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11/04/2015 - 08:09

Confrebras 2015 elege os melhores guaranás e tubaínas do Brasil

Concurso realizado durante o evento nos dias 8 e 9 de abril(quarta e quinta-feira), premiou também as fornecedoras que mais inovaram no segmento de bebidas.

O Concurso "Os Melhores Sabores do Brasil", promovido durante o Congresso Brasileiro de Bebidas - Confrebras 2015/6ª Expobev pela Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil - Afrebras, reconheceu e premiou diversas indústrias brasileiras de bebidas nesta quinta-feira, 9 de abril, em São Paulo. A escolha foi feita por meio de uma degustação às cegas dos produtos, realizada pelos participantes durante os dois dias da Feira e especialistas em análise sensorial, sob coordenação do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - Deali/Unicentro.

Na categoria "Guaraná", a Piracaia Bebidas, empresa situada no município de Piracaia-SP, foi a grande vencedora. Em segundo lugar, sagraram-se campeãs as empresas mineiras Jota Efe e Mantiqueira. Entre as concorrentes da categoria "Tubaína", a empresa Vieira Rossi ficou na primeira colocação com o produto Tuiubaíana Vieira, seguido da Refrix, fabricante da bebida Xereta, e da Refrigerantes São Carlos, com o produto Jubaína, que ocuparam a segunda e terceira colocação, respectivamente.

Nesta edição do Concurso "Os Melhores Sabores do Brasil", houve também a entrega do Prêmio Inovação nos quesitos "Aromas/Aditivos/Ingredientes" ao Grupo alemão Döhler e "Máquina/Equipamentos" à empresa gaúcha de máquinas industriais Zegla.

Nova sede da Afrebras—O presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, que fez a entrega dos troféus no encerramento do evento, agradeceu a presença de todos os expositores e reafirmou o compromisso da entidade na defesa dos produtores regionais de bebidas. "A Afrebras está à disposição de todos e queremos estar cada vez mais presentes no dia a dia das empresas, de forma a motivar e incentivar o seu crescimento e atuação. A partir de 1° de maio, teremos uma nova forma de tributação no setor e, para agregar maior agilidade às ações empreendidas pela entidade, conforme aprovado em Assembleia, nossa sede que atualmente é em Guarapuava, está em Curitiba e Brasília, para ficarmos cada vez mais próximos do mercado", informou Bairros.

Palestras—As palestras do segundo dia do Confrebras 2015 ofereceram informações sobre os novos processos e tecnologias para otimizar a produção de bebidas, sendo acompanhadas por grande número de profissionais das fabricantes e fornecedoras do segmento.

A utilização da energia micro-ondas, que tem se mostrado um método eficaz na pasteurização de suco de laranja, maçã e água de coco, foi apresentado na palestra "Qualidade e segurança de alimentos", ministrada pela engenheira de alimentos, pesquisadora e vice-diretora do Food Research Center - ForC, Carmen Cecilia Tadini. "Uma das vantagens do processo é que as micro-ondas não têm contato físico com o alimento. No caso do suco de laranja, cuja retenção de vitamina C após a pasteurização é um importante indicador de sua qualidade, o uso do procedimento a 60ºC, conserva em 100% a presença da vitamina", informou a pesquisadora da USP.

Já a professora do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo - USP, Mariza Landgraf abordou o tema "Qualidade e Segurança Microbiológica de Alimentos", na qual destacou as consequências da presença de microorganismos nos alimentos, em especial na produção das bebidas não alcoólicas, como sucos, refrigerantes e chás.

A última palestra do Confrebras 2015 foi conduzida pela analista sênior de Alimentação e Bebidas Naira Saito, da Mintel no Brasil, empresa especializada em pesquisas mundiais de mercado. Na oportunidade, a especialista apresentou diversas tendências do consumidor brasileiro, como bebidas voltadas ao público feminino. "Nossas pesquisas constataram que 63% das pessoas consultadas comprariam águas funcionais, com ingredientes que têm ação antioxidante, maior potencial de hidratação e aumento da performance", afirma. Outra tendência verificada entre os consumidores brasileiros é o aumento da procura por energéticos, visto que atualmente 60% dos jovens entre 16 e 24 anos consomem esta categoria de bebida.

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