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14/04/2015 - 06:49

Grupo Deutsche Post DHL amplia lucros e continua a investir em longo prazo


As receitas de 2014 encerraram em 56,6 bilhões de euros. Para 2015, será mantido o foco no crescimento.

Bonn —O Grupo Deutsche Post DHL, principal empresa postal e de logística do mundo, aumentou suas receitas e alcançou suas metas de EBIT e fluxo de caixa no ano de 2014. Comparado ao período anterior, as receitas aumentaram em 3,1%, saltando para 56,6 bilhões de euros —em 2013 foram de 54,9 bilhões de euros—, com as quatro divisões operacionais da empresa tendo contribuído para este avanço.

Organicamente, as receitas do Grupo Deutsche Post DHL cresceram 4,2% em 2014, apoiadas pelos constantes ganhos de volume e receita nos serviços expressos internacionais e nas empresas de encomendas alemãs, em particular. Estes avanços resultam da posição de destaque da empresa no mercado em setores em crescimento ao redor do mundo, como comércio eletrônico (e-commerce) e mercados emergentes - e seu sólido desempenho operacional, que permitiu melhorias de margem que levaram a um aumento do Ebit em 3,5% ou 100 milhões de euros, saltando para 2,97 bilhões de euros em 2014 (em 2013 foi de 2,87 bilhões de euros). Desta forma, os lucros operacionais encerraram o exercício de 2014 dentro da faixa esperada de 2,9 a 3,1 bilhões de euros.

"Apesar do cenário ainda bastante desafiador, conseguimos apresentar um desempenho sólido em 2014, aproveitando a nossa sólida posição de mercado no setor de comércio eletrônico (e-commerce) e nos mercados emergentes", disse Frank Appel, CEO do Grupo Deutsche Post DHL. "No ano passado, conseguimos colocar em prática com sucesso a nossa Estratégia para 2015 (Strategy 2015), apesar da falta de estímulos significativos provenientes da economia global. Este ano, começamos a executar a Estratégia para 2020 (Strategy 2020) em cada uma de nossas divisões. Ao mesmo tempo em que permanecemos firmes em nossa jornada de crescimento no ano de 2015, vamos nos concentrar nas oportunidades e desafios que teremos que enfrentar a fim de fortalecer ainda mais a nossa competitividade para o sucesso futuro do nosso grupo", completou.

Perspectivas para 2015—Embora a previsão para a economia mundial seja ainda de crescimento moderado, e com novos investimentos estratégicos planejados, o Grupo Deutsche Post DHL espera que 2015 seja um ano de crescimento com um aumento dos lucros operacionais para algo entre 3,05 e 3,2 bilhões de euros. Embora a divisão de Postagens, Comércio Eletrônico (e-commerce) e encomendas (PeP) esteja prevista para contribuir com pelo menos 1,3 bilhões de euros para alcançar este total, as divisões da DHL devem continuar a ampliar seus lucros na direção de um EBIT entre 2,1 e 2,25 bilhões de euros durante o ano.

Os ganhos de EBIT da DHL serão impulsionados, principalmente, pelo crescimento dos volumes de Encomendas Internacionais com Tempo Definido (Time Definite International - TDI) e a continuação dos avanços incrementais na margem no setor de Encomendas Expressas (Express), ao mesmo tempo em que os lucros operacionais no setor de Supply Chain serão favorecidos por investimentos em um programa de otimização que permitirá à esta divisão introduzir maior nível de eficiência e padronização em todo o mundo.

Na divisão de Global Forwarding, os resultados serão fortemente influenciados pelos custos - tanto diretos quanto indiretos. O grupo planeja manter as despesas em cerca de 350 milhões de euros em 2015. Além disso, a empresa espera gerar fluxo de caixa livre suficiente novamente para cobrir os dividendos a serem pagos referentes ao exercício de 2014.

Já pensando em 2016, o grupo Deutsche Post DHL continua a prever um aumento no lucro operacional para algo entre 3,4 e 3,7 bilhões de euros. As divisões da DHL devem contribuir com um crescimento médio do EBIT de aproximadamente 10% ao ano, enquanto a previsão para a divisão PeP é de um aumento dos lucros operacionais de cerca de 3%, em média. Além disso, a empresa pretende reduzir a proporção de despesas para menos de 0,5% das receitas do grupo até 2020.

Maiores lucros operacionais no exercício fiscal de 2014—Em 2014, o Ebit do Grupo Deutsche Post DHL aumentou em 3,5% ou 100 milhões de euros, saltando para 2,97 bilhões de euros (em 2013 era de 2,87 bilhões de euros). Além do aumento das receitas em todas as quatro divisões, o setor de Encomendas Expressas (Express) foi a força motriz por trás do crescimento do EBIT, com um aumento de dois dígitos de 16,3%. O setor de Supply Chain contribuiu com um aumento de 5,4%, enquanto PeP aumentou o EBIT em 0,9% em relação ao ano anterior. O Ebit da divisão de Global Forwarding diminuiu significativamente devido aos menores níveis de lucro bruto e custos associados à implementação do Novo Ambiente de Envio (NFE).

Investimentos para sustentar o crescimento futuro—Para reforçar sua base de crescimento contínuo rentável, o Grupo Deutsche Post DHL investiu um total de 1,88 bilhão de euros em 2014 (em 2013 o valor foi de 1,75 bilhão de euros) - em consonância com a orientação de cerca de 1,9 bilhão de euros. Os investimentos foram distribuídos entre todas as quatro divisões, principalmente, nas áreas que posicionam a empresa para o crescimento futuro: expansão da infraestrutura de encomendas, atualizações dos centros globais e regionais da unidade Express em Leipzig, Cincinnati, Cingapura e Dubai, aviões de carga mais eficientes, infraestrutura para aquisição de novos negócios no setor de Supply Chain e o projeto NFE de transformação da divisão de Global Forwarding.

Grupo supera meta de fluxo de caixa—Com base na forte geração de caixa no final do ano, o Grupo Deutsche Post DHL foi capaz de aumentar o fluxo de caixa operacional em 1,7%, saltando para 3,04 bilhões de euros em 2014 (em 2013 foi de 2,99 bilhões de euros), que é mais ou menos compatível com a tendência de Ebit esperada.

O desempenho do fluxo de caixa livre foi de 1,35 bilhão de euros em 2014 (em 2013 foi de 1,67 bilhão), superando a meta de gerar fluxo de caixa livre suficiente para cobrir os dividendos de 968 milhões de euros pagos aos acionistas em 2014. O declínio em relação ao ano anterior se deve a uma retirada de caixa mais elevada para investimentos.

DHL Supply Chain—A divisão Supply Chain aumentou suas receitas e lucros em 2014. As receitas subiram 3,6%, saltando para 14,7 bilhões de euros (em 2013 foram de 14,2 bilhões de euros) impulsionadas principalmente pelos setores de ciências biológicas e saúde e a região da Europa. Na faixa de 1,2 bilhão de euros, o volume de novos contratos fechados com clientes novos e antigos permaneceu em um alto nível (em 2013 foi de 1,5 bilhão de euros), especialmente, tendo em conta que a divisão está sendo mais seletiva em termos de rentabilidade ao fechar novos contratos. Em comparação com o aumento de receitas, o EBIT da Supply Chain apresentou um ganho ainda mais elevado de 5,4%, saltando para 465 milhões de euros (em 2013 foi de 441 milhões de euros). Este sólido desempenho da divisão de Supply Chain deve ser melhorado ainda mais nos próximos anos pela maior padronização e o aumento da eficiência e capacidade de aproveitamento de recursos em escala global.

DHL ExpressEm 2014, a divisão Express novamente registrou ganhos significativos de receitas e lucros, refletindo a demanda continuamente robusta por serviços TDI e maior eficiência de rede. As receitas registradas totalizaram 12,5 bilhões de euros, um ganho de 5,7% em relação ao ano de 2013 (em 2013 as receitas foram de 11,8 bilhões de euros). Ajustado para efeitos cambiais, o aumento das receitas totalizou 7,3%. O principal fator que levou a este aumento foi novamente um forte crescimento nas remessas internacionais de tempo definido, com um aumento de volume de 7,8% no exercício completo, e um aumento de 7,8% no último trimestre.

O Ebit da divisão cresceu 16,3%, saltando para 1,3 bilhão de euros em 2014 (em 2013 foi de 1,1 bilhão de euros) refletindo maiores volumes, combinados com uma rigorosa gestão de custos. A margem do Ebit em 2014 subiu para 10,1% e, com isso, superou a projeção de margem de 10% um ano antes da meta.

DHL Global Forwarding—Em um ambiente industrial ainda bastante desafiador, a divisão Global Forwarding alcançou um aumento de receitas moderado de 0,9%, saltando para 14,9 bilhões de euros (em 2013 foi de 14,8 bilhões de euros). Ajustadas para efeitos cambiais, as receitas aumentaram em 3,2% em relação ao ano anterior. Ambos os fretes, aéreo e marítimo, mostraram uma recuperação de volume até o final do ano, o que refletiu em um crescimento de receita no último trimestre de 4,9% em relação ao quarto trimestre de 2013.

O lucro operacional da divisão caiu fortemente, em 38,7%, passando para 293 milhões de euros (em 2013 foi de 478 milhões de euros). Este fato foi resultado do volume significativo de recursos diretamente envolvido no programa de transformação Novo Ambiente de Envio (New Forwarding Environment - NFE), bem como da gestão detalhada e atenção da força de trabalho exigida pelo projeto.

Perfil—O Grupo Deutsche Post DHL é o líder mundial em serviços de logística e correspondências. Está focado em ser a primeira escolha dos clientes, funcionários e investidores em suas principais áreas de negócio ao redor do mundo. Oferece uma contribuição positiva para o mundo, conectando pessoas e permitindo o comércio global, sempre comprometido com práticas empresariais responsáveis e cidadania corporativa.

O Grupo Deutsche Post DHL opera sob duas marcas: o Deutsche Post que é o prestador de serviços postais líder da Europa. E a DHL, que está posicionada de forma singular nos mercados em desenvolvimento ao redor do mundo, com uma gama completa de serviços de gestão de encomendas expressas, transporte de cargas, comércio eletrônico (e-commerce) e cadeia de abastecimento (supply chain).

O Grupo Deutsche Post DHL emprega cerca de 480.000 funcionários em mais de 220 países e territórios ao redor do mundo e gerou receitas de mais de 56 bilhões de euros em 2014.

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