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11/04/2015 - 08:26

Embraport inicia operações ferroviárias no Porto de Santos

Novo serviço será realizado em parceria com a MRS Logística e prevê aumento de 10% no volume das cargas conteneirizadas que chegam ao cais santista.

A Embraport, maior e mais moderno terminal portuário privado do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, iniciouno dia 2 de abril(quinta-feira), as operações ferroviárias do seu novo pátio, recém construído nas instalações do Terminal.

A operação inicial foi realizada em parceria com a MRS Logística, que é a empresa responsável pela concessão da linha férrea, e faz parte de um contrato de longo prazo com a LG para carregamento de aproximadamente 250 contêineres por semana (500 TEUs/unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Inicialmente, a MRS vai oferecer o serviço de transporte de cargas dentro das rotas já utilizadas pela companhia: Santos-Sumaré, Santos-Vale do Paraíba e Santos-Suzano.

O pátio foi construído em uma área de 20 mil metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 40 milhões de reais, durante seis meses de obras.

O trecho interno comportará até 900 metros de extensão em uma operação de bitola mista, que terá capacidade para movimentar 200 mil TEUs por ano. O desvio atende, inclusive, vagões "double stack" (que recebem dois contêineres empilhados).

Ernst Schulze, Presidente da Embraport, destaca que o início das operações ferroviárias faz parte do plano de expansão da empresa para se tornar um provedor logístico completo. “É muito importante que tenhamos entreposto, serviço de ‘crossdocking’ e ferrovia. Essas facilidades levam o cliente a enxergar a Embraport como uma opção global”, destaca.

Atualmente, a ferrovia responde por apenas 2% das cargas conteneirizadas que chegam ao Porto de Santos. A meta da Embraport é que, no longo prazo, os trens respondam por até 10% das cargas.

Novos investimentos—A Embraport também está investindo na construção de um novo armazém alfandegado de cinco mil metros quadrados que concentrará todas as atividades inerentes ao contêiner, como consolidação e desconsolidação de cargas fracionadas e "crossdocking" (a estufagem e desova direta para caminhões).

O projeto receberá um investimento de R$ 11,8 milhões e deverá estar pronto até o final de 2015.

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