Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Conferência em Genebra sinaliza que Globalização da Economia intensifica os efeitos da desigualdade e da pobreza relativa

Evento que contou com a presença do Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da POLI/ USP, Prof. Dr. Afonso Fleury, discutiu questões relativas à organização do trabalho e aos efeitos da entrada dos países asiáticos na economia global.

Especialistas do mundo todo estiveram reunidos na conferência “Global Production Networks, Decent Work and Development Policy”, realizada na sede do ILO-International Labour Office, no início de dezembro, em Genebra – Suíça. A conferência contou com alguns representantes brasileiros, entre eles o Prof. Dr. Afonso Fleury, Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O objetivo do evento foi discutir questões relativas às organizações e às relações de trabalho no processo de globalização econômica, assim como representatividade da força de trabalho de grandes países asiáticos como China e Índia (em torno de 2 bilhões de pessoas).

De acordo com o Prof. Fleury, dois cenários pautaram as discussões durante a conferência: o do esgotamento dos modelos de “exportation-led development” e a idéia de que a globalização da economia está intensificando os efeitos de desigualdade e de pobreza relativa. “Minha participação esteve ligada à discussão do impacto que as Redes Globais de Produção, ou Global Production Networks, estão provocando na organização do trabalho em diferentes países”, declara Fleury.

A conferência, organizada de modo a tratar dessa problemática sob a ótica do trabalho decente, das mudanças nos modelos sociais (com destaque para Europa e América Latina) e da formação das Redes Globais de Produção (com ênfase nas questões de subcontratação e offshoring), analisou também outras dimensões, a partir de experiências ocorridas em diversos países e setores industriais, como o aumento do trabalho informal no plano global; o crescimento dos fluxos migratórios; a emergência de novas formas de relação entre trabalhadores (as cooperativas e similares); e as ONGs como novos atores nessa dinâmica.

Ao final da conferência, foram discutidos os desafios da pesquisa a ser desenvolvida pelo IILS-International Institute for Labour Studies, que é o centro de pesquisas do ILO. “A conclusão geral é a de que o conhecimento sobre o tema Redes Globais de Produção, Trabalho Decente e Políticas de Desenvolvimento já existe, mas está fragmentado. A proposta é buscar integrar as várias dimensões dessa complexa problemática, de modo a gerar subsídios para a formulação de políticas globais. Na ocasião, diversas sugestões foram feitas, no sentido de avançar nesse processo”, conclui Fleury.

Perfil da Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da POLI/ USP - O Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo foi criado em 1958, época em que se intensificava o processo de industrialização no Brasil e, conseqüentemente, aumentava a demanda por engenheiros mais dinâmicos e multidisciplinares para assumir a gerência das fábricas.

O objetivo do PRO é desenvolver profissionais com visão integrada do sistema de produção e que, a partir de sólida base conceitual e postura crítica, possam gerar novos e competitivos modelos e sistemas, adequados às necessidades das empresas brasileiras e nos mesmos níveis de qualidade e produtividade do mercado internacional.

Atualmente, o Departamento de Engenharia de Produção da POLI/USP desenvolve pesquisas nas áreas de Economia da Produção e Engenharia Financeira; Gestão de Operações e Logística; Gestão da Tecnologia da Informação; Trabalho, Tecnologia e Organização; Qualidade e Engenharia do Produto.

About IILS Research Conference - www.ilo.org/public/english/bureau/inst/ - The ILO’s International Institute for Labour Studies (IILS) will hold a research conference on “Decent Work, Social Policy and Development” from 29 November to 1 December 2006. This Conference will be the first in a planned series of periodic research conferences bringing together scholars from different disciplines and ILO staff and constituents from government, business and labour.

The International Institute for Labour Studies (IILS) was established by the International Labour Organization in 1960 as a centre for advanced studies in the social and labour field to further a better understanding of labour issues through education and research. It uses research networks, social policy forums, educational activities and publications to open up new perspectives for social policy; develop systematic exchanges between the ILO’s constituents and the external academic communities and practitioners; and familiarize future social policy-makers with the processes of tripartite consultations and policy formulation.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira