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10/04/2015 - 08:30

Tetra Pak registra crescimento apesar de ano desafiador

Lausanne, Suíça —O baixo crescimento do PIB Global fez de 2014 um ano desafiador para a Tetra Pak. Apesar disso, a empresa alcançou €10,9 bilhões em vendas líquidas, o que significa um crescimento de 1,7%, comparado com 2013. Os maiores aumentos foram registrados nas áreas de equipamentos e de serviços técnicos.

De acordo com Dennis Jönsson, Presidente e CEO da Tetra Pak, apesar do cenário difícil a empresa percebe evidências claras que a estratégia de negócios está funcionando. “As vendas de equipamentos alcançaram quase € 2 bilhões e as de serviços técnicos superaram € 1 bilhão, pela primeira vez na história da companhia. Nossa área de processamento fechou o ano com uma carteira de pedidos recorde, mais de 20% comparado com o final de 2013. Também presenciamos um significativo crescimento das vendas de embalagens diferenciadas, com 7,1 bilhões de produtos a mais nas gôndolas no último ano, oferecendo aos clientes excelente funcionalidade e diferenciação”, afirma Dennis Jönsson.

Embalagens—A área de embalagens registrou vendas líquidas de € 9,4 bilhões, com crescimento 0,9% superior a 2013. Com isso, a empresa entregou mais de 180 bilhões de embalagens para clientes em todo o mundo, estando ligeiramente à frente dos 178 bilhões vendidas em 2013. Já a receita da área de equipamentos cresceu 6,4% de um ano para o outro, e a área de serviços técnicos saltou 11%. Em 2014, quase 30% das vendas de serviços técnicos foram provenientes de contratos, à medida que os clientes reconheceram o valor da manutenção proativa, desempenho estável e custos previsíveis.

A crescente demanda por embalagens diferenciadas surgiu principalmente no tamanho família, onde a Tetra Brik® Aseptic Slim e a Tetra Brik® Aseptic Edge, com novas tampas, tiveram crescimento de vendas anuais 42% e 55%, respectivamente. Nas embalagens menores, a Tetra Prisma® Aseptic manteve o ritmo de crescimento anual de 38%, com mais de 2,1 bilhões de embalagens vendidas.

Soluções de Processamento—A área de equipamentos para processamento registrou mais um ano de bom crescimento, impulsionado pela demanda dos setores de leite em pó e queijo. As vendas líquidas aumentaram em quase 7%, com destaque para o crescimento de dois dígitos na Ásia, na Oceania e na China. O resultado também foi estimulado pela aquisição da empresa suíça Miteco, líder mundial em soluções de produção de refrigerantes.

A Tetra Pak também colheu frutos da aquisição da empresa dinamarquesa DSS Silkesborg, cuja experiência e reputação desempenharam um papel importante para garantir o maior número de pedidos.

Inovação entregando valor—O ano de 2014 foi marcado por diversos lançamentos desenvolvidos para apoiar o crescimento sustentável dos clientes. Um dos destaques foi a apresentação da embalagem Tetra Rex® produzida totalmente com matérias-primas renováveis, à base de plantas, combinando o papel com o plástico derivado da cana-de-açúcar.

Ao mesmo tempo, a empresa também apresentou soluções de processamento para atender às necessidades dos clientes de minimizar o impacto ambiental, os custos, otimizar o uso de energia, reduzir o consumo de água e o desperdício. “Sabemos que 2015 será sem dúvida mais um ano exigente, mas estamos confiantes de que nossa direção estratégica continuará a reforçar a nossa posição no mercado e nos trará ainda mais sucesso tanto na área de embalagem quanto em processamento. Nosso foco, como sempre, será gerar valor para os clientes, através de inovação contínua e ajudar a garantir que as marcas estejam bem posicionadas para capitalizar sobre as muitas oportunidades que vemos no horizonte", concluiu Jönsson.

fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com mais de 23.000 funcionários em mais de 85 países, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “Protege o que é bom™" reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

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