Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2015 - 08:05

"Os carros elétricos são bons, mas os veículos elétricos conectados são melhores" diz Denner, presidente da Bosch mundial

Dr. Volkmar Denner: "Eletrificação levará motores de combustão a novos patamares". A queda dos preços de bateria vai reduzir os custos pela metade até 2020. E-bike como modelo: Veículo elétrico mais bem sucedido da Europa está relacionado a diversão.

A eletrificação do powertrain está em ritmo acelerado e a atual baixa do preço do petróleo não vai mudar esse fato. A Bosch espera que cerca de 15% de todos os carros novos fabricados em todo o mundo tenham pelo menos um powertrain híbrido até 2025. Para o presidente da Bosch, os avanços tecnológicos da bateria são a chave para baixar o preço desses veículos. Denner, cujas responsabilidades incluem pesquisa e desenvolvimento avan çados, acredita que até 2020 as baterias irão fornecer o dobro de densidade energética pela metade do custo atual.

Eletrificação aumenta a atratividade dos motores à combustão—A União Europeia (EU) estabeleceu metas rigorosas de CO2 para sua frota até 2021. Por esta razão, a Bosch acredita que motorizações híbridas se tornarão padrão para SUVs. Isso dará aos motores a diesel e a gasolina um impulso extra. "A eletrificação levará os motores à combustão a novos patamares", disse Denner. Com o apoio da parte elétrica, os motores à combustão do futuro irão consumir muito menos combustíveis e serão ainda mais limpos. O torque adicional do motor elétrico irá adicionar mais prazer ao ato de dirigir. Além disso, a queda dos preços das baterias irão tornar os híbridos consideravelmente mais acessíveis.

Denner usou o exemplo da China para mostrar o quanto é importante os carros elétricos serem adequados para o uso diário de um mercado de massa. Já existem mais de 120 milhões de scooters elétricas nas estradas da China. E naquele país, a Bosch vende a unidade de motor elétrico para as chamadas e-scooters. Com uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora, este transporte é ideal para as condições de tráfego das megacidades. Já a autonomia de 50 quilômetros é suficiente para viagens diárias.

"A razão desses veículos de duas rodas serem um sucesso tão grande é que elas são a combinação perfeita para as necessidades dos condutores chineses", disse Denner. E, pelo fato de serem projetados para atender a essas demandas, muitos modelos são mais acessíveis do que outros veículos de duas rodas com motores à combustão. De acordo com Denner, a tarefa agora é fazer com que essas soluções sob medida também sejam possíveis em carros.

Um app para recarregar a bateria em todo o país - O principal fator que ajuda a tornar a mobilidade elétrica conveniente será a conexão dos veículos com a internet das coisas. "Os carros elé tricos são bons, mas carros elétricos conectados são melhores", ressalta Denner. No momento, a recarga dos veículos é complicada, mas a expectativa é que isso se torne muito mais prático.

A Bosch Innovations Software, unidade de software e sistemas do Grupo Bosch, desenvolveu um aplicativo que torna a reserva dos pontos de recarga de diferentes fornecedores e o pagamento pela eletricidade significativamente mais fáceis. Até então, isso exigia um cartão diferente para cada fornecedor. Agora tudo que os motoristas precisam é de um smartphone, o aplicativo, e uma conta no PayPal para recarregar seu veículo em qualquer lugar na Alemanha. Além disso, a Bosch também complementa essa solução com um software que conecta 80% de todos os pontos de recarga no país.

Como mostra esse exemplo, a Bosch não é apenas um fornecedor de componentes automotivos. A empresa agora está combinando sua experiência em todos os três domínios da mobilidade - automação, eletrificação e conectividade - e, no futuro, oferecerá aos seus clientes soluções de mobilidade integradas.

Diversão como razão para comprar: e-bikes mostram o caminho - Argumentos racionais por si só não são suficientes para convencer os motoristas sobre os benefícios dos motores eléctricos. Na visão da Bosch, a emoção e o prazer em dirigir têm uma função decisiva e as e-bike ilustram bem isso. A Bosch tornou-se a líder do mercado europeu neste segmento e seus motores para e-bikes estão presentes em mais de 50 marcas de bicicleta. "A e-bike é o veículo elétrico mais bem sucedido na UE," disse Denner, acrescentando que os clientes pagam consideravelmente a mais pelas e-bikes do que pelos modelos tradicionais.

"Por mais de 100 anos, andar de bicicleta era um processo mecânico. Ninguém via nenhuma razão para mudar isso. Então veio a e-bike e um mercado que todos pensavam que nunca iria mudar foi completamente redefinido", disse Denner. O mesmo poderia ocorrer na indúst ria automobilística, acrescentou. O CEO da Bosch ressaltou que a fornecedora de tecnologia e serviço estará usando seus sistemas abrangentes e know-how em conectividade para dar um passo decisivo no campo da mobilidade elétrica.

Em 2014, o Grupo Bosch comemorou 60 anos de Brasil. Uma história de sucesso que começou em 1954, na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2013 um fatutamento líquido de R$ 4,4 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento d e R$ 5.1 bilhões em 2013, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. [ www.bosch.com.br].

Perfil—O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. De acordo com dados preliminares, cerca de seus 290.000 colaboradores contribuíram para gerar vendas de 48,9 bilhões de euros em 2014. Suas operações são divididas em quatro setores de negócios: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial , Bens de Consumo, Energia e Tecnologia Predial . O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 360 subsidiárias e empresas regionais em aproximadamente 50 países.Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para o crescimento contínuo. Em 2014, a Bosch solicitou o registro de cerca de 4,600 patentes em todo o mundo. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é entregar inovações para a vida conectada. A Bosch melhora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores e concebidos para fascinar. Dessa forma, a empresa oferece mundialmente "Tecnologias para a Vida". [ www.bosch.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira