Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2015 - 07:30

Quando a solução da crise passa pela recuperação judicial

Editora Évora reúne dois especialistas para explicar o processo de recuperação judicial.

De acordo com dados divulgados pela Serasa, o número de pedidos de recuperação judicial no ano de 2014 totalizou 828 empresas. Em um cenário de instabilidade econômica no Brasil, muitos empresários entram em crise financeira e alguns são levados a entrar com requerimento de processos de recuperação judicial como maneira de salvar suas empresas, o que justifica parcialmente esse aumento.

Todavia apesar do crescimento do número de solicitações, a mortalidade dessas empresas ainda é alta, já que os empresários não possuem know-how para gerenciar a condução dos processos. Na contramão dessa situação há empresários que, mesmo necessitando da recuperação judicial, evitam-na a todo custo por preconceito ou por desconhecimento das características dessa modalidade.

Diante desse número, a Editora Évora possui em seu catálogo uma verdadeira bíblia que promete desmistificar a recuperação judicial, que por muitas vezes pode assombrar empresas brasileiras, e que pode ajudar na administração eficaz das empresas que necessitam do processo, impedindo por outro lado, a precipitação em situações em que ela pode ser evitada.

“Recuperação Judicial: Um guia descomplicado para empresários, executivos e outros profissionais de negócios” de Artur Lopes e Luidg Uchoa, especialistas em empresas que estejam passando por um desequilíbrio financeiro, recuperação e reestruturação judicial.

Como o próprio título do livro sugere o guia é indicado diretamente para empresários, executivos e profissionais de negócios que precisam de todas as informações sobre o assunto – “ao conhecer melhor o processo de recuperação judicial, o empresário poderá, de forma isenta, cotejar os pontos positivos e negativos de sua adoção no que se aplica ao seu caso. E terá os instrumentos tanto para verificar, se o processo lhe convém ou não, como para questionar seus interlocutores sobre o processo de maneira assertiva e, principalmente, o conhecimento permite que ele não se torne refém desses prestadores de serviço, de credores ou de quem quer que seja” – explica Luidg, mas Artur salienta que “Antes de optar, ou não, pela recuperação judicial, o empresário deve, obrigatoriamente, mergulhar nas condições do seu negócio e na situação de sua empresa a fim de ter um diagnóstico da situação e um prognóstico de conduta.”

Os autores destrincham temas sobre a classificação dos débitos, o pedido de recuperação judicial efetivamente, a contratação dos profissionais que auxiliarão o empresário, documentos necessários, elaboração e apresentação do plano, a falência, entre outros assuntos que podem ajudar o leitor a se posicionar e entender melhor a ferramenta.

“Recuperação Judicial: Um guia descomplicado para empresários, executivos e outros profissionais de negócios” de Artur Lopes e Luidg Uchoa está disponível em todas as livrarias do país ou pelo site www.editoraevora.com.br e traz ao final, exemplos de planos de recuperação.

Os autores—Artur Lopes atua com gestão financeira de empresas em desequilíbrio financeiro desde 1994. Seu trabalho e o de sua equipe é atender os clientes de modo a promover o redesenho dos seus passivos, a racionalização de suas estruturas e a obtenção do capital de giro necessário para o bom funcionamento dessas empresas, propiciando a superação de crises financeiras e operacionais ou melhorando a performance de suas operações. Ele é advogado, e escreveu três livros: Manual de gestão de crise financeira e turnaround; Quem matar na hora da crise? e Negócios sem crise.

Luidg Alessandro Uchoa é sócio-diretor da Masters Reestruturação e trabalha com reestruturação e recuperação judicial de empresas e consultoria estratégica de negócios desde 2004. Seu enfoque e o de sua equipe está na elaboração de planos de recuperação judicial e condução de negociação com os credores e nas estratégias de gerenciamento do processo de recuperação judicial. Ele é engenheiro eletricista com especialização em sistemas integrados (ERP) pela Universidade Federal de Goiás, com graduação integrada na Technischen Universität Darmstadt, Alemanha. Especializou-se, ainda, em gestão empresarial na Fundação Getulio Vargas.

Título: Recuperação Judicial | Subtítulo: Um guia descomplicado para empresários, executivos e outros profissionais de negócios | Assunto: Administração | 296 Páginas | Formato: 16X23 cm | ISBN: 978-85-63993-73-1 | 1ª Edição | Acabamento: Brochura | Preço: R$ 76,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira