Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2015 - 07:54

Atos inaugura Laboratório de Testes de Integração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Evento marca o início das 200 mil horas de testes tecnológicos e a entrega de um importante marco dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul.

Rio de Janeiro—A Atos, líder internacional em serviços digitais e Parceira Mundial de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI), inaugura hoje o Integration Test Lab (ITL) – Laboratório de Testes de Integração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O evento inicia as 200 mil horas de testes tecnológicos e é considerado um marco na história da competição. Será a primeira vez que parte dos sistemas de TI dos Jogos de Verão, entre eles o portal de voluntários e o sistema de credenciamento, serão administrados em Cloud.

As soluções disponibilizadas pela Atos são essenciais para o sucesso dos Jogos e possibilitam, por exemplo, a cobertura da mídia em múltiplas plataformas. Além da transmissão, a companhia é a responsável pelos sistemas que incluem o Portal do Voluntário, onde acontece o recrutamento e o treinamento de 70 mil voluntários, e a gestão das 300 mil credenciais para que todas as pessoas envolvidas nos Jogos tenham acesso às áreas operacionais durante as competições. As tecnologias da Atos fornecem ainda o visto de entrada no Brasil às pessoas da Família Olímpica (mídia, parceiros, atletas e autoridades esportivas) que chegam do exterior.

“O Integration Test Lab é um marco importante para a organização dos Jogos. Em um mundo de alta tecnologia, precisamos estar a bordo do que há de mais moderno. A parceria com a Atos nos traz uma experiência olímpica importantíssima”, afirma Sidney Levy, diretor-geral do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.

Assim como os atletas, o time de TI da Atos se prepara para os jogos e o Integration Test Lab é o local onde isso acontece. No ITL, serão testados cada sistema, aplicativo e a infraestrutura tecnológica necessária para a divulgação dos resultados e a realização das competições. O laboratório ocupa uma área de 1.272 m2, dentro do complexo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O ITL é composto por 42 células que abrangem cada um dos esportes, além de 12 células específicas para os sistemas de credenciamento e de informação de resultados.

“Os testes são fundamentais para nosso sucesso nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e a inauguração de hoje é um grande marco em nosso roteiro tecnológico. O Rio 2016 assinala nossa oitava participação em Jogos Olímpicos, a quarta de Verão e, o que é significativo, o primeiro e importante passo da jornada do COI em direção ao digital, com nossa mudança para um novo modelo de fornecimento de TI, saindo de um esquema de ‘construir a cada vez’ e passando a um esquema de ‘construir uma vez e reutilizar’. Isso trará benefícios em termos de eficiência não só para os Jogos do Rio 2016, como também para todos os Jogos futuros. Para nós, é um prazer trabalhar com a equipe dos Jogos Rio 2016 para gerar essa estimulante transformação”, explica Patrick Adiba, vice-presidente executivo Comercial do Grupo Atos e da Divisão de Jogos Olímpicos e Grandes Eventos.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro representam um marco de migração dos sistemas para Cloud. Será a última vez que o ITL estará localizado na cidade-sede dos Jogos Olímpicos. Com o uso da tecnologia da Canopy – nome da marca de solução em Cloud desenvolvida pela Atos em parceria com a EMC Corporation® – todas as operações de testes de TI a partir dos Jogos de Pyeongchang, na Coreia do Sul em 2018, passarão a ser realizadas pela Atos diretamente de um laboratório fixo localizado na Espanha. Além dos testes, toda a operação de TI será migrada para o Cloud.

A escala e a intensidade das operações de TI dos Jogos Olímpicos exigem uma infraestrutura de Cloud ágil e segura. A tecnologia da Canopy oferece maior confiabilidade, acessos aos dados de forma segura e remota para o público e uma considerável redução de custos operacionais para o COI e os comitês organizadores locais.

“Ter a Atos ao lado da nossa equipe ao construirmos alguns dos aplicativos e sistemas de TI, pela primeira vez em Cloud, é algo muito valioso. Com o histórico de sucesso da empresa em fornecer TI para os Jogos Olímpicos desde 2002, a companhia traz experiência, expertise e conhecimento especializado, o que nos permite fornecer a TI para os Jogos do Rio 2016 dentro dos padrões mais modernos que existem”, avalia Elly Resende, diretor de Tecnologia do Rio 2016.

Parceiros de tecnologia—Fornecer a tecnologia para os Jogos Olímpicos é um enorme esforço de equipe. A Atos trabalha em estreita colaboração com o Rio 2016 e outros parceiros de tecnologia: . Omega – Relógios, sistemas e serviços de cronometragem, cronometragem eletrônica, sistemas e serviços de pontuação e placar.| .Panasonic – Equipamentos visuais e audiovisuais |. Samsung – Comunicações sem fio |. Embratel / Claro – Telecomunicações fixas e móveis|. Cisco – Equipamentos de Rede e Comunicações Sem Fio e serviços de hardware especializado |. Symantec – Software de Segurança|. EMC – Infraestrutura de Armazenamento |. Microsoft – Software de Sistemas.

Números de TI dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos Rio 2016—Operar a TI dos Jogos Olímpicos equivale a operar a TI de uma empresa de 200 mil funcionários que atende a 4.8 bilhões de clientes, opera 24 horas por dia, sete dias por semana, e muda-se para um novo território a cada dois anos.

4.8 bilhões de espectadores no mundo todo; 30.000 veículos da mídia; 37 locais de competição com infraestrutura de TI completa; 14.850 atletas; 300.000 credenciais; 70.000 voluntários; 200.000 horas de testes de TI e 250 servidores.

A Atos SE (Societas Europaea) é uma empresa líder em serviços digitais com receita anual pro forma de € 10 bilhões em 2013 e 86.000 funcionários em 66 países. Atendendo a uma base de clientes mundial, o Grupo presta serviços de Consultoria e Integração de Sistemas, Serviços Gerenciados e Terceirização de Processos de Negócios, Operações de Nuvem e soluções em Big Data e Segurança Cibernética, além de serviços transacionais através da Worldline, líder europeia no setor de pagamentos e serviços transacionais. Com sua grande expertise em tecnologia e profundo conhecimento do setor, o Grupo trabalha com clientes de diversos segmentos do mercado: Defesa, Saúde, Manufatura, Mídia, Serviços Públicos, Setor Público, Varejo, Telecomunicações e Transporte. O foco da Atos são as tecnologias de negócios que impulsionam o progresso e ajudam as organizações a criar o futuro de sua empresa. O Grupo é Parceiro Mundial de Tecnologia da Informação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e cotado no mercado Euronext de Paris. A Atos opera sob as marcas Atos, Atos Consulting, Atos Worldgrid, Bull, Canopy e Worldline.

Perfil—O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira