Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2015 - 07:38

Refinaria Presidente Bernardes completa 60 anos de atividades em Cubatão


Unidade responde por 8% do processamento de petróleo no país.

A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), unidade do sistema Petrobras situada em Cubatão(SP), completa 60 anos de atividade no dia 16 de abril (quinta-feira). Está localizada a 55 km da cidade de São Paulo e responde por aproximadamente 8% do processamento de petróleo no país.

Instalada em uma área de 7 milhões de m², a RPBC processa 27 mil m³/dia de petróleo e é considerada uma unidade com alta capacidade de conversão, produz uma variedade de derivados de grande valor comercial, como solventes, coque, nafta petroquímica, óleo diesel etc. É a única produtora de gasolina de aviação no Brasil, combustível usado em aviões de pequeno porte com motores a pistão, semelhantes aos dos carros.

A refinaria de Cubatão produz ainda parte dos componentes do combustível de uso oficial nos carros da competição Stock Car, mediante acordo de patrocínio da Petrobras pelas próximas três temporadas (2015, 2016 e 2017).

Por ser uma refinaria costeira, a unidade atende a parte do mercado de cabotagem das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, e abastece uma parcela do mercado da Grande São Paulo.

Dados de produção em 2014: Gasolina: 7.338 m³/dia| Diesel: 15.255 m³/dia| Gasolina de aviação: 257 m³/dia | Coque: 1.549 toneladas/dia.

História—Entre 1947 e 1948, após a II Guerra Mundial, um plano do governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra definiu que dentro de cinco anos o Brasil deveria implementar grandes projetos nas áreas de saúde, alimentação e energia. Em 1949, o Conselho Nacional do Petróleo confirmou que a refinaria seria em Cubatão, após avaliar a infraestrutura do município pela ótica da segurança nacional. Em seguida, foi negociada a aquisição de terrenos no sopé da Serra do Mar, entre a Via Anchieta e a Estrada Velha, o conhecido Caminho do Mar.

A localização estratégica foi decisiva para o nascimento da moderna Cubatão. Foram então assinados os primeiros documentos destinados à construção de uma refinaria com capacidade de processamento de 7,15 mil m3/dia. Na época, isso correspondia a 80% do consumo de derivados no país.

Em março de 1950, instalou-se a Comissão da Refinaria de Petróleo de Cubatão e, a partir de abril daquele ano, trabalhadores, máquinas e equipamentos começaram a chegar na cidade. Em setembro, foi lançada a pedra fundamental pelo próprio presidente Dutra. No dia 16 de abril de 1955, a RPBC foi inaugurada pelo presidente João Café Filho.

No início da década de 1970, com a modernização das refinarias de petróleo brasileiras, projeto do Governo Federal da época, a RPBC passou a ter 13 unidades de processamento. Em 1955, dispunha de apenas sete unidades em funcionamento. Nos anos 80, foi colocada em operação a Unidade de Gasolina de Aviação, única do Brasil. A segunda Unidade de Coque de Petróleo, empreendimento inédito no país, também começou a funcionar nesse período. Além disso, foi implantado o Sistema Digital de Comando Distribuído, que deu início à automação geral da refinaria.

A partir de 2006, a RPBC entra em um novo processo de modernização visando maior confiabilidade, melhorias ambientais e redução na importação de combustível. Para isso, foram construídas unidades de processo para produção de gasolina e diesel com ultrabaixo teor de enxofre, sendo que a inauguração do sistema de hidrotratamento de diesel, ainda em 2015, concluirá o empreendimento.

Responsabilidade Social—Em março de 2015, a Petrobras assinou contratos para patrocínio de 13 projetos sociais na região da Baixada Santista;, cinco deles serão acompanhados pela RPBC. As iniciativas foram contempladas pela Seleção Pública Comunidades, que reflete as diretrizes e as linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental, porém, com caráter regional, sendo voltada para o desenvolvimento de iniciativas em comunidades da área de influência das unidades da companhia. Por meio dessa ação, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua, além de garantir a democratização do acesso aos pedidos de patrocínio e a transparência na seleção dos projetos

Outro instrumento de Responsabilidade Social da RPBC é o Painel Comunitário. Por meio de reuniões com lideres comunitários, realizadas a cada dois meses, são discutidos temas que aproximam a RPBC da comunidade do entorno.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira