Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2015 - 07:04

Caixa Cultural Rio de Janeiro celebra os 90 anos de samba de Nelson Sargento


Shows terão participações do grupo Galo Preto e do cantor Pedro Miranda.

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta o show Nelson Sargento, 90 Anos de Samba, de 30 de abril a 03 de maio de 2015. O evento comemora com o público a alegria de viver e de cantar de Nelson Sargento, um dos mais importantes sambistas da música brasileira, que se apresentará acompanhado pelos músicos do grupo de samba e choro Galo Preto e Pedro Miranda, representante da nova geração do samba brasileiro. Os shows têm patrocínio da Caixa e Governo Federal.

No repertório estão grandes composições do velho mestre como De Boteco em Boteco, Falso Amor Sincero, Grande Moralista e Idioma Esquisito, além da música feita com Nelson Cavaquinho, Minha Honestidade Vale Ouro, e outras parcerias como Ciúme Doentio, Velho Estácio e Deixa, com Cartola, Nas Asas da Canção com D. Ivone Lara, Sinfonia Imortal com Agenor de Oliveira e Século de Samba, onde homenageia os grandes sambistas da nossa história musical.

Na apresentação do dia 1º de maio, Nelson apresentará o Samba do Trabalhador, resultado de parceria com seu pai de criação, Alfredo Português, e Cartola.

As músicas do repertório têm os arranjos feitos pelo experiente Afonso Machado, do grupo Galo Preto, que comparece com seus integrantes formando a base musical do show ao lado de Alexandre Paiva (cavaquinho), José Maria Braga (flauta), Tiago Machado (violão) e Diego Zangado (percussão).

O samba de Nelson Sargento atravessa o tempo e se renova através da nova geração de sambistas que tocam e cantam as suas composições. Autor de mais de 400 músicas, ele tem o samba Agoniza, mas não morre na lista entre os melhores de todos os tempos.

O artista—Nelson Sargento mudou-se do Morro do Salgueiro para o Morro da Mangueira aos 12 anos de idade. Militante do mundo do samba desde 1950, despontou para a música na adolescência, quando Alfredo Português descobriu o talento do jovem. Juntos compuseram, em 1955, o premiado samba-enredo Primavera, também chamado de As quatro estações do ano, considerado um dos mais belos de todos os tempos.

Nelson integrou ainda o conjunto A Voz do Morro, ao lado de Paulinho da Viola, Zé Kéti, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, José da Cruz e Anescarzinho. Entre seus parceiros de composição musical, estão Cartola, Carlos Cachaça, Darcy da Mangueira, João de Aquino, Pedro Amorim, Daniel Gonzaga e Rô Fonseca.

Escreveu os livros Prisioneiro do Mundo e Um certo Geraldo Pereira. Seu próximo livro – com o título provisório O Samba eu – narra passagens da sua vida, de maneira romanceada e com detalhes que vêm à tona graças a sua memória. Atuou nos filmes O Primeiro Dia, de Walter Salles e Daniela Thomas, Orfeu de Cacá Diegues, e Nelson Sargento da Mangueira, de Estêvão Pantoja, que lhe valeu a premiação do Kikito, no Festival de Gramado, pela melhor trilha sonora entre os filmes de curta metragem.

O Sargento do seu nome artístico corresponde, na verdade, a mais alta patente que o cidadão Nélson Mattos atingiu quando serviu ao Exército brasileiro. Viveu durante longos anos nos morros da cidade do Rio de Janeiro e hoje é considerado cidadão do mundo, com sua música reconhecida nas Américas e no Japão.

.Show Nelson Sargento, 90 anos de Samba, de 30 de abril a 03 de maio de 2015 (quinta-feira a domingo), às 19h30, no Caixa Cultural Rio de Janeiro - Teatro de Arena, Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca).Telefone: (21) 3980-3815. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia-entrada. Bilheteria: terça-feira a domingo, das 10h às 20h.Lotação: 176 lugares (+ 4 para cadeirantes). Duração: 1h20min. Classificação: Livre. Acesso para pessoas com deficiência. Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira