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16/04/2015 - 06:58

Frota de cabotagem da Aliança continua a crescer


Empresa batiza, em Rio Grande (RS), o navio “Bartolomeu Dias”, com capacidade para 4.800 contêineres.

São Paulo—A frota de cabotagem da Aliança, subsidiária da Hamburg Süd, ganhou um novo navio. Em um evento realizado no Tecon Rio Grande, no porto de Rio Grande, região Sul do Brasil, foi batizado no dia 14 de abril(terça-feira), o porta-contêineres “Bartolomeu Dias”. A madrinha da embarcação é Luciana Pereira Quartiero, esposa do vice-presidente da Camil Alimentos, Jacques Quartiero. Também estiveram presentes o presidente do Conselho Executivo da Hamburg Süd, Ottmar Gast, e Julian Thomas, CEO da Hamburg Süd e da Aliança na Região da Costa Leste da América do Sul.

Com capacidade para 4.800 contêineres (incluindo 600 tomadas para contêineres refrigerados), o “Bartolomeu Dias” é o maior navio que a Aliança já colocou em operação no serviço de cabotagem brasileira. O nome é uma homenagem ao navegador português que descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500, quando era capitão da frota de Pedro Álvares Cabral.

No decorrer do processo de modernização e expansão da frota de cabotagem, quatro novos navios de 3.800 contêineres foram entregues entre 2013 e 2014, tendo também os nomes dos principais descobridores da América do Sul. Todos já estão em operação na cabotagem, contribuindo em termos de capacidade ofertada ao mercado e também sustentabilidade. No meio do ano, a Aliança vai batizar o navio “Vicente Pinzón”, idêntico ao “Bartolomeu Dias”.

Rio Grande (RS), é um importante porto para a Hamburg Süd e Aliança. Oito serviços regulares são oferecidos pelas empresas, dos quais dois de cabotagem com escalas semanais. Além disso, a Aliança mantém dois serviços feeder para a Argentina a partir do porto de Rio Grande. Anualmente, cerca de 500 escalas da Hamburg Süd e da Aliança são realizadas em Rio Grande.

Dados técnicos do navio “Bartolomeu Dias”: capacidade de 57,818 tdw; capacidade dos contêineres de 4,848 TEUs; plugs para contêineres refrigerados: 600; comprimento total de 255.0m; comprimento entre perpendiculares de 242.0 m; largura de 37.3 m; calado máximo de 12.5 m; velocidade de 21.5 kn e potência do motor principal de 26,160 kW.

Perfil— A Aliança Navegação e Logística foi fundada em 1950 por Carl Fisher. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd. Em 1999, a Aliança retoma o transporte de cabotagem no Brasil, que até então era subutilizado.

Entre 2013 e 2014, a Aliança reestruturou sua frota de cabotagem com um investimento de R$ 700 milhões na compra de 6 navios porta-contêineres com capacidades que variam de 3.800 TEUs a 4.800 TEUs. Atualmente, a empresa conta com 13 navios em operação no serviço, com amplo atendimento em 15 portos de Buenos Aires até Manaus, e um total de 104 escalas mensais.

A Aliança é market leader na cabotagem e possui uma carteira de clientes que vai do arroz ao zinco, com grandes, pequenas e médias empresas e em praticamente todos os segmentos do mercado, com destaque cada vez maior para os segmentos de bens de consumo duráveis. No ano passado, obteve um faturamento de R$ 3,3 bilhões e movimentou 673 mil contêineres.

A empresa tem forte atuação no mercado externo, com 25 navios porta-contêineres que fazem a rota internacional, distribuídos em nove serviços. Além disso, oferece o transporte de granéis (fertilizantes, grãos e minérios), onde são utilizados 8 navios com capacidade que vão de 38 mil toneladas a 45 mil toneladas.

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