Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2015 - 07:16

Associação correta dos alimentos é escolha mais adequada para evitar obesidade

É possível comer carboidrato e não engordar. Segredo está na combinação ideal das substâncias consumidas e não em excluir itens do cardápio.

Retirar os carboidratos da dieta é prática comum entre aqueles de decidem eliminar quilos a mais. Isso ocorre, muitas vezes, por conta própria, sem acompanhamento médico especializado que monitore corretamente o equilíbrio dos nutrientes para manutenção saudável do organismo.

De acordo com especialistas, o que mais aumenta o risco de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes não é a quantidade de comida ingerida e sim a combinação errada dos alimentos. “A estratégia de exclusão está equivocada, pois o que faz com que as pessoas engordem não é a ingestão de carboidratos, mas a ingestão contínua de carboidratos de índice glicêmico elevado ou de elevada carga glicêmica”, afirma Dra. Viridiana Iavelberg, médica da equipe de nutrologia do Hospital Beneficência Portuguesa.

A nutróloga explica que, após a digestão dos carboidratos ingeridos é liberada glicose no sangue, já que os carboidratos são formados por moléculas de glicose. “Isso se traduz em uma elevação de glicemia seguida de uma liberação de insulina pelo pâncreas. A insulina é um hormônio capaz de fazer a glicose entrar nas células de nosso corpo e, consequentemente, reduzir a glicemia do sangue. Logo, o índice glicêmico traduz a velocidade com que o carboidrato entra em nossa corrente sanguínea e, também, a quantidade de insulina liberada por ele. Quanto maior a velocidade, maior a glicemia e maior a quantidade de insulina liberada pelo pâncreas”, detalha Dra. Viridiana.

De acordo com a médica, quando uma grande quantidade de glicose entra na célula, uma parte será utilizada por ela para produção de energia, no entanto, o excesso será convertido em gorduras e triglicerídeos o que, em longo prazo, resultará na obesidade. “Quanto mais insulina o pâncreas produz mais resistentes às células ficam a este hormônio, ou seja, é como se o pâncreas não funcionasse mais e, então, a glicose não entra na célula e fica parada no sangue, isto é o início do diabetes ou a famosa resistência insulínica”, alerta.

Dessa forma, fica comprovada a possibilidade de ingerir carboidratos sem engordar, já que é o excesso de carboidrato associado à liberação exacerbada de insulina que provoca o acúmulo de tecido adiposo e dificulta a sua perda. “A estratégia é sempre associar um carboidrato a uma fonte de gordura, proteína ou fibra. Outra dica é substituir o arroz branco pela versão integral e associá-lo a uma porção de proteína e feijão. O pão branco pode ser substituído pelo integral e ser consumido junto com um queijo branco, fonte de proteína e gordura. Assim, a pessoa consegue manter o peso ideal de forma saudável, sem aderir a dietas que prejudicam o equilíbrio corporal”, finaliza Dra. Viridiana Iavelberg.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira