Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2015 - 00:00

América Latina deve avançar além das commodities e apostar na educação

Cúpula das Américas 2015Os países da América Latina, não podem se contentar em ser apenas fornecedores de matérias-primas (commodities), afirmou a presidenta Dilma Rousseff no dia 10 de abril (sexta-feira), durante o Foro Empresarial das Américas, realizado na cidade do Panamá. Segundo ela, é preciso investir em educação e inovação, a fim de assegurar as conquistas recentes e dar um salto para a economia do conhecimento.

As commodities, disse Dilma, “são uma riqueza fundamental, que nós queremos preservar, [mas] não podemos nos contentar só com isso. Precisamos dar um passo além. E esse passo além só se dá se apostarmos na educação, na formação científica e tecnológica e buscarmos, inclusive, acompanhar o que há de melhor no mundo, como é caso da educação terciária nos Estados Unidos”.

Educar é o único jeito de assegurar que inclusão social seja permanente—Para o Brasil, a educação é o único jeito de assegurar que as recentes conquistas de inclusão social, obtidas pelo País sejam permanentes, destacou a presidenta. “E um país como o Brasil sempre tem desafios que combinam o que é sair do atraso com a necessidade de avançar para o futuro. A educação combina essas duas coisas”.

O primeiro desafio nessa área, para ela, é incluir “os milhões de brasileiros que não tiveram acesso da creche à pós-graduação, passando pelo ensino técnico e universitário”. Para ela, a educação une a inclusão social “e a necessidade de garantir que essas pessoas que melhoraram de renda não voltem atrás, não percam o que conquistaram”.

Ela lembrou que um país com 200 milhões de habitantes, como o Brasil, “só terá sustentabilidade se tiver uma agricultura, uma indústria e todo um setor de serviço baseado em inovação, tecnologia. Inovação e inovação. E isso é dado pela educação”.|PB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira