Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2008 - 07:38

As tarefas humanitárias da Cruz Vermelha

O Departamento de Busca de Paradeiro da Cruz Vermelha Brasileira tem por finalidade principal localizar pessoas desaparecidas não só por guerra, conflitos armados ou calamidades.

Esse trabalho se constitui em uma das tarefas humanitárias mais importantes das que são executadas pela Cruz Vermelha.

“A questão do desaparecimento é uma tragédia de grandes proporções dentro de uma família. Suas consequências emocionais são tão grandes que 20 ou 30 anos depois do evento, os parentes ainda tentam localizar o desaparecido. No caso da Segunda Grande Guerra, tantos anos depois do seu término, 25% do trabalho executado pela Agência Central de Pesquisas,em Genebra, Suíça, está relacionado com ela.

Pode-se dizer, então, que o Departamento de Busca de Paradeiro da Cruz Vermelha Brasileira não apenas localiza pessoas desaparecidas, mas também reúne famílias”, lembra o chefe do Departamento Nacional de Busca de Paradeiro da Cruz Vermelha, Oswaldo de Bittencourt Amarante Filho.

“O conceito do que seja uma pessoa desaparecida vai desde aquela que voluntariamente deixa o convívio dos familiares, até a que por mudança de endereço ou por qualquer outra razão não tem contato com um familiar, mas que, ele próprio, não se considera desaparecido”, continua.

“Há casos em que o Departamento de Busca de Paradeiro da Cruz Vermelha Brasileira não aceita, como na hipótese de desaparecimento voluntário, de sequestro, de cônjuges que pleiteiam pagamento de alimentos, de acidentes em que as buscas já foram feitas, sem resultado, por órgão do governo (Aeronáutica,Marinha, etc), mesmo que o solicitante alegue que deseja apenas informar ao procurado que alguém da família morreu, ou, ainda, quando o interessado diz que apenas quer saber se o procurado está bem de saúde”, informa o chefe do departamento.

“O Departamento de Busca de Paradeiro atende a solicitações vindas de outros Estados e países através das Filiais da Cruz Vermelha Brasileira e das Sociedades Nacionais de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho , da Agência Central de Pesquisas, em Genebra, na Suíça e do Serviço Internacional de Buscas, localizado na cidade balneária de Bad Arolsen, na República Federal Alemã.

Para que se transmita o endereço do procurado ao solicitante é indispensável a autorização do primeiro. Caso o procurado informe que não deseja que seu endereço seja divulgado,esse desejo tem que ser respeitado. Ao solicitante, informa-se que não foi possível localizar a pessoa desaparecida”, conclui Oswaldo.

O Departamento de Busca de Paradeiro da Cruz Vermelha Brasileira, criado sob os auspícios das Convenções de Genebra, funciona no Órgão Central da Cruz Vermelha Brasileira, à Praça Cruz Vermelha, 10, ( região central da cidade) | CEP: 20230-130 Rio de Janeiro (RJ) - Brasil e cujo telefone é (55 21) 2221-0658 ramal 27 , fax (55 21) 2221-0658 ramal 21 e Bpfone 24horas (55 21) 94761832 e-mail do Dr.Amarante [email protected] * O atendimento no departamento é gratuito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira