles 56,2%. Os tablets também ganharam espaço e aparecem com 37,4%, 6.4 pontos percentuais a mais do que no painel passado. "A novidade ficou por conta da expansão das Smart TVs que já aparecem também como uma plataforma para jogos com 6,1%", afirma Lucas, da Blend Research International.

Em 2013 as mulheres representavam 41% dos gamers no Brasil. Neste novo painel já são 47,1% e a faixa etária mais representativa é de 25 a 34 anos.

"Apesar de toda a popularidade da categoria games em ambos sexos e idades, apenas 9,3% se consideram "gamers de verdade" uma vez que a grande maioria joga como uma forma de entretenimento casual", reforça Guilherme Camargo.

A Sioux foi fundada em 2001, logo após um dos sócios, Phillippe Capouillez, vender o site "Olé" que era o maior portal de esportes da época para a Invent. Jogar sempre fez parte da rotina da empresa que planeja, cria e desenvolve games desde o início da operação, alinhada a um forte background tecnológico vinda do outro sócio fundador, Eduardo Calixto, que desenvolveu sistemas de comunicação e segurança para a BMF/Bovespa. Foram pioneiros também no segmento "gamer" e ganharam relevância no mercado após diversos trabalhos premiados e publicados. Com o crescimento do mercado tanto no Brasil como no mundo, decidiram que era hora de dar um passo ainda maior para a empresa convidando o Guilherme Camargo, amigo de longa data e um dos responsáveis pela retomada do crescimento do mercado de videogame no Brasil, liderando a equipe de Xbox, para ser sócio. Hoje a Sioux está entre as principais desenvolvedoras, sendo uma referência nacional na publicação de jogos e aplicativos, atendendo clientes como Santander, GROW, Estrela, Microsoft, Ubisoft, FTD, Light, Ogilvy, Atento, Adobe, entre outros, em projetos de games, advergames, objetos educacionais digitais, plataformas gamificadas e social marketing.

Guilherme Camargo, é publicitário, ex-gerente geral da divisão de games da Microsoft e hoje sócio-CEO da Sioux, empresa referência nacional em games, advergames, jogos educacionais e plataformas gamificadas. Além de fonte de informação do setor, o executivo de 38 anos concilia o mundo coorporativo com o acadêmico: implementou o curso de Game Marketing na ESPM, Escola Superior de Propagada e Marketing, é corresponsável pela pesquisa Game Brasil desde 2013 e colunista da revista de games EGW.

A Blend New Research é uma empresa de pesquisa de mercado inovadora, ligada à HSR, que usa a senioridade da equipe de profissionais, aliada às técnicas avançadas de pesquisa, para alavancar os negócios dos clientes. Presidida por Lucas Pestalozzi, a Blend atua firmemente com a customização de projetos, adaptando equipe, recursos e estrutura de acordo com as demandas de cada conta. A meta é "misturar" o conhecimento de ambos os lados para maximizar as oportunidades de crescimento. Seu diferencial está em fazer uso das tecnologias de ponta, traduzindo-as em plataformas e adicionando inteligência para que efetivamente possam ser aplicáveis. Com essa atuação, tornou-se pioneira no uso de FR para análise de emoções; no desenvolvimento de comunidades online exclusivas; e na integração de mobile research ao CAWI e CATI.

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